Connect with us

Nossa Cidade

Workshop ensina contar histórias para o público infantil

Publicado

em

Atividade de formação cultural gratuita é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura

Workshop contação de história

Quem gosta de contar histórias pode aprender técnicas para aperfeiçoar a contação por meio do workshop que será realizado pela Prefeitura, neste mês, por meio da Secretaria de Cultura. A atividade de formação é gratuita e serão realizadas em dois pontos de cultura: Biblioteca CAIC, no Jardim Amanda, e no CAC (Centro de Arte e Cultura), no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Na Biblioteca CAIC, o workshop começa nesta quarta-feira (2/10), das 18h30 às 21h30. NO CAC, as aulas iniciam no sábado (5/10), das 14h às 17h. Os interessados devem se inscrever nos pontos de cultura (veja endereço, telefone de contato e programação do workshop abaixo).

De acordo com a Secretaria de Cultura, o workshop será ministrado pelo ator, diretor, escritor e professor de teatro Antonio Carlos Pires do Prado, por meio do projeto “Beneditas Histórias”, premiado no concurso realizado pela Prefeitura, no primeiro semestre, para seleção de projetos para formações culturais.

Publicidade

Ao todo foram premiados 11 projetos que garantirão a realização de cursos e workshops nas áreas de grafitti, fotografia digital para amadores, desenho artístico, contadores de histórias, teatro, dança do ventre, circo e capoeira em vários pontos de cultura.

A realização do concurso para seleção de projetos para formações culturais segue as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura que tem a adesão da Prefeitura com a implantação do Sistema Municipal de Cultura, importante instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas na área cultural.

Criado pelo governo federal, o Sistema Nacional de Cultura tem o objetivo de descentralizar o sistema cultural no País e unificar as políticas dos Municípios, Estados e União.

“Beneditas Histórias” tem o objetivo de valorizar a cultura oral brasileira, através de histórias originais, mesclando técnicas variadas de representação como teatro de fantoches, teatro de sombra, criação e gravação de filmes curta metragem com roteiros concebidos pelos próprios alunos, técnicas de mímica e expressão corporal, canto e dança.

Publicidade

Durante o workshop, os participantes realizarão atividades para exercitar o potencial de criação, realizarão jogos de improvisação, interpretação e manipulação de fantoches, além da confecção e manipulação de objetos e máscaras.

O workshop de contação de histórias faz parte das ações da Secretaria de Cultura para ampliar as atividades de formação na área cultural, com o objetivo de descobrir novos talentos e ampliar a produção cultural em Hortolândia. “É uma das metas do Plano Municipal de Cultura, elaborado com a participação de artistas e da comunidade”, disse a diretora de Cultura, Patrícia Banhara.

Workshop de Contação de História

CAC (Centro de Arte e Cultura)
Avenida Armelinda Espúrio da Silva, 785 | Jardim Nossa Senhora de Fátima
Sábados: das 14h às 17h
Datas
Outubro: 5, 19 e 26
Novembro: 9
Mais informações: 3845-2525
______________________

Publicidade

Biblioteca CAIC
Rua Graciliano Ramos, 698 | Jardim Amanda
Quartas: das 18h30 às 21h30
Datas
Outubro: 2, 9, 16 e 23
Mais informações: 3909-4638



Nossa Cidade

Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda

Publicado

em

Por

Um motorista perdeu o controle do veículo após cochilar ao volante e colidir contra uma árvore, na madrugada deste sábado(25), na Avenida Brasil no Jardim Amanda I. A vítima retornava de seu trabalho noturno quando aconteceu o acidente.

O garçom, morado do bairro Jardim São Sebastião, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves e encaminhado ao UPA do Jardim Amanda sem sinais de embriaguez.

Ninguém mais ficou ferido.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de Van parada no semáforo em Hortolândia 

Publicado

em

Por

Um motociclista de 29 anos ficou ferido após colidir na traseira de uma van parada no semáforo na avenida da emancipação, no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, ontem a noite. 

O motociclista seguia pela Avenida, sentido Centro, quando colidiu na traseira do veículo, que estava parado aguardando a abertura do semáforo no cruzamento.

A condutora do veículo relatou que rapidamente acionou o SAMU, e a vítima foi encaminhada com diversas escoriações, até a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Rosolem.

Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local onde auxiliou o trânsito, em seguida apresentou a ocorrência no Plantão Policial da cidade, onde o caso será investigado. 

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Publicado

em

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia

A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal. 

Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único. 

“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.

Partidas deste final de semana

Sábado (25/06)

Campo do Rosolém

8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo

10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Campo do Remanso Campineiro

9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares