Agricultor afirma que desenvolveu tecnologia hidráulica inovadora.
Veículo estreou nas arenas na abertura do rodeio na noite deste sábado.
Pela primeira vez em um rodeio, o veículo divulgado como o maior triciclo do Brasil chamou a atenção dos visitantes que assistiram às apresentações na arquibancada da 27ª Festa do Peão de Americana (SP) na noite deste sábado (22/06). E o criador do modelo garante: não é só tamanho, tem engenharia inteligente também.
“Tem muita gente que passa aqui e diz que isso só pode ser coisa dos Estados Unidos, meu orgulho é mostrar que tem brasileiro que também consegue realizar um projeto desses”, afirma Elvis de Almeida, 51, conhecido por Boby.
O triciclo pesa 5.100kg, fora os 340 litros de combustível. São 6,4 metros de comprimento, 3 metros de largura e 3,2 metros de altura. Todo o funcionamento é hidráulico e como a máquina – que pode chegar a 90km/h – não tem embreagem, é fácil de dirigir, segundo o inventor.
Foi em seu sítio em Cosmópolis (SP) que ele começou a usar a máquina de solda para construir triciclos com motores e chassis usados. “Eu era apaixonado por moto, mas em 1997 sofri um acidente e não conseguia mais me equilibrar, por isso comecei com os triciclos”, conta.
A partir da necessidade, Boby desenvolveu um talento, e não conseguiu mais parar. Apesar de ter frequentado a escola apenas até a 3ª série (atual 4º ano), ele sempre quis compreender o funcionamento das máquinas.
“Por um serviço que fiz, recebi como pagamento um monte de peças e motores. Aquilo ficou um tempo no quintal de casa e minha mulher só brigava comigo, dizendo que o ferro não ia trazer comida pra casa”, diverte-se o agricultor. Foi muito investimento e até um financiamento para concluir o projeto, de 2008 até janeiro deste ano.
O sítio dele ainda produz milho e palmeira ornamental, mas Boby quer diversificar as atividades. “Já ouvi críticas de que eu quis me agigantar, mas não é isso. Eu nunca imaginei que alguém do sítio podia fazer sucesso, dar autógrafo como dou, só quis vencer um desafio que eu mesmo coloquei.”
Fonte: G1
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98