São Paulo

São Paulo ganha mais de 900 policiais civis e técnico-científicos

O efetivo das Polícias Civil e Técnico-Científica do Estado de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (12) o reforço de 919 novos policiais, que serão destinados a unidades de todas as regiões do Estado – capital, Grande São Paulo e interior.

“Os 42 milhões de paulistas dependerão muito de cada um de vocês (formandos e empossados), que vão preservar a vida, a liberdade de ir e vir, o patrimônio e, principalmente, servir o nosso Estado”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Anuncio


O evento teve a formatura de 559 novos policiais, com 302 agentes policiais, 117 agentes de telecomunicações, 22 auxiliares de necropsia, 42 médicos legistas e 76 peritos criminais. Outros 360 investigadores foram empossados e iniciarão o curso de formação.

Hoje mostramos o esforço que o governador Geraldo Alckmin tem feito para reforçar e valorizar as polícias e, consequentemente, dar mais condições de combate à criminalidade. São homens e mulheres que fazem parte do ‘São Paulo contra o Crime’, um programa que envolve uma série de ações para dar à nossa população a sensação de segurança”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

O Governo Geraldo Alckmin, por meio do programa “São Paulo Contra o Crime“, lançado em maio do ano passado, está fazendo contratações recordes para as Polícias Civil e Técnico-Científica, com 3.981 novas vagas. O investimento anual com todas as contratações do programa será de R$ 305 milhões.

Do total dos formados, 140 policiais são de vagas do programa, que começam a trabalhar após realização de concurso, treinamento policial e estágio obrigatório. As turmas de auxiliares de necropsia, médicos legistas e peritos criminais contam com os primeiros formandos do programa.

Em fevereiro, outros 84 peritos já haviam se formado. Estão em andamento, também, outros nove concursos que vão contratar mais 3.297 policiais para as duas instituições, além de 600 oficiais administrativos e 84 técnicos de laboratório para a Polícia Técnico-Científica.

Serão selecionados nesses concursos 1.384 investigadores, 788 escrivães, 129 delegados, 89 atendentes de necrotério, 447 peritos, 140 médicos legistas, 120 fotógrafos técnico-periciais, 55 desenhistas técnico-periciais e 145 auxiliares de necropsia.

Concurso e curso

Somados, os seis processos seletivos que escolheram os 919 policiais tiveram mais de 220 mil inscritos. Do total de formandos e empossados, 770 são homens e 149 mulheres.

Os 559 recém-formados já concluíram o estágio de um mês e começam a atuar nas unidades policiais. Os 360 investigadores ingressarão agora no curso de formação da Academia de Polícia Civil “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, que tem duração de três meses e meio, além de 60 horas de palestras.

Entre as disciplinas e palestras integrantes dos cursos estão criminalística, direitos humanos, inteligência policial, polícia comunitária, estatuto da criança e do adolescente, técnicas de abordagem, gerenciamento de crises, socorros de urgência, nova Lei Seca, entre outras.

Valorização

Somente na atual gestão foram concedidos três aumentos salariais para os policiais civis, militares e técnico-científicos, um reajuste acumulado de 36,59%, quase o dobro da inflação do período, que foi de 19,38%, de acordo com o IPCA.

Em novembro, foi reconhecida a exigência de nível universitário para as carreiras de escrivão e investigador, o que eleva os vencimentos em até 17,5%. O reconhecimento da carreira jurídica para delegados, em 2012, resultou em aumento de 9,8% desde janeiro deste ano e de 26,5% a partir de 2015.

O efetivo da Polícia Civil foi reforçado com 1.147 policiais civis desde 2011 e há 2.301 vagas para novos policiais em concursos em andamento ou autorizados, a maior contratação da história da Polícia Civil.

Nos últimos três anos, foram adquiridas 2.240 novas viaturas para renovação da frota da Polícia Civil. A melhoria e aperfeiçoamento do trabalho policial também têm recebido especial atenção, como a recém-lançada nova etapa do Detecta. O novo sistema de monitoramento de crimes – o mesmo utilizado em Nova York – será uma importante ferramenta para melhorar a qualidade da investigação e o planejamento do combate à criminalidade.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo