Brasil

Brasileira é vítima de ataque do Hamas em Festival de Música em Israel

A tragédia do conflito entre Israel e o grupo Hamas atingiu em cheio uma família brasileira, que confirmou a morte da jovem estudante Bruna Valeanu, de apenas 24 anos. A notícia abalou as redes sociais e destacou a violência do conflito na região.

O trágico episódio ocorreu durante um festival de música eletrônica no sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza. Bruna estava desaparecida desde o último sábado (7), e seu corpo foi identificado pelas autoridades israelenses entre as vítimas do ataque do Hamas. O saldo de mortos nesse evento já chega a 260 pessoas, de acordo com a imprensa local.

A irmã da vítima, Florica Valeanu, expressou sua dor nas redes sociais, dizendo: “Minha neném virou uma estrelinha no universo”. A família de Bruna enfrenta agora o luto e a dor da perda.

Outro brasileiro, Ranani Nidejelski Glazer, também perdeu a vida no mesmo festival de música. O Itamaraty confirmou a morte de Glazer e repudiou o ataque do Hamas, classificando-o como um atentado. O governo brasileiro manifestou solidariedade à família e amigos do rapaz, destacando a repulsa a “todos os atos de violência, sobretudo contra civis”.

Além de Bruna e Glazer, uma terceira brasileira, Karla Stelzer, de 41 anos, está desaparecida desde o evento. Ela reside em Israel há mais de uma década e também participava do festival Universo Paralello. O evento, que começou no Brasil na década de 1990, agora se torna cenário de tragédia internacional.

O DJ brasileiro Alok, filho dos criadores do festival, relatou que seu pai, Juarez Petrillo (DJ Swarup), conseguiu escapar do local ao ouvir os primeiros tiros e perceber que se tratava de um atentado terrorista.

A violência atingiu também Rafael Zimerman, que estava no festival com Glazer e a namorada deste, Rafaela Treistman. Zimerman descreveu cenas de pânico, com participantes buscando abrigo antiaéreo quando os mísseis atingiram o território israelense. No entanto, militantes do Hamas chegaram ao local, disparando, lançando granadas e bombas de gás, causando a separação dos amigos. Ferido, Zimerman foi encontrado horas depois, desacordado, e só soube do desaparecimento de Glazer no hospital.

Com informações da Agência Brasil de Notícias

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo