Connect with us

Sumare

5 regiões de Sumaré passará por racionamento de água

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

brk

Intervenção vai durar 15 dias, período em que o abastecimento ocorrerá de forma escalonada nas regiões de Nova Veneza, Maria Antônia, Área Cura, Matão e Picerno

Na segunda-feira, dia 09, inicia mais uma etapa da obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, em Sumaré. A intervenção tem previsão de duração de 15 dias, de 09 a 23 de agosto, período em que o abastecimento de água ocorrerá de forma escalonada para cinco regiões da cidade: Nova Veneza, Maria Antônia, Picerno, Área Cura e Matão.

Anuncio


Realizada pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto do município, com o objetivo de ampliar a capacidade de tratamento de água, a intervenção faz parte da 4ª e última fase das obras de ampliação e modernização da estação, que tiveram início em 2018. As obras apresentam avanço de 88% e a previsão é que sejam totalmente concluídas até dezembro deste ano. Com investimento de R$ 18 milhões por parte da concessionária, 190 mil moradores, o que equivale a 70% da cidade, serão diretamente beneficiados pela ampliação e modernização da estação, que fica no Parque Itália.  

A 4ª fase das obras tem avanço de 30% e consiste na modernização dos sistemas de dosagem de produtos químicos de toda a estação, além da recuperação e melhorias das estruturas civis e a reforma das tubulações externas, bem como do sistema de drenagem de águas pluviais e esgotamento sanitário interno da estação.

Advertisement

Essa fase teve início em março e conta com dezessete frentes de trabalhos. A partir da próxima segunda-feira, dia 09 de agosto, a concessionária inicia a execução de uma dessas frentes que é a reforma de floculadores e decantadores que contará com as seguintes atividades: limpeza dos floculadores e decantadores; recuperação e impermeabilização da estrutura de concreto; instalação de comportas e válvulas e montagem dos novos equipamentos de decantação e floculação.
Durante a execução dessa frente, que está prevista para ser concluída em 15 dias, o tratamento de água na estação precisará ser interrompido. Diante disso, o abastecimento nas regiões do Matão, Área Cura, Nova Veneza, Maria Antônia e Picerno funcionará de forma escalonada.

“Como trabalharemos em uma das etapas do tratamento de água é necessário reduzir a vazão total tratada na estação, para que seja possível executar a obra. Por isso, fizemos uma escala para garantir, em dias alternados, o abastecimento dos bairros dessas regiões. Mas, é de extrema importância que os moradores façam o uso racional da água nesse período”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré

Os moradores podem acessar a escala neste link que contém as informações sobre os bairros afetados em cada dia. O abastecimento, durante esse período, ocorrerá sempre das 6h às 19h; sendo que, após esse horário ele será interrompido para que sejam feitas manobras no sistema para abastecer os bairros que terão água no dia seguinte a partir das 6h. 

Ao acessar a escala, o morador deve seguir o seguinte passo a passo: 
1º) Localizar sua região e seu bairro na listagem
2º) Conferir o nome do reservatório que abastece seu bairro (está no título da listagem) 
3º) Consultar as informações sobre esse reservatório na escala de abastecimento. É nesta escala que você saberá os dias que seu bairro será abastecido.

Advertisement

A BRK Ambiental reforça que a obra é de extrema importância para aumentar a disponibilidade de água para 70% dos moradores. A empresa pede a compreensão da população de Sumaré e orienta para que economizem água durante o período das obras. Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar o site www.brkambiental.com.br/sumare ou entrar em contato por meio do telefone 0800 771 0001.

Fases 1, 2 e 3 
A concessionária já concluiu a fase 1, que contou com ampliações e melhorias no canal de entrada de água bruta, em parte dos filtros e com a interligação dos reservatórios; e a fase 2, que envolveu os serviços no restante dos filtros e nos decantadores do sistema de lodo.
Em março deste ano, a concessionária também concluiu a terceira fase da obra, que consistiu na implantação de um sistema de geração e dosagem de hipoclorito e na execução das novas instalações elétricas e de automação.

Toda as instalações elétricas da ETA II foram substituídas por novas, mais modernas e de maior potência, o que proporcionará maior segurança e melhor performance operacional. “Além disso, a estação passou a contar com um sistema de automação dos equipamentos, que trará um ganho em eficiência e confiabilidade na operação”, explica Rafaella.

Com essas etapas já realizadas, foi possível ampliar a capacidade de tratamento da ETA II de 600 l/s para 750 l/s.  “O objetivo é garantir o abastecimento regular de água à população e permitir o crescimento sustentável do município. Teremos mais oferta de água tratada e de qualidade disponível para a população”, destaca a gerente. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Sumare

Extra Máquinas SA é inaugurada em Sumaré

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

extra Maquinas

A empresa Extra Máquinas SA – com mais de 40 anos de experiência no setor de máquinas pesadas – foi inaugurada nesta sexta-feira (28/04). Concessionária, cujo investimento inicial é da ordem de R$ 20 milhões, vai gerar aproximadamente 100 empregos diretos.

Localizada em um prédio de 16 mil metros quadrados, no quilômetro 111 da Rodovia Anhanguera (no prédio do antigo Frango Assado), a Extra Máquinas SA é a revendedora exclusiva da XCMG, terceira maior fabricante mundial, com presença em 456 cidades de São Paulo.

