14 de junho de 2024
São Paulo

Defesa Civil SP divulga boletim às Chuvas Intensas

mudança brusca na temperatura

Mais de 5 mil agentes da Defesa Civil de São Paulo foram mobilizados para um gabinete de crise, estabelecido pelo Governo do Estado desde sexta-feira (17), devido ao risco de danos significativos causados por eventos climáticos extremos. O domingo (19) testemunhou instabilidades climáticas afetando 26 municípios, com Itapeva sendo um dos mais prejudicados.

Danos em Itapeva e Limeira

Em Itapeva, ventos fortes causaram destelhamento de residências e edifícios públicos, além de danos à rede elétrica. Limeira enfrentou transbordamento de córregos, inundações e danos materiais, sem relatos de desabrigados ou desalojados.

Situação nas Escolas e em Tambaú

Itararé viu a Escola Estadual Professor Christiano Marques Bonilha sem energia devido à queda de um poste, situação já normalizada. A Escola Estadual Dona Bene de Andrade, que sofreu destelhamento, já concluiu os reparos. Em Tambaú, chuvas intensas e ventos fortes causaram destelhamentos e quedas de árvores, afetando vários bairros.

Incidentes na Capital e Vinhedo

Na capital, São Paulo, houve quedas de árvores no Parque Ibirapuera e na Vila Inah, sem relatos de feridos. Vinhedo também registrou quedas de árvores e danos à propriedade privada, com precaução tomada para interditar um imóvel afetado.

Estradas e Recomendações

Na Rodovia Anhanguera, três veículos foram atingidos pela queda de um cabo para-raios, sem feridos. O DER reporta quedas de árvores em rodovias estaduais, com equipes trabalhando para liberar o tráfego. A Defesa Civil aconselha precaução e alerta para mudanças climáticas, enquanto a Sabesp trabalha para restabelecer o abastecimento de água em áreas afetadas.

As informações são do Boletim da Defesa Civil do Estado de São Paulo

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98