São Paulo

Presos da região central fazem curso preparatório para provas do Enem*

Sentenciados de unidades prisionais localizadas em Campinas, Bragança Paulista, Itapetininga, Iperó, Limeira, Sorocaba, e Porto Feliz estão participando

Reeducandos custodiados em 42 unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) estão fazendo um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Ao todo, serão 160 horas de aulas online, que começaram no dia 25 de janeiro e vão até o dia 22 de fevereiro.

Anuncio


Na Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central, participam sete estabelecimentos penais: os Centros de Ressocialização (CRs) de Limeira, Bragança Paulista e Itapetininga, as Penitenciárias Dr, Danilo Pinheiro – Sorocaba I; Jairo de Almeida Bueno – Itapetininga I; Iperó e a feminina de Campinas, além do Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz.

A medida foi possível após uma parceria do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC) da Pasta com o Instituto SEB, que cedeu 12 mil bolsas para os presos do Estado de São Paulo. Farão as provas do Enem 12.778 pessoas encarceradas. Por conta da pandemia de Coronavírus, as avaliações de 2020 também tiveram sua execução adiada – e ocorrerão nos dias 23 e 24 de fevereiro deste ano.

Segundo Lucas Roberto Gonçalves da Silva, diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da SAP, fazem parte do cronograma de estudos 100 videoaulas, apresentações de Power Point, 25 listas contendo exercícios com questões e 20 propostas de redação, além de um manual específico para correção dos textos. “Quando as pessoas privadas de liberdade têm a oportunidade de estar melhor preparada para o Exame Nacional é extremamente positivo para todo o ciclo da execução da pena e pelo trabalho desenvolvido pela SAP”, explica Silva. Ao término do cursinho, haverá entrega de certificados.

As avaliações do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem tradicional. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro das unidades prisionais. Assim como no exame que será realizado agora em janeiro, os candidatos poderão utilizar o desempenho no Enem PPL como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Em 2019, em todo o país, 46.240 privados de liberdade inscreveram-se.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo