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São Paulo

Procon-SP notifica Burger King e McDonald’s por problemas na Black Friday

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O Procon-SP notificou hoje as redes Burger King e McDonald’s por conta do aplicativo do Mercado Pago, que seria o meio de pagamento para ter acesso a promoção de lanches, estar inoperante.

A publicidade veiculada informava que o consumidor só teria direito a oferta caso fosse realizada pelo aplicativo, porém, segundo o Procon, as equipes de fiscalização verificaram que “várias lojas das referidas lanchonetes estavam com o sistema inoperante”.

“Assim, o consumidor não consegue adquirir o lanche pelo valor promocional ofertado”, informou a instituição. As empresas deverão responder a um processo administrativo e podem ser multadas.

O McDonald’s anunciou uma promoção de dois sanduíches “clássicos” por R$ 4,90 e de dez cheeseburgers por R$ 20. Os “clássicos” são os sanduíches Big Mac, Quarterão, Cheddar McMelt, McChicken, Triplo Cheeseburger, Duplo Barbecue e Duplo Burger Bacon.

Para participar, era necessário que o consumidor tivesse o aplicativo do Mercado Pago e fizesse o pagamento via QR Code.
Situação semelhante aconteceu com o Burger King: quem comprasse três dos seus sanduíches favoritos em uma loja física da rede de fast food iria pagar R$ 5.

Os sanduíches válidos eram Big King, Chicken Sandwich, Cheddar Duplo, Cheeseburguer Duplo Bacon, Whopper Jr. Barbecue Bacon e Long Rodeio.

O pagamento pelo Mercado Pago ainda daria mais um desconto: nas compras acima de R$ 15, pagando com Código QR do serviço, seria aplicado na hora um desconto de R$ 10.

O Mercado Pago disse que estenderá as promoções desta Black Friday até às 23h59 para qualquer meio de pagamento. Em nota, a empresa explicou que a decisão foi tomada “em razão de instabilidade inesperada do sistema, gerada pela grande demanda pelo aplicativo e alta procura pelas ofertas em todo o Brasil.”

“Pedimos desculpas aos nossos clientes e informamos que estamos tomando todas as medidas cabíveis para evitar que essa situação se repita”, acrescentou.

O McDonald’s informou que “devido ao grande volume de acessos algumas ofertas sofreram instabilidade”.”Preparamos a Méqui Friday usando nosso app e outras parcerias a fim de celebrar a data com nossos clientes.” A empresa afirma que está “monitorando todas as situações para mitigar ao máximo o impacto na experiência dos nossos consumidores”.

O Burger King confirmou que as promoções oferecidas pela rede em parceria com o Mercado Pago apresentaram instabilidade no sistema de pagamento, mas reforçou seu “compromisso em oferecer serviços de qualidade aos seus consumidores” e disse que “vai manter as ofertas de 6 sanduíches por R$15 e 3 sanduíches por R$5 para todos os meios de pagamento, em todos os restaurantes participantes.”

Fonte uol.com.br

São Paulo

Secretaria da Fazenda e Planejamento notifica mais de 964 mil devedores do IPVA 2021

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Terceira notificação do IPVA 2021 busca injetar cerca de R$ 936 milhões no caixa
do Governo do Estado de São Paulo e das 645 prefeituras paulistas

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) notifica, nesta terça-feira (26), mais uma leva de devedores do IPVA 2021. Desta vez, serão notificados 964.463 proprietários de veículos, totalizando cerca de R$ 936.863.029,73. É a terceira notificação feita aos inadimplentes do IPVA 2021 e engloba todos os finais de placa.

De acordo com a Dicar (Diretoria de Arrecadação, Cobrança e Recuperação de Dívida), a arrecadação com as notificações será injetada nos cofres do Governo do Estado de São Paulo e das 645 prefeituras paulistas. Deste total, descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb), o valor restante é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e os outros 50% para o Estado. Os recursos do imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação.

A notificação ocorre exclusivamente via Diário Oficial do Estado e traz a identificação proprietário, do veículo, o valor do imposto, da multa incidente e dos juros por mora. Não haverá notificação via Correios ao domicílio tributário do proprietário.

O pagamento pode ser realizado pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada, utilizando o serviço de autoatendimento. Para isso, basta informar o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA a ser quitado.

O proprietário que não quitar o débito ou apresentar defesa no prazo de 30 dias terá a inclusão de seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (CADIN Estadual) e na Dívida Ativa do Estado de São Paulo. No último caso, a administração do débito em dívida ativa é transferida à Procuradoria Geral do Estado (PGE), que encaminhará o débito ao Cartório de Protestos e poderá iniciar o procedimento de execução judicial.

Para mais informações, acesse a página do IPVA no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br ou nos telefones do Call-Center 0800-0-170-110 (chamadas de telefone fixo) e (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas de celular).

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São Paulo

Procon notifica Zara

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Empresa deverá esclarecer denúncia sobre procedimento adotado em abordagens discriminatórias nas lojas

O Procon-SP notificou a Zara do Brasil Ltda pedindo explicações sobre caso de discriminação noticiado pela imprensa. Pessoas que trabalharam na empresa afirmaram que eram orientadas a identificar clientes com estereótipos fora do padrão da loja.

A empresa também deverá informar sobre política de treinamento aplicada aos seus colaboradores e demonstrar quais medidas adota em relação a conscientização, prevenção, programas de diversidade, inclusão e combate ao racismo e a discriminação de qualquer gênero. Também deve indicar os mecanismos de segurança e vigilância utilizados em sua rede de lojas.

Ainda sobre caso específico apresentado nas reportagens a empresa deverá prestar esclarecimentos sobre as providências tomadas pela empresa junto aos funcionários e colaboradores que realizaram a abordagem, bem como para posterior assistência à cliente.

A empresa deverá encaminhar resposta ao Procon-SP até 27/10/2021.

O consumidor que sofrer ou observar práticas discriminatórias pode fazer sua denúncia no site ou no app do Procon-SP.

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São Paulo

Correios instalam terminal de autoatendimento locker na Paulista

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Os Correios disponibilizaram o locker, um terminal de autoatendimento, na região da Avenida Paulista, grande centro financeiro de São Paulo. Instalado na estação de metrô da Rua Consolação 2381, o terminal possibilita a retirada de encomendas a qualquer dia da semana, das 4h40 até 23h59, sem custos adicionais.

A solução dos Correios poderá atender ao público que não consegue receber suas encomendas, nacionais ou internacionais, durante o dia em casa ou no trabalho. Segundo os Correios, o processo de retirada é rápido e fácil. Em poucos segundos o código é lido pelo terminal, que abre o compartimento da encomenda no armário.

Utilização

Para utilizar o terminal, o cliente deve se cadastrar no “Meu Correios” (antigo IdCorreios), pelo site ou aplicativo. No momento da compra ou postagem, é necessário indicar o CEP do locker onde se deseja receber a encomenda e que o CPF seja informado no campo complemento do endereço. O CEP do locker Metrô Paulista é 01301-989.

Ainda de acordo com informações dos Correios, o cliente pode acompanhar a entrega da encomenda pelo aplicativo Correios e, quando ela estiver disponível no locker, um código para retirada será enviado por SMS ou e-mail. O destinatário tem até três dias (72 horas) para retirar o pedido.

fonte ebc

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