Para facilitar a escolha de quem pretende retirar mudas de árvores para plantio, o Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos, órgão da Prefeitura de Hortolândia, disponibiliza um catálogo de espécies disponíveis para retirada gratuita (veja listagem abaixo). Há tanto espécies frutíferas, quanto não frutíferas para arborização em calçada com e sem fiação. 

A listagem foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, há quatro mil mudas disponíveis para doação à comunidade. Cada pessoa pode solicitar uma muda a cada dois meses, por endereço. Para tanto, é necessário fazer um cadastro. O interessado precisa apresentar documento de identidade e comprovante de endereço atualizado.

Depois da parada para a reposição de estoques, o serviço de doação de mudas de árvores ao público foi retomado, na última quarta-feira (04/03). No Viveiro Municipal também é feita a distribuição de adubo orgânico e a solicitação de poda e corte de árvores (veja cronograma de atendimento abaixo), serviços que não foram afetados pela medida.

O Viveiro está localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Loteamento Adventista Campineiro, e funciona em dias diferentes para a prestação destes serviços. De segunda a sexta-feira,  é possível solicitar poda e corte de árvore. Já de quarta a sexta-feira, pode-se fazer a retirada de mudas e de adubo orgânico. Em ambos os casos, o horário de funcionamento é o mesmo: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. No caso do adubo orgânico, serão disponibilizados 40 kg por endereço, a cada dois meses.

“Os munícipes poderão retirar as mudas ideais para o plantio que desejam fazer, seja na calçada, seja no quintal de casa. Lá no Viveiro, poderão ser orientados sobre a espécie ideal para o local desejado”, explica a diretora do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo.

Recomposição de estoques

Apesar da retomada do serviço, quem quiser auxiliar na ampliação dos estoques pode procurar o Viveiro e doar qualquer tipo de mudas de árvores, nativas ou exóticas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3897-2926.

 

Confira os dias e horários de atendimento:

Retirada de mudas e compostagem: de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h.

Espécies para arborização e frutíferas – 1 muda a cada 2 meses/ por endereço

Compostagem: 40 kg a cada 2 meses/por endereço

Solicitação de Poda e Corte de árvore: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h.

 

Confira a listagem das árvores disponíveis para doação:

Mudas frutíferas a serem doadas:

 

Mudas de arborização para calçada sem fiação a serem doadas:

 

Mudas de arborização para calçada com fiação a serem doadas:

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia