15 de maio de 2024
Nossa Região

Fazenda Santa Margarida nova nota sobre febre maculosa

Fazenda Santa Margarida

Em primeiro lugar, gostaríamos novamente de reforçar que a Fazenda Santa Margarida lamenta profundamente os casos de febre maculosa e se solidariza com a dor e o sentimento dos familiares e amigos das vítimas da doença.

E, vale destacar que a Fazenda Santa Margarida realiza eventos há mais de vinte anos no mesmo lugar e, conforme amplamente já divulgado, nunca houve qualquer relato de casos ou de suspeita de febre maculosa entre nossos visitantes, colaboradores e terceirizados. A saúde e segurança de todos os envolvidos sempre foram prioridades na Fazenda, e qualquer preocupação ou ocorrência seria prontamente tratada.

Hoje, a Fazenda Santa Margarida protocolou na Prefeitura Municipal de CampinasPlano de Plano de Ação de Contingenciamento Ambiental e de Comunicação para Mitigação de Riscos de Parasitismo e Transmissão de FMB. Tão logo a Prefeitura aprove as ações, a Fazenda Santa Margarida fará a divulgação dos principais pontos do documento.

Este plano foi elaborado com o objetivo de atender às exigências do parecer técnico bem como de estabelecer diretrizes e medidas preventivas eficazes para garantir a segurança dos participantes, equipe e visitantes em eventos realizados na Fazenda Santa Margarida.

A Fazenda Santa Margarida, conhecida por sediar eventos diversos, está localizada em uma região em que se constatou somente agora uma alta incidência de febre maculosa. “Reconhecemos a importância de agir prontamente para mitigar os riscos de parasitismo e transmissão dessa doença, garantindo assim a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos”, ressalta o documento.

Sendo assim, o presente plano foi desenvolvido em conformidade com as diretrizes e orientações das autoridades de saúde competentes, bem como com a colaboração de especialistas em controle de doenças transmitidas por carrapatos e pesquisadores da área.

O plano de ação abrange os seguintes aspectos principais:

Avaliação da situação: Inclui o monitoramento constante do transmissor da febre maculosa na região e a identificação de possíveis áreas de risco nas áreas internas da Fazenda.

Equipe responsável: Será apresentada a equipe designada para tratativas acerca do Plano de Ação de Contingenciamento Ambiental e de Comunicação para Mitigação de Riscos de Parasitismo e Transmissão de FMB. Esta equipe será lotada de um Coordenador de Segurança e Saúde, além dos demais profissionais de manutenção e controle de pragas.

Medidas de prevenção: Engloba a manutenção adequada do terreno, criação de barreiras físicas, sinalização, orientações e uso de repelentes adequados e comunicação.

Serviços contratados: Contratação de empresas de Engenharia Ambiental e especialistas em controle de pragas.

Autoridades e colaboração: Colaboração constante com as autoridades de saúde locais.

Monitoramento e revisão contínuos: Inclui o monitoramento de acordo com cronograma lançado junto ao plano, avaliações pré e pós-evento e a realização de ajustes necessários no plano de acordo com o decorrer do período de ação.

Vale ressaltar que essa enfermidade é considerada uma zoonose, ou seja, que pode ser transmitida entre animais e seres humanos, e salienta que além das ações particulares que serão feitas nas áreas internas da propriedade, a Fazenda Santa Margarida conta com o apoio de todos os órgãos responsáveis no controle e prevenção, em toda a região, uma vez que Campinas é endêmica para a febre maculosa.

A Fazenda Santa Margarida Reforça o compromisso em cumprir rigorosamente todas as medidas propostas neste plano, visando mitigar os riscos de parasitismo e possível transmissão de febre maculosa. E reforça que está aberta a colaborar e compartilhar informações atualizadas com as autoridades competentes, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.

A Fazenda Santa Margarida sempre agiu e age de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária, bem como mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço e sua conservação. Ressaltamos que toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas.

A Fazenda Santa Margarida agradece a compreensão e colaboração de todos e reitera seu compromisso em garantir a segurança e o conforto de seus visitantes, colaboradores e comunidade.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98