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São Paulo

Poupatempo orienta população a usar serviços digitais e evitar deslocamento

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A Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela gestão do Poupatempo, desenvolveu um estudo para avaliar os atendimentos realizados nas 75 unidades do Poupatempo, reabertas de forma gradual, desde agosto.

Os dados mostraram que 47% dos cidadãos sem agendamento prévio, procuraram os postos para serviços que já são 100% digitais como licenciamento, renovação de CNH, Carteira de Trabalho e Seguro desemprego.

Das 95 mil pessoas que se deslocaram ao Poupatempo na última semana de outubro, 50 mil poderiam realizar suas solicitações nas plataformas online, por meio do portal – www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital, com segurança e comodidade, sem a necessidade de sair de casa.

Além do licenciamento, hoje totalmente digital, procurado por 17 mil pessoas (19%), os postos também receberam 20 mil interessados (21%) em realizar a renovação da CNH, serviço que já está disponível no processo simplificado. Lembrando, ainda, que de acordo com a deliberação nº 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o motorista com CNH vencida a partir de 19/02 pode continuar circulando normalmente sem multas ou pontos na carteira.

Outros pedidos, que antes mesmo da suspensão temporária dos atendimentos no Poupatempo, em março, estavam em processo digitalização e foram concluídos durante a pandemia, continuam na lista de solicitações frequentes. Foram mais de seis mil pessoas (7%) buscando resolver questões do seguro desemprego, cadastro no banco de vagas de emprego e emissão da Carteira de Trabalho Digital, disponibilizados de forma online.

“Muitos cidadãos comparecem às unidades do Poupatempo sem realmente precisar. Temos mais de 90 opções disponíveis nas plataformas digitais, justamente para facilitar, de todas as formas, quem procura por atendimento, mantendo o mesmo padrão de qualidade e eficiência”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp. “O programa, junto ao Governo de São Paulo, segue nessa transformação digital, com a meta de desburocratizar e aperfeiçoar cada vez mais os serviços públicos”.

Com a retomada das atividades presenciais, o Poupatempo reforça diariamente a importância do agendamento para que o cidadão consiga realizar os serviços presenciais. Isso vem sendo feito desde o dia 19/08, pelos veículos de imprensa, nos canais nas mídias sociais da Prodesp e do Poupatempo, e presencialmente, nos postos, quando o cidadão vai sem hora marcada.

Para evitar aglomerações, por conta da pandemia, as unidades atendem com capacidade reduzida, apenas serviços que dependem da presença para coleta biométrica das impressões digitais, foto e assinatura para serem concluídos, como RG, CNH, e de veículos, do Detran.SP.

Serviços Digitais do Poupatempo

O Poupatempo ampliou a oferta de serviços digitais em todo o Estado de São Paulo. Entre as novidades estão mudança ou adição de categoria na CNH, primeira habilitação e liberação de veículos.

Já são mais de 90 opções disponíveis no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), nos totens de autoatendimento e também no aplicativo Poupatempo Digital, como primeira habilitação, segunda via e renovação da CNH, adição ou mudança de categoria, liberação de veículo, licenciamento, transferência, IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, Nota Fiscal Paulista, entre outros.

Com navegação intuitiva e poucos cliques, é possível solicitar os serviços através dos canais digitais com praticidade e comodidade, sem a necessidade de sair de casa. O objetivo é desburocratizar cada vez mais os processos, que podem ser resolvidos completamente online.

Com a retomada das atividades do Poupatempo, a partir de agosto, mais de 3,5 milhões de atendimentos foram prestados, em dois meses. Desse total, 2,5 milhões foram online e 1 milhão presencial.

A relação dos serviços digitais está disponível no site – www.poupatempo.sp.gov.br.

São Paulo

Governo de SP poderá multar quem passar trote para PM e Bombeiros

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celular 5g

Desde ontem (12) pessoas que aplicam trotes telefônicos ao Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Copom) e Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) serão multadas ou sofrerão outras penalidades, conforme determina regulamentação do governo do estado de São Paulo. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A multa para quem aplicar trote será de 67,21 Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp). Na atual cotação, o valor é R$ 2.148,70. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo de Incentivo à Segurança Pública (Fisp). Será considerado trote acionar o Copom ou Cobom de modo indevido, ilícito, desnecessário, ou que possa acarretar perturbação, suspensão ou atraso na prestação de serviço público. A multa deverá ser paga em 30 dias, caso não aconteça o débito será inscrito em dívida ativa e Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual).

Quando um dos centros de operações receber um trote o policial preencherá um Auto de Infração por Trote Telefônico com todas as informações da ligação. Esse documento será analisado e pode gerar instauração de processo administrativo para aplicação da multa. As informações sobre o responsável pela linha telefônica poderão ser solicitadas às operadoras.

O autor da ligação poderá solicitar o acesso da ligação, que ficará gravada e armazenada, para se defender com apresentação de provas. Após a decisão caberá apenas um recurso por escrito, uma única vez, no prazo de 15 dias.

“Nós temos uma estrutura montada para atender à população de São Paulo voltada às ocorrências do estado e não é possível conviver com os trotes que são dados todos os dias no Copom, desviando as forças policiais para algo que não existe”, disse o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Ronaldo Miguel Vieira, a assinatura desse decreto que dispõem contra as medidas das práticas de trotes dirigidas aos telefones de emergência representa motivo de grande satisfação, na medida que garante melhor assistência à sociedade.

Os Copom e Cobom são responsáveis pelo socorro imediato para os pedidos da população relacionados, sobretudo, as emergências. Em 2021 o Copom recebeu 19.129.779 chamadas, sendo que 7,11% delas foram trotes.

“Hoje é regulamentada uma lei que caracteriza a seriedade do trabalho do Copom”, afirmou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

fonte ebc

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São Paulo

Capital paulista passa a ter 5G

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5G

A partir de hoje (4), a cidade de São Paulo passa a contar com o sinal de telefonia 5G. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ativação do sinal ocorreu devido ao número expressivo de pedidos para instalação de antenas de 5G, o que superou o previsto no edital que autorizou o uso da nova tecnologia.

De acordo com as regras do edital, nessa primeira fase seriam necessárias, no mínimo, 462 estações ativadas até o dia 29 de setembro. Ocorre que, até a última terça-feira (2), a agência reguladora já havia recebido 1.378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz. O número corresponde a quase o triplo de antenas que deveriam ser instaladas na cidade até o final do ano.

Por isso, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), ligado a Anatel e responsável pela ativação do sinal, resolveu liberar o 5G na capital paulista.

Segundo o grupo, as antenas possibilitam antecipar a chamada limpeza do espectro na faixa de 3,5 Giga-hertz (GHz) para o funcionamento do 5G puro, o standalone [independente]. A avaliação do Gaispi é que, como os pedidos superaram a quantidade prevista no edital, não haverá problemas de interferência no sinal de antena parabólica, também na faixa de 3,5GHz.

Área urbana

A estimativa é que a cobertura do sinal 5G deve atingir, no primeiro momento, 25% da área urbana de São Paulo.

“A maior concentração de antenas está no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo”, informou a Anatel.

A agência informou ainda que foram instalados equipamentos para evitar interferências em 226 estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) e realizados testes para confirmar a operação livre de interferências.

A velocidade 5G pode chegar a ser até 20 vezes maior que a do 4G. A ativação da tecnologia em São Paulo ocorre após sua chegada nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Edital

Inicialmente, o edital do leilão 5G previa que a infraestrutura necessária à ativação do sinal deveria ocorrer até 31 de julho em todas as capitais, mas o próprio Gaispi pediu à Anatel que o prazo fosse prorrogado por 60 dias a fim de contornar problemas logísticos que atrasaram a entrega de equipamentos importados da China.

Pelas regras do edital, as operadoras de telefonia móvel que participaram do certame têm até 29 de setembro para cumprir a primeira exigência de no mínimo uma antena de tecnologia de 5G para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras. O adensamento da cobertura de 5G em 3,5 GHz nas capitais deve ser concluído até julho de 2025, devendo a nova tecnologia estar presente em todos os municípios até 2029.

Na semana passada, foi sancionada a Lei 14.424/2022 que autoriza as operadoras de telefonia a instalarem infraestrutura de telecomunicações em áreas urbanas, caso o órgão competente não se manifeste sobre o pedido em 60 dias. Conhecida como silêncio positivo, a autorização deve facilitar a implantação das antenas 5G de internet no Brasil.

Interferências

Para contornar possíveis interferências causadas a pessoas que utilizam antenas parabólicas da chamada Banda C, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) da Anatel criou um programa para distribuir, gratuitamente, a famílias carentes das capitais brasileiras registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, kits contendo novas antenas digitais, conversores e cabos. O pedido do kit e a instalação dos aparelhos podem ser feitos por meio do site do Programa de Distribuição de Kits, criado pela EFA.

Fonte Agência Brasil

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São Paulo

Cantareira tem menor volume em julho dos últimos 7 anos

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cantareira

O volume de água do Cantareira, a principal fonte de abastecimento de água de São Paulo, está em 36,6%, segundo dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A taxa é a menor para o mês de julho dos últimos 7 anos.

Segundo os dados, em 2015 o nível do reservatório chegou a 10,4%. Em 2014, o sistema zerou a foi necessário bombear água do volume morto, que é uma reserva abaixo das comportas das represas do Sistema Cantareira.

fonte ebc

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