16 de julho de 2024
Nossa Cidade

Workshop ensina contar histórias para o público infantil

Atividade de formação cultural gratuita é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura

Workshop contação de história

Quem gosta de contar histórias pode aprender técnicas para aperfeiçoar a contação por meio do workshop que será realizado pela Prefeitura, neste mês, por meio da Secretaria de Cultura. A atividade de formação é gratuita e serão realizadas em dois pontos de cultura: Biblioteca CAIC, no Jardim Amanda, e no CAC (Centro de Arte e Cultura), no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Na Biblioteca CAIC, o workshop começa nesta quarta-feira (2/10), das 18h30 às 21h30. NO CAC, as aulas iniciam no sábado (5/10), das 14h às 17h. Os interessados devem se inscrever nos pontos de cultura (veja endereço, telefone de contato e programação do workshop abaixo).

De acordo com a Secretaria de Cultura, o workshop será ministrado pelo ator, diretor, escritor e professor de teatro Antonio Carlos Pires do Prado, por meio do projeto “Beneditas Histórias”, premiado no concurso realizado pela Prefeitura, no primeiro semestre, para seleção de projetos para formações culturais.

Ao todo foram premiados 11 projetos que garantirão a realização de cursos e workshops nas áreas de grafitti, fotografia digital para amadores, desenho artístico, contadores de histórias, teatro, dança do ventre, circo e capoeira em vários pontos de cultura.

A realização do concurso para seleção de projetos para formações culturais segue as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura que tem a adesão da Prefeitura com a implantação do Sistema Municipal de Cultura, importante instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas na área cultural.

Criado pelo governo federal, o Sistema Nacional de Cultura tem o objetivo de descentralizar o sistema cultural no País e unificar as políticas dos Municípios, Estados e União.

“Beneditas Histórias” tem o objetivo de valorizar a cultura oral brasileira, através de histórias originais, mesclando técnicas variadas de representação como teatro de fantoches, teatro de sombra, criação e gravação de filmes curta metragem com roteiros concebidos pelos próprios alunos, técnicas de mímica e expressão corporal, canto e dança.

Durante o workshop, os participantes realizarão atividades para exercitar o potencial de criação, realizarão jogos de improvisação, interpretação e manipulação de fantoches, além da confecção e manipulação de objetos e máscaras.

O workshop de contação de histórias faz parte das ações da Secretaria de Cultura para ampliar as atividades de formação na área cultural, com o objetivo de descobrir novos talentos e ampliar a produção cultural em Hortolândia. “É uma das metas do Plano Municipal de Cultura, elaborado com a participação de artistas e da comunidade”, disse a diretora de Cultura, Patrícia Banhara.

Workshop de Contação de História

CAC (Centro de Arte e Cultura)
Avenida Armelinda Espúrio da Silva, 785 | Jardim Nossa Senhora de Fátima
Sábados: das 14h às 17h
Datas
Outubro: 5, 19 e 26
Novembro: 9
Mais informações: 3845-2525
______________________

Biblioteca CAIC
Rua Graciliano Ramos, 698 | Jardim Amanda
Quartas: das 18h30 às 21h30
Datas
Outubro: 2, 9, 16 e 23
Mais informações: 3909-4638



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98