Neste ano, os alunos retornarão das férias às aulas no próximo dia 27 de janeiro. A Secretaria de Educação Estadual preparou um calendário especial em virtude da Copa do Mundo que acontecerá no Brasil. As férias escolares de meio de ano também foram marcadas levando em consideração os jogos do Mundial e acontecerão entre os dias 12 de junho e 11 de julho, período em que acontecerão as partidas. Além disso, os alunos e servidores terão um recesso de sete dias entre os dias 13 e 20 de outubro para que o segundo semestre letivo não seja tão longo se comparado ao primeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a reorganização do calendário, realizado pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica garante a manutenção dos 200 dias letivos previstos em lei sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes. O objetivo é garantir que o evento não prejudique a presença dos alunos nas aulas e colaborar na organização dos setores públicos e privados para a oferta de serviços e diminuição do trânsito.
A medida contempla a Lei Federal 12.663, que determina que os poderes se organizem pra que não haja aula no período em que acontecem os jogos da Copa do Mundo.
Todas as 91 diretorias de ensino de São Paulo já foram comunicadas para que avisem aos pais e as comunidades escolares com antecedência. “Nossas escolas foram orientadas a fazer do evento uma oportunidade de aprendizado e já estão em andamento projetos que levam o assunto para as unidades de ensino. É importante que os pais tenham a oportunidade de se organizar com antecedência para esse novo calendário”, afirmou o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald.
Escolas municipais
Das cidades de cobertura do Jornal Página Popular, apenas Sumaré terá mudanças no calendário em virtude da Copa. O recesso escolar de 2014 vai de 12 de junho a 13 de julho. As aulas se iniciarão no dia 29 de janeiro e o término do ano letivo se dará no dia 16 de dezembro.
Hortolândia não terá nenhuma mudança no calendário, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Monte Mor informou que o calendário ainda não foi definido. E Nova Odessa não soube informar se haverá alterações na calendário letivo ou não.
A diretora de escola Silvana Almeida, de Hortolândia, considera que o calendário não causará transtorno ao calendário pedagógico das escolas. “A Copa por si só já causará uma certa euforia nos alunos, por isso, acredito que seja melhor que eles fiquem em casa para assistir aos jogos e que venham à escola e não dispensem a atenção necessária na aprendizagem. Acredito que será melhor assim”, avaliou.
“Eu estou super ansioso para começar a Copa. Acho que vai ser uma boa antecipar nossas férias, assim, não ficamos pedindo para as professoras deixarem a gente saber os resultados dos jogos”, disse o aluno WesIei Dulcine, de 14 anos, estudante da oitava série da escola estadual Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, de Hortolândia.
FONTE: Página Popular
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98