São Paulo

Concurso de literatura promove cultura afro-brasileira em escolas da rede estadual

Unidades interessadas podem se inscrever até 30 de setembro; resultado será anunciado durante o evento FlinkSampa 2014

FLINK

Anuncio


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a ONG Afrobrás e a Faculdade Zumbi dos Palmares, realiza o 1º Concurso Flink Sampa de Literatura. O concurso é voltado a alunos da capital e região metropolitana nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. O tema é “Carolina Maria de Jesus: Ontem, hoje e sempre”, baseado no livro Quarto de Despejo. O projeto também é aberto para escolas da rede municipal e particular.

Em homenagem ao centenário de Carolina Maria de Jesus, que de catadora de papel tornou-se uma escritora conhecida mundialmente, o concurso pretende promover e estimular a construção do pensamento artístico, literário e crítico dos estudantes com foco na valorização da história e cultura afro-brasileira. Após a escola se inscrever, os alunos terão até 15 de outubro para enviar textos em formato de crônica.

As instituições de ensino podem realizar a inscrição pelo site www.flinksampa.com.br. A premiação será no dia 23 de novembro durante a II Flink Sampa – Festa do conhecimento, literatura e cultura negra, no Memorial da América Latina.

“Além de descobrir novos talentos da literatura, este concurso é crucial para introduzir a questão do protagonismo do negro, utilizando como referência sua trajetória e experiências literárias e acadêmicas. Os estudantes precisam conhecer esta história e atuar em suas produções textuais com base nela”, ressalta Sergio Cardoso, diretor do Núcleo de Inclusão Educacional da Secretaria.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo