Os roteiros em SP para viajantes solteiros ganham cada vez mais destaque no turismo. De acordo com boletim do Sebrae Nacional, esse público gasta em média 20% a mais que casais e famílias em passeios, e influencia diretamente nas tendências do setor. Para atender a essa demanda, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) preparou uma lista com cinco experiências que unem cultura, lazer e natureza.
Vinícolas em SP para solteiros explorarem
O estado conta com mais de 200 vinícolas abertas à visitação. Muitas oferecem degustações e visitas guiadas ao processo de produção de vinhos. Um exemplo é a Rota Serra dos Encontros, em Espírito Santo do Pinhal, que reúne 13 vinícolas integradas ao programa Rotas do Vinho SP, da Setur-SP.
Estádios de futebol: roteiro cultural para solteiros
O guia Rota do Futebol SP reúne 11 estádios com visitas a salas de troféus e vestiários. Entre os destaques, estão o Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e a Fonte Luminosa, em Araraquara. Só no primeiro semestre, mais de 200 mil pessoas participaram de passeios ligados a Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.
Mergulho e passeios náuticos no litoral e interior
O litoral paulista e os rios do interior oferecem 99 pontos de mergulho mapeados pela Setur-SP. Destinos como Ilhabela e São Sebastião ainda permitem observar baleias até agosto. Já no interior, cidades como Pereira Barreto e Três Fronteiras oferecem passeios náuticos em rios como Tietê, Grande e Paraná.
Parques temáticos e aquáticos em SP
São Paulo abriga o maior polo de parques temáticos da América Latina. Entre eles, o Wet’n Wild, em Itupeva, e o Hopi Hari, em Vinhedo, que recebem milhares de visitantes todos os anos. No interior, Olímpia conta com o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach, ambos com águas termais. Já o Animália Park, em Cotia, une zoológico e parque de diversões.
Cavernas no Vale do Ribeira: turismo de aventura
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) concentra mais de 300 cavernas abertas a passeios monitorados. A região preserva a Mata Atlântica e abriga comunidades tradicionais, como quilombolas e caiçaras. É um destino de ecoturismo com trilhas, cachoeiras e hospedagens integradas à natureza.
FAQ sobre roteiros em SP para solteiros
1. Quais são as melhores cidades de SP para quem viaja sozinho?
Cidades do interior como Espírito Santo do Pinhal, Olímpia e Vinhedo oferecem roteiros gastronômicos, parques e vinícolas. Já a capital concentra opções culturais e esportivas.
2. É seguro viajar sozinho pelo litoral paulista?
De acordo com a Setur-SP, os pontos de mergulho e passeios náuticos são monitorados, com guias credenciados. A recomendação é sempre contratar serviços autorizados.
3. Quanto custa visitar as vinícolas de SP?
Os preços variam. Muitas oferecem degustações a partir de R$ 50 por pessoa. Algumas vinícolas exigem agendamento prévio.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98











