O Estado de São Paulo enfrenta um outubro atípico, marcado por chuvas intensas que têm causado transtornos em diversas cidades. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE), na capital paulista, os oito primeiros dias do mês já registraram um acúmulo de chuvas 65% acima da média esperada para o mês inteiro.
Com um total de 211 mm de chuva, a cidade de São Paulo já superou os 126,6 mm previstos para todo o mês de outubro. A situação também é preocupante em outras localidades do estado. Em Campinas, por exemplo, o acumulado das últimas 72 horas alcançou 125 mm, ultrapassando a média mensal de 113,1 mm.
A cidade de Sumaré foi uma das mais afetadas, com um acumulado de 174 mm nos últimos três dias. Outras cidades da Grande São Paulo, como Santo André e Franco da Rocha, também estão enfrentando chuvas acima da média para o mês. Os meteorologistas da Defesa Civil alertam que essas condições meteorológicas adversas podem continuar.
As chuvas intensas já causaram problemas em diversas áreas. Em Franco da Rocha, houve pontos de alagamento e deslizamento de terra que afetaram imóveis, embora não tenham sido registradas vítimas. Caieiras também enfrentou alagamentos e danos, incluindo o Teatro Municipal da cidade.
A situação se agravou em Taboão da Serra, onde um imóvel em reforma desabou, mas felizmente não havia pessoas no local no momento do incidente. Duas casas vizinhas foram interditadas pela Defesa Civil municipal.
Na região de Campinas, quedas de árvores e alagamentos foram relatados em várias cidades. Em Socorro, uma estrada foi inundada, atingindo um comércio local. Já em Sumaré, o transbordamento do Ribeirão Colombo deixou diversos bairros alagados, e a Defesa Civil do Estado enviou equipes de apoio.
A situação levou a uma série de chamados ao Corpo de Bombeiros na Capital e na Grande São Paulo, incluindo quedas de árvores, desmoronamentos e enchentes. Algumas ruas da cidade de São Paulo amanheceram alagadas, e acidentes de trânsito também foram registrados.
A Defesa Civil do Estado segue monitorando as condições meteorológicas e está pronta para fornecer assistência humanitária às famílias desalojadas, aguardando os pedidos dos municípios afetados.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98