Intensificar a fiscalização para combater o avanço da nova cepa da Covid-19. Esse foi o foco da reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus de Sumaré nessa sexta (19), no Paço Municipal. O encontro que contou com representantes do Poder Executivo e Legislativo, das Polícias Civil e Militar e da sociedade civil foi conduzido pelo prefeito Luiz Dalben e teve por finalidade unir forças e definir ações coletivas e medidas complementares para o enfrentamento da pandemia. Houve apelo para a consciência popular e a necessidade do apoio e união de todos nesse momento em que tanto os números de casos positivos como de óbitos aumentam diariamente.

Para reforçar essas ações, o Decreto Municipal 10.995/2021 publicado no Diário Oficial restringe, assim como as demais cidades da RMC, a circulação nas ruas a partir deste sábado – entre 20h e 5h – visando interromper o fluxo tanto de pessoas quanto de veículos. Estão previstas ‘barreiras sanitárias’, ou seja, ‘Operação Saturação’ e blitz em pontos estratégicos visando coibir pancadões e festas clandestinas. O Comitê ressaltou que o comerciante ou o trabalhador que luta para colocar comida na mesa não é o responsável por espalhar o vírus, e sim aquele que deliberadamente participa de aglomerações e não segue os protocolos sanitários. 

“Precisamos ser mão amiga e pulso firme nessa luta pela vida! Não podemos mais permitir que espalhem o vírus. Vamos estar nas ruas com fiscais de todos os setores municipais: Vigilância, Trânsito, Tributário, Defesa Civil, GCM, Bombeiros, policiais Civil e Militar, numa força-tarefa para que os protocolos sanitários e de isolamento social sejam respeitados, principalmente nessa fase emergencial, tendo em vista que a nova cepa do vírus é muito agressiva e evolui em uma velocidade inimaginável”, explicou o Comitê.

Foi reforçada a importância de todos trabalharem conjuntamente, sempre priorizando a conscientização da população. Um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid e a oração do Pai Nosso no encerramento da reunião, que além do prefeito Luiz Dalben contou com a presença do vice Henrique do Paraíso, delegado titular Dr Marco Antonio Braga, Major Henrique da Polícia Militar, presidente da Câmara de Vereadores Willian Souza, pastores, GM, Bombeiros, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Procuradoria do Município e secretários Municipais, e a participação do deputado estadual Dirceu Dalben (por videoconferência).

Plano de trabalho

Na manhã deste sábado (20), o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus de Sumaré divulgou o plano de trabalho em três pilares de atuação: conscientização, preventivo e ostensivo. Trata-se da continuidade da campanha de orientação em todo o Município buscando diminuir os níveis de contágio para retroceder o mais rápido possível de fase. A primeira etapa reforça a visita porta a porta dos comércios, além de faixas informativas e propaganda de rua.

A medida preventiva será mais intensa e inclui a fiscalização da Vigilância Sanitária com o apoio dos órgãos municipais durante o período diurno, próximo ao horário de fechamento dos estabelecimentos e, especialmente, daqueles localizados nas proximidades das praças, a fim de evitar a venda de bebida alcóolica e, consequentemente, aglomerações. “Se o cidadão não tiver onde comprar a bebida, não tem o porquê de ele ficar nas ruas”, completou o Comitê.

Já a ostensiva prevê Operações Saturação em pontos estratégicos da cidade, com aumento do efetivo e de viaturas, numa ação integrada das forças policiais da cidade – GM, Civil e Militar – e vai abordar qualquer pessoa que estiver circulando pelas ruas após as 20h e orientar para que retorne ao domicílio.  

Para tanto, visando maior eficácia das ações, o ‘arrastão’ vai começar pela sede da Guarda Civil Municipal e terminar nos focos das aglomerações, incluindo as praças e principais vias públicas.      

O isolamento social é uma ferramenta importante para frear a disseminação da Covid-19, e ações de orientação e conscientização são fundamentais. Por meio da propaganda rotativa, a Prefeitura pede a colaboração dos moradores, para que mantenham o distanciamento social, façam uso de máscaras e do álcool em gel, evitem aglomerações, saiam de casa somente em casos de extrema necessidade e procurem os postos de saúde apenas em situação de urgência e emergência.

“A Administração Municipal não tem medido esforços e está empenhada para conter a disseminação da Covid-19 visando preservar a salvar vidas! As equipes municipais reforçam as ações junto à população e comércio da cidade, tendo em vista que são medidas preventivas necessárias para diminuir os casos da doença”, informou o Comitê.

Vale lembrar que o Decreto Municipal 10.995 complementa as medidas do governo estadual no enfrentamento à pandemia do coronavírus, que autoriza a circulação de pessoas apenas para o exercício das atividades essenciais previstas na Fase Emergencial do Plano São Paulo, até as 20h.