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São Paulo

Poupatempo orienta população a usar serviços digitais e evitar deslocamento

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A Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela gestão do Poupatempo, desenvolveu um estudo para avaliar os atendimentos realizados nas 75 unidades do Poupatempo, reabertas de forma gradual, desde agosto.

Os dados mostraram que 47% dos cidadãos sem agendamento prévio, procuraram os postos para serviços que já são 100% digitais como licenciamento, renovação de CNH, Carteira de Trabalho e Seguro desemprego.

Das 95 mil pessoas que se deslocaram ao Poupatempo na última semana de outubro, 50 mil poderiam realizar suas solicitações nas plataformas online, por meio do portal – www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital, com segurança e comodidade, sem a necessidade de sair de casa.

Além do licenciamento, hoje totalmente digital, procurado por 17 mil pessoas (19%), os postos também receberam 20 mil interessados (21%) em realizar a renovação da CNH, serviço que já está disponível no processo simplificado. Lembrando, ainda, que de acordo com a deliberação nº 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o motorista com CNH vencida a partir de 19/02 pode continuar circulando normalmente sem multas ou pontos na carteira.

Outros pedidos, que antes mesmo da suspensão temporária dos atendimentos no Poupatempo, em março, estavam em processo digitalização e foram concluídos durante a pandemia, continuam na lista de solicitações frequentes. Foram mais de seis mil pessoas (7%) buscando resolver questões do seguro desemprego, cadastro no banco de vagas de emprego e emissão da Carteira de Trabalho Digital, disponibilizados de forma online.

“Muitos cidadãos comparecem às unidades do Poupatempo sem realmente precisar. Temos mais de 90 opções disponíveis nas plataformas digitais, justamente para facilitar, de todas as formas, quem procura por atendimento, mantendo o mesmo padrão de qualidade e eficiência”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp. “O programa, junto ao Governo de São Paulo, segue nessa transformação digital, com a meta de desburocratizar e aperfeiçoar cada vez mais os serviços públicos”.

Com a retomada das atividades presenciais, o Poupatempo reforça diariamente a importância do agendamento para que o cidadão consiga realizar os serviços presenciais. Isso vem sendo feito desde o dia 19/08, pelos veículos de imprensa, nos canais nas mídias sociais da Prodesp e do Poupatempo, e presencialmente, nos postos, quando o cidadão vai sem hora marcada.

Para evitar aglomerações, por conta da pandemia, as unidades atendem com capacidade reduzida, apenas serviços que dependem da presença para coleta biométrica das impressões digitais, foto e assinatura para serem concluídos, como RG, CNH, e de veículos, do Detran.SP.

Serviços Digitais do Poupatempo

O Poupatempo ampliou a oferta de serviços digitais em todo o Estado de São Paulo. Entre as novidades estão mudança ou adição de categoria na CNH, primeira habilitação e liberação de veículos.

Já são mais de 90 opções disponíveis no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), nos totens de autoatendimento e também no aplicativo Poupatempo Digital, como primeira habilitação, segunda via e renovação da CNH, adição ou mudança de categoria, liberação de veículo, licenciamento, transferência, IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, Nota Fiscal Paulista, entre outros.

Com navegação intuitiva e poucos cliques, é possível solicitar os serviços através dos canais digitais com praticidade e comodidade, sem a necessidade de sair de casa. O objetivo é desburocratizar cada vez mais os processos, que podem ser resolvidos completamente online.

Com a retomada das atividades do Poupatempo, a partir de agosto, mais de 3,5 milhões de atendimentos foram prestados, em dois meses. Desse total, 2,5 milhões foram online e 1 milhão presencial.

A relação dos serviços digitais está disponível no site – www.poupatempo.sp.gov.br.

São Paulo

Procon-SP notifica Peixe Urbano

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Na ultima sexta-feira (7/5), Procon-SP notificou o Peixe Urbano para obter informações sobre o responsável pela empresa de serviços digitais, tais como telefone, endereço comercial e eletrônico, além de proposta para atendimento das queixas registradas por consumidores.

A solicitação se dá em razão da dificuldade de interlocução com o fornecedor, que não tem retornado às demandas de consumidores que reclamam no Procon-SP.

Caso a empresa não envie a resposta – dentro do prazo de 48 horas – a conduta poderá ser encaminhada para a equipe de fiscalização que irá adotar providências; e o Peixe Urbano poderá ser inserido na lista “Evite Esses Sites” do Procon-SP.

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São Paulo

Fase de transição é estendida por 2 semanas e horário das 6h às 21h para comércios

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Nesta sexta-feira (7), Doria confirmou uma nova prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o estado por mais duas semanas, até o próximo dia 23.

O estado continua registrando redução gradual de indicadores de casos, internações e mortes por COVID-19. Isso permitiu a extensão de mais uma hora no expediente de atendimento presencial, das 6h às 21h, e com limitação de 30% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

“É uma medida positiva e que vem no esteio de resultados que, gradualmente, estamos conquistando com a ajuda das pessoas que estão observando as orientações do Plano São Paulo, do Governo do Estado, e, principalmente, do Centro de Contingência, dos médicos e profissionais da ciência que nos assessoram”, afirmou o Governador.

“Temos que agir com responsabilidade e cautela, realizando uma abertura gradual e segura da nossa economia para evitar qualquer novo pico da pandemia em São Paulo”, acrescentou Doria.

O horário estendido das 6h às 21h vale a partir deste sábado (8) para estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings. O mesmo expediente poderá ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.

A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos, mas com horário das 6h às 18h.

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados prossegue limitada, mas com ligeiro acréscimo de 25% para 30%.

O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, agora das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

“É muito importante mostrar que o esforço de todos tem valido a pena. Nós conseguimos ter uma redução de internações, casos e óbitos. Mantivemos essa desaceleração, o que nos dá o conforto por um lado, mas também a responsabilidade pelo patamar ainda elevado e manter essa gestão segura da pandemia”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Nesta sexta, a taxa de ocupação de UTIs por pacientes graves com COVID-19 está em 78,3% no estado e em 76,3% na Grande São Paulo. O total de internados em UTIs era de 10.060 em todo o estado, com outros 11.260 pacientes em vagas de enfermaria.

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível na página https://issuu.com/governosp/docs/apresenta__o_plano_sp__1__0ece10c5fe388c.

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São Paulo

Casos de chikungunya crescem no estado de SP no início deste ano

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O número de casos de chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, cresceu no estado de São Paulo neste início de ano. De janeiro até hoje (5), o estado registra 2,1 mil casos confirmados da doença e duas mortes. Em todo o ano passado foram registrados 240 casos da doença, sem óbitos.

Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, há tendência de aumento da doença devido à sazonalidade, pois não houve muita intensidade nos últimos três anos.

Dengue e zika

Quanto aos casos de dengue, doença também transmitida pelo mesmo mosquito, o estado de São Paulo registrou 60,7 mil casos da doença e 12 óbitos, com dados computados até o dia 5 de maio. Em todo o ano passado foram confirmados 194.381 casos, com 141 mortes.

Em relação à zika, três casos foram confirmados no estado paulista até o mês de abril, enquanto no ano passado foram confirmados 13 casos, sem óbitos.

Sintomas

Tanto a dengue quanto a zika e a chikungunya podem vir acompanhadas de febre, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo, mas há alguma diferença entre elas. No caso da dengue, costuma haver uma dor atrás dos olhos. A chikungunya pode provocar dor e inchaço nas articulações. A zika, por sua vez, pode causar febre baixa e vermelhidão nos olhos.

Para combater o mosquito transmissor dessas três doenças, as pessoas devem manter os ambientes e recipientes limpos e sem acúmulo de água, que favorecem a proliferação do inseto. Segundo a secretaria, cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão concentrados em residências.

fonte ebc

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