Anuncio


“Com muito trabalho e planejamento, temos crescido a cada ano, reflexo de um polo industrial e comercial fortíssimos, além do empreendedorismo em ascensão. Nosso objetivo é trabalhar para trazer para Sumaré grandes empresas e empreendimentos que contribuam com o crescimento da cidade, geração de empregos e renda para a população e impulsionem a nossa economia. E com a ajuda do nosso deputado Dirceu Dalben, temos conseguido recursos do Governo do Estado, que nos auxiliam muito. Sumaré é uma cidade bastante promissora e trabalhamos para chamar a atenção dos investidores por sua localização privilegiada, oferta de mão-de-obra capacitada e também pela seriedade do governo municipal no contato com os empresários”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.

Segundo o CEO da concessionária, Pérsio Briante, a empresa tem uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos em atender as necessidades dos clientes, com peças e pós-vendas todos os dias. Ele explica que a empresa está presente nos estados de Mato Grosso, Pará, Goiás, e Distrito Federal.

Advertisement

“A nossa intenção é criar a maior e melhor concessionária da América Latina. Queremos fornecer aos nossos clientes um atendimento de excelência, com uma ampla gama de produtos e serviços de alta qualidade, além de uma experiência única de compra”, explica Briante.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Sumare

Central do CadÚnico faz 938 atendimentos em uma semana em Sumaré

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

cadastro-unico

Inaugurada na semana passada, a Central do CadÚnico de Sumaré realizou 938 atendimentos já em apenas uma semana. O número total de atendimentos surpreendeu pela grande procura da população pelo serviço. 

O CadÚnico é a base de dados do Governo Federal em que são registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda. Com base nessas informações, é definido se a família está apta ou não há fazer parte de benefícios e serviços de programas sociais, como: tarifa social de energia elétrica, BPC (benefício de prestação continuada), Auxílio Brasil, entre outros. 

Anuncio


A central tem capacidade de atender até 10 famílias simultaneamente. Podem se cadastrar famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar total mensal de até três salários mínimos, além de pessoas que, mesmo com renda maior do que as mencionadas estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões. 

Para ser inserido no Cadastro Único, é preciso apresentar documentos pessoais, como CPF ou título de eleitor, do responsável pela família e ao menos um documento pessoal de cada um dos membros, podendo ser certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor. 

Advertisement

A Central de Cadastro Único está localizada na Avenida Luís Frutuoso, nº 448, esquina com a Rua José Maria Barroca e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O prédio possui mais de 880 metros quadrados e conta com salas de atendimento e espaço kids climatizado. 

A OSC (Organização Social Civil) Instituto Bem Querer foi a vencedora do chamamento público realizado para definir os responsáveis pela execução do serviço. O instituto atuará no apoio a gestão do cadastro único dos programas sociais em funcionamento no município. 

Atualmente, Sumaré possui mais de 31,3 mil famílias inseridas no Cadastro Único, sendo mais de 22,7 mil delas com renda de até meio salário mínimo. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Sumare

Confira as vias interditadas por eventos neste sábado (29) até segunda-feira, 1º de maio em Sumaré

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

ponte interditada

Em razão dos eventos que ocorrem neste sábado (29) até segunda-feira, 1º de maio, a Prefeitura de Sumaré, por meio da SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural), informa que algumas ruas sofrerão interdição. A medida visa resguardar a segurança e bom convívio das pessoas. 

Sábado, 29

Anuncio


Das 16h às 22h

Missa de Crisma

Advertisement

Rua Manoel Vitor Diniz, 345 – Jardim Bom Retiro.

Domingo, 30

Das 11h às 22h

Evento Social

Advertisement

Rua Luís da Costa Pinto, 115 – Altos de Sumaré.

Segunda-feira, 1º de maio

Das 12h às 18h

Evento Dia do Trabalho

Advertisement

Rua José Vieira dos Santos, 116 – Parque Itália.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

marca de chocolate marca de chocolate
Brasil16 minutos ago

Risco à saúde: Marca de chocolate precisará retirar produtos de comércios após proibição da Anvisa

A Anvisa tomou uma decisão importante e que afeta uma marca de chocolate importante de nosso país. Tudo porque, alguns...

curso-lbv curso-lbv
Cursos19 minutos ago

Confira os cursos gratuitos oferecidos pela LBV

A Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com a Escola Aberta do Terceiro Setor, oferece o curso digital “Construindo...

operadoras de telefonia operadoras de telefonia
Brasil44 minutos ago

Lojas físicas das principais operadoras de telefonia podem ser substituídas por atendimento digital

Em reunião, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regula as atividades das operadoras de telefonia no Brasil, aprovou uma...

Curso superior gratuito EAD Curso superior gratuito EAD
Cursos1 hora ago

Centro Paula Souza oferece curso superior gratuito EAD: confira como se inscrever

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs), do Centro Paula Souza, estão oferecendo curso superior gratuito EAD em Gestão Empresarial. Com inscrições...

mega-sena mega-sena
Brasil12 horas ago

Mega-Sena 2714 acumula, confira os números. Prêmio sobe para R$ 100 milhões no próximo sorteio

Na noite desta quinta-feira (18), os olhos estavam voltados para a esperança de conquistar o grande prêmio da Mega-Sena, estimado...

10ª Gincana da Melhor Idade 10ª Gincana da Melhor Idade
Nossa Cidade17 horas ago

Inscrições abertas para a 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, em Hortolândia, deu início, nesta semana, às inscrições para...

Campanha do Agasalho 2024 Campanha do Agasalho 2024
Nossa Cidade17 horas ago

Campanha do Agasalho 2024: confira os pontos oficiais para doação em Hortolândia

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Governo, deu início nesta quinta-feira (18/04) à 4ª edição...

Advertisement
cinema

Populares