Com o objetivo de orientar à população com relação à qualidade da água fornecida pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, a concessionária retomou em janeiro o programa Laboratório Móvel Preventivo.

A ação, que irá ocorrer mensalmente, consiste em mapear clientes que já tiveram dúvidas sobre a qualidade da água e, a partir disso, visitá-los para orientar quanto ao trabalho de monitoramento da qualidade que a BRK realiza, sanar dúvidas que possam haver sobre o tema, explicar as melhorias já realizadas, entregar folhetos orientativos e, até mesmo, identificar quais as percepções dos clientes quanto ao trabalho desenvolvido pela concessionária para, a partir disso, aplicar possíveis melhorias no processo. 

A previsão é que sejam realizadas, no mínimo, cinco visitas preventivas por mês. Durante a visita, será realizada a coleta da água na ligação do cliente e feita uma análise dos seguintes parâmetros: pH, Cor, Turbidez e Cloro. “Isso é importante porque, no momento da visita, conseguimos verificar se a água atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 5/2017. Além de ser uma ótima oportunidade de apresentarmos o Laboratório Móvel ao cliente e reforçar que o serviço está disponível gratuitamente para atender a toda população de Sumaré”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da concessionária. 

As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h, e não são agendadas. A previsão é de que, até o final do ano, 60 residências recebam a ação desenvolvida pela concessionária. 

Para a Elaine Moraes Menezes, moradora do Vila Santana há 16 anos, o trabalho é importante para orientação sobre a água distribuída. “Antes nós tínhamos muito problema com a qualidade da água, não só com a alteração de cor mas também com o cheiro. Hoje, isso não tem ocorrido mais. É bacana receber essa ação, com profissionais capacitados que explicam com propriedade as melhorias já feitas, orientam sobre o processo e asseguram a qualidade da água que a concessionária distribui”, comenta. 

A Terezinha Caitano Reinoldes, moradora do Vila Miranda há 18 anos, relata que viu diferença na qualidade da água após uma obra de melhoria. “Teve uma obra para trocar as redes de distribuição de água e, após isso, não tivemos mais problema de alteração de cor. Foi muito interessante receber a equipe e entender como está a qualidade da água, saber por que ocorriam os problemas antes e ter a informação de que eles foram sanados”, complementa Terezinha. 

“O objetivo é que o cliente se sinta seguro com o trabalho que prestamos no município e perceba que estamos cuidando da água que fornecemos a eles”, diz Rafaella.

O projeto, que é pioneiro no município de Sumaré, ocorreu entre os meses de janeiro e fevereiro nos bairros Jardim Residencial Ravagnani, Residencial Parque da Floresta, Centro, Veccon e Vila Santana. Em março, está previsto para passar pelos bairros Parque Franceschini, Jardim das Palmeiras, Vila Menuzzo, Jardim São Carlos e Parque Residencial Casarão.

A BRK Ambiental reforça que o serviço do Laboratório Móvel é gratuito e que pode ser solicitado pelos clientes por meio do telefone 0800 771 0001.