Nossa Cidade

Violência contra idosos é tema de palestra no Centro da Melhor Idade

 

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência contra o idoso, que acontece sexta-feira (15/06), a Prefeitura de Hortolândia promoveu, na tarde desta quarta-feira (13/06), no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, palestras para discutir o tema. Cerca de 50 idosos cadastrados participaram do evento, que contou com palestras do advogado Antonio Guido e do médico Éder Viotto, integrante do Programa Viva Mais, de promoção da saúde e da qualidade de vida. O evento foi realizado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Governo/Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres – Setor de Políticas Públicas para Idosos e o Conselho Municipal do Idoso. Atualmente, há cerca de 1.300 cadastrados no programa municipal da Melhor Idade, nas duas unidades. 

Anuncio


Segundo a psicóloga Fernanda Fadiga, responsável pelo CCMI Remanso Campineiro, o objetivo da ação foi passar aos munícipes com 60 anos ou mais, cadastrados nos programas da Prefeitura, informações sobre os diversos tipos de violência para que saibam reconhecê-la e como agir nestes casos. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que existem no Brasil quase 23,5 milhões de pessoas idosas. A projeção é que, em 40 anos, o percentual de idosos no País triplique, aproximando-se de 29,7% da população.

O que é violência contra a pessoa idosa?

Folder elaborado pela Prefeitura, distribuído no evento, lembra que “são ações ou omissões cometidas, uma ou mais vezes, que prejudicam a integridade física e emocional do idoso e impedem o desenvolvimento de seu papel social. São cometidas por instituições, filhos, cônjuge, parentes, cuidadores e sociedade em geral, de forma física, psicológica, sexual, abandono, negligência, financeira, medicamentosa e/ou emocional”.

Denuncie a violência pelos seguintes números:

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo