Connect with us

São Paulo

Confira o funcionamento dos serviços estaduais nos feriados de Natal e Ano Novo

Publicado

em

Hospitais estaduais farão atendimento normal às urgências e emergências; Bom Prato servirá somente almoço nos dias 24 e 31 de dezembro

No próximo sábado (25) e na sexta-feira seguinte (31) são comemorados os feriados nacionais de Natal e Ano Novo. Com isso, alguns serviços estaduais em São Paulo podem ter horários de funcionamento alterados nesta data e nas respectivas vésperas.

Na retomada segura promovida pelo Governo de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde divulga informa o funcionamento dos serviços de saúde estaduais durante os feriados de final de ano. Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Nos feriados, os postos de doação da Fundação Pró-Sangue não funcionarão, com atendimentos parciais apenas na sexta-feira (24) e (31) nas unidades Clínicas, Regional de Osasco e Mandaqui. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste estarão fechados nas vésperas e nos feriados.

Serão mantidos os atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) na sexta (24) nas seguintes unidades: AME Bauru, AME Campinas, AME Carapicuíba, AME Casa Branca, AME Catanduva, AME Dracena, AME Franca, AME Itapeva, AME Ituverava, AME Jardim dos Prados, AME Ourinhos, AME Presidente Prudente, AME Taboão da Serra, AME Taquaritinga, AME Tupã e AME Vila Maria. Na sexta-feira (31) somente os AMEs Casa Branca e Jardim dos Prados não terão expediente.

As unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente nas vésperas e feriados. As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo”, terão expedientes somente até os dias 23 e 30, exceto a farmácia de Ribeirão Preto que manterá as atividades especificamente nos dias 29 e 30, suspendendo atendimentos nas vésperas e feriados. A farmácia localizada no Hospital Estadual de Bauru funcionará normalmente, inclusive nos dias 24 e 31, com exceção dos sábados de Natal (25) e Ano Novo (1º).

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados na sexta-feira e no sábado (dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022), vésperas e celebrações de Natal e Ano Novo. As unidades reabrem em seu horário habitual a partir de segunda-feira, dias 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2022.

O atendimento presencial é realizado mediante agendamento prévio de data e horário. Para isso, o cidadão pode utilizar os canais digitais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.

O Poupatempo já oferece cerca de 170 serviços eletrônicos, que podem ser feitos 24 horas por dia, sete dias por semana, com segurança e comodidade. Entre as opções, estão renovação de CNH, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, carteira de vacinação digital contra a Covid-19, entre outros.

CPTM, Metrô e EMTU

Neste ano, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) não terão operação comercial com horário estendido para festas de fim de ano. Entretanto, ajustes foram feitos para facilitar o deslocamento de passageiros que necessitam utilizar trens, metrô e ônibus intermunicipais durante o período.

CPTM — Nos dias 24 e 31 de dezembro, todas as linhas da CPTM operam com intervalos habituais de um dia útil. Já nos sábados, dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, e domingos, dias 26 de dezembro e 02 de janeiro, a programação será equivalente a de domingo, com intervalos médios de até 35 minutos. A Linha 13-Jade opera com 20 minutos de intervalo entre os trens todos os dias.

EMTU — As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas cinco regiões metropolitanas do Estado operam com programação horária diferenciada. No dia 24 de dezembro, a programação horária será equivalente a de sábado. Nos dias 25, 26, 31/12 e 01 e 02/01, as partidas seguirão os horários de domingo. Nos outros dias a operação será a habitual de um dia útil.

Metrô — As linhas gerenciadas pelo Metrô de São Paulo (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) e pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade (Linha 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente) não terão alterações, operando todos os dias das 4h40 às 00h, com frota de trens e intervalos normais para um dia útil.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

Nas datas de véspera dos feriados de Natal, 24/12 (sexta-feira), e do Ano Novo, 31/12 (sexta-feira), a Central de Atendimento Telefônico (0800 055 0195) funcionará das 6h às 12h (meio-dia). Já nas datas dos feriados de Natal (25/12) e do Ano Novo (1º/01), não haverá atendimento. Para serviços emergenciais, o número de telefone 195 funcionará 24 horas, todos os dias.

Na Agência Virtual e no Sabesp Fácil o atendimento será 24 horas, todos os dias, pelo site https://urldefense.com/v3/__http://www.sabesp.com.br__;!!HhhKMSGjjQV-!rtb_fIuVP5IwrKSr2Oe34ulQI0G8aeDC49SjlKSz-u3FpzGGrQpQZYri2axzi-gV8gs_$ . É possível informar vazamentos e  consultar informações sobre contas, entre outros serviços.

Nas Agências e Quiosques Presenciais (Agenda SP, Descomplica SP e unidades do Poupatempo) e no Atendimento On-Line não haverá expediente nas datas de 24/12 e 25/12, e 31/12 e 1/1. A Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) oferecerá atendimento nos dias 24/12 e 31/12, entre 8h e 12h (meio-dia). Nas datas dos feriados (25/12 e 1/1), não haverá expediente.

Na Ouvidoria não haverá atendimento telefônico nos dias 24/12 e 31/12. Lembrando que a Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria (0800 055 0565) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição durante os feriados de fim de ano por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: [email protected].

Bom Prato

Todas as 59 unidades do Bom Prato irão servir somente almoço nos dias 24 e 31 de dezembro. No dia 25 de dezembro estarão abertas para o almoço as unidades da Lapa, Brás, São Mateus e Guaianazes. Dia 26 de dezembro somente a unidade Campos Elísios irá abrir.

O funcionamento voltará normalmente a partir do dia 03 de janeiro.

Fazenda

O expediente de atendimento nos postos fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), nestas últimas semanas de dezembro, será normal, com exceção dos dias 24 e 31/12 (não haverá atendimento conforme o decreto  66.318/2021).

JUCESP

A JUCESP terá o atendimento presencial suspenso nos feriados. Porém, seus serviços on-line seguem disponíveis no site: www.institucional.jucesp.sp.org.br.

PAT e Banco do Povo

As unidades de São Paulo do Banco do Povo estarão fechadas nos feriados. Demais municípios seguem determinação local. Os PATs, como estão sob gestão das prefeituras, seguem as normas municipais. O PAT Central, da Rua Boa Vista, estará fechado.

São Paulo

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias é notificada pelo Procon

Publicado

em

procon

Tendo em vista o crescente número de relatos de consumidores divulgados na mídia, com dificuldades para agendamento e realização de testes de Covid, o Procon-SP notificou a Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias solicitando esclarecimentos.

A associação afirmou ao Procon-SP que não há falta de testes nas farmácias que, no momento, apenas uma rede associada está com dificuldade para a realização dos mesmos em razão da grande demanda que teve na última semana, atrelado ao recesso da indústria, que não contava com essa explosão de casos e que, a situação já está sendo resolvida na medida em que a indústria retomou suas operações. Ainda segundo a ABRAFARMA, o prazo médio para o agendamento é de 24 horas em algumas regiões podendo chegar até 48 horas.

A resposta da Abrafarma será encaminhada à diretoria de fiscalização para auxiliar no trabalho que já está sendo realizado na “Operação teste Covid-19 sem abusos”.

Continue Lendo

São Paulo

Com investimento de mais de R$ 500 milhões, em Lençóis Paulista (SP), nova usina produzirá energia a partir de biomassa

Publicado

em

biomassa

Empreendimento sustentável conta com apoio da InvestSP, usará diferentes tipos de insumos e deve gerar 1,5 mil empregos

A cidade de Lençóis Paulista, na região central do estado, a 286 km da capital, passará a abrigar uma nova usina para a geração de energia limpa e sustentável a partir de biomassa. Ela será construída pelo grupo IBS Energy, que venceu o 1º leilão de reserva de capacidade e potência realizado no Brasil, coordenado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e fechou um contrato de 15 anos. Trata-se do único empreendimento de “energia verde” entre os vencedores do leilão.

O investimento previsto é de mais de meio bilhão de reais. O empreendimento ainda deve criar cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos, quando se considera as etapas de construção e operação, e contribuir para a geração de renda na região.

O projeto conta com assessoria da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) nas áreas ambiental, com suporte no processo junto à Cetesb, e de infraestrutura, no relacionamento e nos trâmites junto à CPFL Energia e à Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“A InvestSP tem trabalhado para promover uma matriz energética mais limpa e sustentável e priorizado projetos que respeitem o meio ambiente. O apoio técnico da Agência e a ampla oferta de biomassa, seja da indústria ou do agronegócio, atraem investimentos como esse para São Paulo. Somado a outras iniciativas apoiadas pela InvestSP, como empreendimentos ‘carbono  zero’ e a ampliação do uso de energia solar, a usina vai contribuir para o crescimento da oferta de energia verde”, disse o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

A Termelétrica Cidade do Livro ganhou esse nome em alusão ao apelido do município de Lençóis Paulista e terá capacidade para produzir até 80 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de um milhão de habitantes. A previsão de início das operações é o segundo semestre de 2024 e a energia gerada será disponibilizada na rede geral de distribuição.

Os principais insumos serão o bagaço e a palha da cana de açúcar, além do cavaco de madeira, ou seja, os pequenos pedaços resultantes do processo de trituração. Porém, a usina terá ainda flexibilidade para utilizar outros tipos de biomassa, como resíduos florestais, palha de milho e demais fontes oriundas da forte agroindústria da região.

Outro destaque com foco em sustentabilidade é que a unidade transformará a água de esgoto da cidade em água de reuso, para utilização no processo de refrigeração, o que ajudará a poupar recursos naturais. Sem falar que a energia gerada terá certificação I-REC, que comprova a origem renovável do processo, além do balanço positivo na pegada de carbono que o projeto apresenta.

A região de Lençóis Paulista foi escolhida por uma combinação de fatores: apoio da administração pública, acesso logístico, ampla oferta de biomassa, disponibilidade de água e infraestrutura para o escoamento de energia.

“O apoio do InvestSP é de grande importância para a UTE Cidade do Livro, um investimento que gera retorno social e econômico para a região. Esse será o primeiro de muitos outros projetos sustentáveis semelhantes que o Grupo IBS Energy pretende empreender. É um projeto dedicado à produção de energia e que traz diversas inovações em seus processos, sendo o primeiro projeto com essas características e escala no Brasil”, destaca o diretor Presidente do Grupo IBS Energy, Luiz Mello.

Sobre a InvestSP

A InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar ou expandir suas atividades no estado de São Paulo. A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

Sobre a IBS

O Grupo IBS Energy, criado em 2002 e com sede no Brasil, é especializado no desenvolvimento e na implementação de soluções estruturadas em energia, independentemente de suas fontes. A IBS Energy possui mais de 200 unidades consumidoras sob gestão e gerencia 2,1 milhões de MWh por ano.

Continue Lendo

São Paulo

Pais ou responsáveis podem solicitar o CPF de crianças no Poupatempo

Publicado

em

poupatempo

Menores de 16 anos que comparecem aos postos do Poupatempo em todo o Estado para serviços de RG (primeira ou segunda via), e que ainda não possuem inscrição no CPF, terão um número criado automaticamente durante o atendimento para incluir na Carteira de Identidade.

Por ser um atendimento presencial, é necessário agendar data e horário pelos canais digitais, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento para os serviços de RG – que é emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil de São Paulo, nas unidades do Programa.

Depois, basta comparecer ao posto selecionado com um dos pais ou responsável legal, com documento de identificação com foto, e apresentar a Certidão de Nascimento original e cópia. A foto é feita na hora e a primeira via do documento é gratuita.

“Garantir cidadania às pessoas, seja de forma online ou presencial, é compromisso do Poupatempo. Neste momento em que o Estado de São Paulo inicia a vacinação infantil contra a Covid-19, o serviço de CPF é mais uma facilidade que os pais encontram para regularizar toda a documentação das crianças”, afirma diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo que administra o programa Poupatempo, Murilo Macedo.

Apesar de não ser exigido durante a imunização das crianças em São Paulo, o CPF infantil possibilita aos pais a facilidade de acessar a carteira digital de vacinação, pelo aplicativo ou portal do Poupatempo, por meio de um cadastro que pode ser feito para o(a) filho(a).

Todo cidadão, em qualquer idade, pode ter seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). No caso de recém-nascidos, desde 2015 o CPF já é incluído automaticamente na Certidão de Nascimento.

A inscrição no CPF de brasileiros acima dos 16 anos, que possuam Título de Eleitor em situação regular, pode ser feita de forma online, e os canais eletrônicos do Poupatempo oferecem fácil acesso a mais esse serviço, direcionando o usuário à página da Receita Federal, órgão responsável pelo documento. O CPF é digital, podendo ser baixado ou impresso, e possui o mesmo valor legal da antiga versão física.

Entre as quase 190 opções que os canais eletrônicos do Poupatempo disponibilizam à população, estão funcionalidades da Receita Federal, como a inscrição ou solicitação do CPF, consulta de inscrição, comprovante de inscrição, alteração de dados e regularização do CPF, além de atendimentos de outros órgãos, como o Detran.SP, Instituto de Identificação (IIRGD), CDHU, Sabesp, prefeituras e muitos outros.

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares