Policial
PM instaura inquérito para apurar morte de criminoso no Village Giraldelli
O 48º batalhão da Polícia Militar abriu um inquérito, juntamente com a Polícia Civil, para apurar a morte do servente de pedreiro Jair Vieira Pires Júnior, de 20 anos, baleado por um policial militar durante um roubo no Residencial Village Giraldelli, em Hortolândia. O servente e um ajudante, identificado como Hudson Luís da Silva, de 19 anos, fizeram uma família refém em uma residência na noite do dia 13. Silva foi detido logo após a chegada da PM, porém, Júnior tentou reagir engatilhando o revólver para um dos policiais, que de imediato, tentou se defender e efetuou um disparo.
O ladrão foi socorrido por uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com uma perfuração no abdômen e levado para o Hospital Municipal Mário Covas, onde foi submetido a duas cirurgias. No entanto, Júnior não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada do dia 15, por volta da 1h. A bala, segundo assessoria de imprensa do hospital, perfurou o fígado do rapaz, comprometendo outros órgãos vitais.
O inquérito tem um prazo máximo de 30 dias para ser concluído e enviado para o Ministério Público, que continuará as apurações. Entretanto, pode ser prorrogada para mais trinta dias.
Todos os laudos periciais estão sendo anexados ao inquérito da PM, assim como o da Polícia Civil, através do 1º Distrito Policial, onde comprovará se houve legítima defesa.
O CRIME
Segundo informações, policiais militares da Força Tática foram informados que um roubo à residência estaria acontecendo na Rua Teófilo Ferreira, no Residencial Village Giraldelli. Ao chegar ao local, os agentes constataram que realmente uma ação criminosa estaria acontecendo no interior da casa.
Os policiais estacionaram a viatura longe da residência e foram até o muro da casa a pé, onde ficaram de campana. Segundo a PM, o portão e a porta do imóvel estavam abertos, onde os agentes puderem ver diversas pessoas na residência.
Após alguns minutos, o ajudante saiu correndo de dentro da casa, tentou fugir, mas foi detido pela PM. O segundo bandido saiu da casa utilizando um capacete e com a arma apontada para os policiais.
O policial militar pediu para que o bandido largasse o revólver. Após uma resposta negativa, o agente efetuou um disparo contra o criminoso, que caiu logo em seguida. Mesmo baleado, o ladrão tentou agredir o policial e acabou preso.
O caso foi registrado no Plantão Policial de Hortolândia e será apurado pelo 1º Distrito Policial. A dupla recebeu voz de prisão em flagrante por roubo e resistência. O crime também foi registrado em boletim de ocorrência como tentativa de homicídio. Nenhum dos quatro moradores que estavam na residência ficou ferido.
Reportagem: Thiago Alves | Hortolândia
[email protected]
Policial
Vereadores são detidos suspeitos de rachadinha em Hortolândia

Policiais do BAEP cumpriram três mandados de prisão nesta quinta-feira (18). Entre os detidos está o Vereador Enoque Leal Moura, Vereadora Márcia Campos suspeitos do crime de “rachadinha”. O outro preso é um comissionado.
O 10° BAEP de Piracicaba esteve cumprindo 3 mandados de prisão em Hortolândia proferidos por decisão da 1ª Vara Criminal de Hortolândia, a pedido da 3ª Promotoria de Justiça de Hortolândia.
Os detidos foram encaminhados ao DP de Hortolândia na área central. A ocorrência está em andamento.
O que é rachadinha?
De acordo com o site politize, “Rachadinha” é o nome popular dado para “desvio de salário de assessor”. Na prática, trata-se de uma transferência de parte ou de todo salário do servidor para o parlamentar ou secretários a partir de um acordo anteriormente estabelecido.
A operação é muito similar ao que conhecemos como o uso de “funcionários fantasmas”. Nesse caso, a pessoa nomeada para exercer o cargo público não é uma funcionária de fato, ou seja, o salário do cargo é transferido para o agente que a nomeou.
Policial
Colisão deixa viatura parcialmente destruída

Na noite desta quarta-feira (17), uma colisão envolvendo uma viatura e um veiculo Volkswagen, deixou a viatura parcialmente destruída.
A colisão aconteceu no cruzamento da avenida Olívio Franceschini com a rua Eliza Laurinda da Silva, no bairro Jardim Santana em Hortolândia
Informações preliminares, contam que a viatura estava em ocorrência e com a sirene ligada quando ao atravessar o cruzamento acertou o carro.
Policial
Policia recupera caminhão roubado em Hortolândia

A Polícia Militar recuperou um caminhão roubado que transportava carne bovina e prendeu um suspeito. O fato aconteceu na manhã de terça-feira(16).
De acordo com os policiais o motorista do caminhão e o ajudante foram rendidos por três meliantes, nas mediações do cemitério dos Amarais em Campinas, sendo que um deles assumiu a direção do caminhão e os outros dois entraram em um carro com as vítimas.
A PM, que foi alertada sobre o acontecido, perseguiu o caminhão quando, na entrada de Hortolândia, próximo ao supermercado Pague Menos, o motorista perdeu o controle do veículo e colidiu contra o guard-rail.
O suspeito tentou fugir a pé, mas foi detido pelos policiais. O veículo que estava com as vítimas fugiu sentido o bairro do Matão, em Sumaré, onde deixaram as vítimas e fugiram.
O caminhão foi levado à delegacia, assim como o meliante. No veículo foi encontrado um dispositivo para contar o rastreamento.
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Bosch Campinas está com diversas oportunidades de emprego
-
Eventos7 dias atras
Festival Made In Roça na Praça a Poderosa
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Marelli está com vagas de emprego para a produção
-
Nossa Cidade1 semana atras
Como será calculada a taxa do lixo em Hortolândia? Confira:
-
Nossa Cidade1 semana atras
Avenida fica bloqueada para Festa dos Pais, confira
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Unesp abre concurso público para diversas áreas
-
Outros1 semana atras
Jeep Renegade 2023 ganha motor turbo e perde liderança
-
Nossa Cidade6 dias atras
Taxa do lixo é revogada pelo prefeito de Hortolândia