Connect with us

São Paulo

Confira o funcionamento dos serviços estaduais nos feriados de Natal e Ano Novo

poupaTempo

Hospitais estaduais farão atendimento normal às urgências e emergências; Bom Prato servirá somente almoço nos dias 24 e 31 de dezembro

No próximo sábado (25) e na sexta-feira seguinte (31) são comemorados os feriados nacionais de Natal e Ano Novo. Com isso, alguns serviços estaduais em São Paulo podem ter horários de funcionamento alterados nesta data e nas respectivas vésperas.

Anuncio

Na retomada segura promovida pelo Governo de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Advertisement

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde divulga informa o funcionamento dos serviços de saúde estaduais durante os feriados de final de ano. Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Nos feriados, os postos de doação da Fundação Pró-Sangue não funcionarão, com atendimentos parciais apenas na sexta-feira (24) e (31) nas unidades Clínicas, Regional de Osasco e Mandaqui. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste estarão fechados nas vésperas e nos feriados.

Advertisement

Serão mantidos os atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) na sexta (24) nas seguintes unidades: AME Bauru, AME Campinas, AME Carapicuíba, AME Casa Branca, AME Catanduva, AME Dracena, AME Franca, AME Itapeva, AME Ituverava, AME Jardim dos Prados, AME Ourinhos, AME Presidente Prudente, AME Taboão da Serra, AME Taquaritinga, AME Tupã e AME Vila Maria. Na sexta-feira (31) somente os AMEs Casa Branca e Jardim dos Prados não terão expediente.

As unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente nas vésperas e feriados. As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo”, terão expedientes somente até os dias 23 e 30, exceto a farmácia de Ribeirão Preto que manterá as atividades especificamente nos dias 29 e 30, suspendendo atendimentos nas vésperas e feriados. A farmácia localizada no Hospital Estadual de Bauru funcionará normalmente, inclusive nos dias 24 e 31, com exceção dos sábados de Natal (25) e Ano Novo (1º).

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados na sexta-feira e no sábado (dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022), vésperas e celebrações de Natal e Ano Novo. As unidades reabrem em seu horário habitual a partir de segunda-feira, dias 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2022.

Advertisement

O atendimento presencial é realizado mediante agendamento prévio de data e horário. Para isso, o cidadão pode utilizar os canais digitais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.

O Poupatempo já oferece cerca de 170 serviços eletrônicos, que podem ser feitos 24 horas por dia, sete dias por semana, com segurança e comodidade. Entre as opções, estão renovação de CNH, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, carteira de vacinação digital contra a Covid-19, entre outros.

CPTM, Metrô e EMTU

Neste ano, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) não terão operação comercial com horário estendido para festas de fim de ano. Entretanto, ajustes foram feitos para facilitar o deslocamento de passageiros que necessitam utilizar trens, metrô e ônibus intermunicipais durante o período.

Advertisement

CPTM — Nos dias 24 e 31 de dezembro, todas as linhas da CPTM operam com intervalos habituais de um dia útil. Já nos sábados, dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, e domingos, dias 26 de dezembro e 02 de janeiro, a programação será equivalente a de domingo, com intervalos médios de até 35 minutos. A Linha 13-Jade opera com 20 minutos de intervalo entre os trens todos os dias.

EMTU — As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas cinco regiões metropolitanas do Estado operam com programação horária diferenciada. No dia 24 de dezembro, a programação horária será equivalente a de sábado. Nos dias 25, 26, 31/12 e 01 e 02/01, as partidas seguirão os horários de domingo. Nos outros dias a operação será a habitual de um dia útil.

Metrô — As linhas gerenciadas pelo Metrô de São Paulo (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) e pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade (Linha 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente) não terão alterações, operando todos os dias das 4h40 às 00h, com frota de trens e intervalos normais para um dia útil.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Advertisement

Sabesp

Nas datas de véspera dos feriados de Natal, 24/12 (sexta-feira), e do Ano Novo, 31/12 (sexta-feira), a Central de Atendimento Telefônico (0800 055 0195) funcionará das 6h às 12h (meio-dia). Já nas datas dos feriados de Natal (25/12) e do Ano Novo (1º/01), não haverá atendimento. Para serviços emergenciais, o número de telefone 195 funcionará 24 horas, todos os dias.

Na Agência Virtual e no Sabesp Fácil o atendimento será 24 horas, todos os dias, pelo site https://urldefense.com/v3/__http://www.sabesp.com.br__;!!HhhKMSGjjQV-!rtb_fIuVP5IwrKSr2Oe34ulQI0G8aeDC49SjlKSz-u3FpzGGrQpQZYri2axzi-gV8gs_$ . É possível informar vazamentos e  consultar informações sobre contas, entre outros serviços.

Nas Agências e Quiosques Presenciais (Agenda SP, Descomplica SP e unidades do Poupatempo) e no Atendimento On-Line não haverá expediente nas datas de 24/12 e 25/12, e 31/12 e 1/1. A Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) oferecerá atendimento nos dias 24/12 e 31/12, entre 8h e 12h (meio-dia). Nas datas dos feriados (25/12 e 1/1), não haverá expediente.

Na Ouvidoria não haverá atendimento telefônico nos dias 24/12 e 31/12. Lembrando que a Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria (0800 055 0565) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição durante os feriados de fim de ano por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: [email protected].

Advertisement

Bom Prato

Todas as 59 unidades do Bom Prato irão servir somente almoço nos dias 24 e 31 de dezembro. No dia 25 de dezembro estarão abertas para o almoço as unidades da Lapa, Brás, São Mateus e Guaianazes. Dia 26 de dezembro somente a unidade Campos Elísios irá abrir.

O funcionamento voltará normalmente a partir do dia 03 de janeiro.

Fazenda

Advertisement

O expediente de atendimento nos postos fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), nestas últimas semanas de dezembro, será normal, com exceção dos dias 24 e 31/12 (não haverá atendimento conforme o decreto  66.318/2021).

JUCESP

A JUCESP terá o atendimento presencial suspenso nos feriados. Porém, seus serviços on-line seguem disponíveis no site: www.institucional.jucesp.sp.org.br.

PAT e Banco do Povo

Advertisement

As unidades de São Paulo do Banco do Povo estarão fechadas nos feriados. Demais municípios seguem determinação local. Os PATs, como estão sob gestão das prefeituras, seguem as normas municipais. O PAT Central, da Rua Boa Vista, estará fechado.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

São Paulo

Transferência de título eleitoral

e-Titulo Eleitor

É o ato pelo qual a pessoa solicita a transferência do título eleitoral em caso de mudança de sua residência para outro Município.

Requisitos

Anuncio

1. Comparecer ao Cartório Eleitoral ou aos postos eleitorais instalados no Poupatempo ou solicitar a transferência pelo site.

2. Tempo mínimo de três meses de vínculo com o município, dentre aqueles aptos a configurar o domicílio eleitoral, declarado, sob as penas da lei, pela própria pessoa.

Advertisement

3. Ter transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento ou da última transferência.

Excetua-se desta hipótese:

a)  servidora ou servidor público civil e militar ou de membro de sua família, por motivo de remoção, transferência ou posse

b) indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores rurais safristas e pessoas que tenham sido forçadas, em razão de tragédia ambiental, a mudar sua residência.

Advertisement

Atenção: somente a pessoa interessada pode fazer a solicitação deste serviço. Não é permitido solicitá-lo através de procurador ou procuradora.

Documentos necessários

1. Documento de identificação original. Podem ser aceitos:

a)  RG.

Advertisement

b)  Certidão de Nascimento (se solteiro ou solteira) ou de Casamento.

c) Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc).

d)  CNH, inclusive digital, e mesmo que transcorrido o prazo de sua validade.

e)  Passaporte, desde que contenha todos os dados necessários à qualificação da pessoa, inclusive a filiação.

Advertisement

Atenção: se houver alteração do nome da pessoa, a mudança deverá ser devidamente comprovada. Ex.: certidão de casamento, sentença judicial etc.

2. Comprovante de residência

O documento pode ser original, digital ou cópia, preferencialmente em nome da pessoa interessada, emitido ou expedido nos 3 meses anteriores à data do atendimento, se possível.

Na hipótese de a pessoa requerente residir com os pais ou outro familiar, deverá apresentar, juntamente com o comprovante de residência, documento que ateste a filiação ou parentesco.

Advertisement

Poderão ser aceitos: contas de água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, entre outros.

Atenção: além do vínculo residencial, a pessoa poderá justificar a escolha do município desde que comprove a existência de vínculo afetivo, familiar, profissional ou comunitário.

Atenção: Em caso de requerimento pelo site, é necessário encaminhar, ainda, imagens frente e verso do documento de identificação original e fotografia tipo “selfie” da pessoa interessada segurando o documento de identificação apresentado. A foto dos documentos originais deve estar em resolução legível. Eventualmente poderá ser solicitada cópia ou reenvio de documento.

Os documentos originais devem ser apresentados no atendimento presencial. 

Advertisement

Observação: A pessoa travesti ou transexual pode requerer o registro de seu nome social no título eleitoral no momento do atendimento, assim como declarar sua identidade de gênero.

Forma de prestação do serviço

Presencial

O atendimento presencial em Cartório Eleitoral pode ser agendado pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Advertisement

O atendimento nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo é realizado mediante agendamento prévio no site do Poupatempo.

Online

O serviço pode ser requerido pelo site, mediante preenchimento de formulário (Título Net).

Após o envio dos documentos, poderá ser solicitada a ida ao Cartório Eleitoral ou ao posto de atendimento eleitoral para realização da coleta biométrica.

Advertisement

Atenção: Caso haja dúvida, consulte a Central de Atendimento pelo telefone 148 – Serviço tarifado (custo de ligação local).

Período para requerer o serviço

Durante todo o ano. *

*Em anos eleitorais, no período de 150 dias antes da eleição e até a conclusão dos trabalhos de apuração em âmbito nacional, ocorre a suspensão do serviço de emissão do primeiro título e alteração de dados cadastrais (nome, endereço, local de votação, regularização de suspensão etc).

Advertisement

Restrições

O interessado não pode:

a)  Possuir condenação criminal cuja pena não tenha sido integralmente cumprida.

b)  Possuir condenação por improbidade administrativa cuja pena de suspensão de direitos políticos não tenha sido cumprida.

Advertisement

c)  Estar cumprindo o serviço militar obrigatório.

d)  Ter pendência no cadastro eleitoral referente: a não apresentação de prestação de contas de campanha eleitoral.

e)  Ter débitos pecuniários com a Justiça Eleitoral: multa por ausência às urnas; multa por ausência aos trabalhos eleitorais; multas aplicadas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral, Lei n.º 9504/97 e leis conexas, enquanto não quitados os débitos.

Multa

Advertisement

As multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais podem ser pagas pelo Serviço Consulta de débitos eleitorais, por meio de boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), de PIX ou de cartão de crédito.

A consulta e a quitação de multas podem ser realizadas no site no fim da página

O pagamento pode ser feito por boleto (opção “Emitir GRU”), por PIX ou cartão de crédito (opção “Pagar”).

O boleto (GRU) com valor inferior a R$50,00 (cinquenta reais) deve ser pago exclusivamente no Banco do Brasil, conforme a Instrução Normativa nº 2, de 2009, da Secretaria do Tesouro Nacional (art. 5º, § 1º) e a Resolução-TSE nº 21.975, de 2004 (art. 4º, § 1º).

Advertisement

Para mais informações sobre pagamento de débitos eleitorais, acesse o item “ Orientações Gerais ”, Aba “Recolhimento das multas eleitorais”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

São Paulo

Elaboração de materiais didáticos em escolas de SP com uso do ChatGPT causa preocupações

materiais didáticos

O governo do estado de São Paulo planeja utilizar inteligência artificial na criação de materiais didáticos. Contudo, segundo fala Ana Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), isso gera certas preocupações e demanda atenção.

Altenfelder disse, para o Agência Brasil, que essa iniciativa não deve diminuir o papel central dos professores na educação. Além disso, destaca que muitas vezes se comete o equívoco de considerar o professor apenas como um executor de materiais didáticos, quando essa importância é enorme.

Anuncio

Um exemplo citado por Altenfelder é a decisão da secretaria, no ano passado, de substituir os livros didáticos físicos do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) por materiais digitais, como slides, medida que gerou críticas por parte dos professores.

Após a mobilização dos docentes e a repercussão negativa, a secretaria voltou atrás e manteve os livros físicos nas salas de aula.

Advertisement

Devemos considerar, também, a qualidade dos materiais didáticos

Segundo a pesquisadora, essa mudança foi feita sem considerar a qualidade dos materiais, em detrimento dos livros didáticos tradicionais, que passam por um processo de elaboração e análise contínuos por parte de especialistas e professores.

Para Altenfelder, é essencial valorizar e preservar recursos educacionais de qualidade, que são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e o apoio aos professores em sua prática pedagógica.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

São Paulo

O futuro da água em São Paulo, privatização da Sabesp é aprovada em primeira votação

sabesp

Na última quarta-feira (17), a Câmara dos Vereadores de São Paulo deu um passo significativo rumo à privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pelo abastecimento de água na região. Com 36 votos a favor e 18 contrários, o Projeto de Lei 163 de 2024 foi aprovado em primeira votação, alterando a legislação municipal para possibilitar a adesão da capital paulista à privatização da empresa.

Se aprovado definitivamente, o projeto autorizará a manutenção dos contratos com a Sabesp após sua transferência para a iniciativa privada. A segunda votação ainda não tem data marcada, mas promete ser decisiva para o futuro do abastecimento de água na cidade.

Anuncio

Os defensores do projeto, como o vereador Sidney Cruz (MDB), argumentam que a privatização da Sabesp é crucial para alcançar a universalização do saneamento básico até 2029, beneficiando milhares de pessoas, especialmente aquelas que vivem em áreas carentes.

No entanto, críticas à privatização também foram levantadas, como a da vereadora Luna Zarattini, do PT. Ela aponta para casos como a transferência da administração da Companhia de Águas do Rio de Janeiro para a iniciativa privada, onde não houve melhoria nos serviços e nem redução nas tarifas.

Advertisement

A nível estadual, o projeto de lei para a privatização da Sabesp já passou pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em dezembro de 2023 e foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas. Atualmente, metade das ações da Sabesp está em mãos privadas, com o governo mantendo o controle majoritário.

Com lucros bilionários em 2022 e um amplo alcance de serviços, a Sabesp é uma peça chave no fornecimento de água para 375 municípios e 28 milhões de clientes. A privatização representa um marco na gestão dos recursos hídricos da região, com promessas de melhorias, mas também levanta preocupações sobre o futuro do acesso à água e as tarifas para a população.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região24 minutos ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos1 hora ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial2 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial2 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região3 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade3 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial4 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

Advertisement
cinema

Populares