Nossa Cidade

Veja a lista de inscritos nos cursos a distância voltados a empreendedores da Economia Solidária

A Prefeitura de Hortolândia publicou, nesta terça-feira (15/12), no Diário Oficial Eletrônico do Município a lista de inscritos habilitados nos cursos gratuitos voltados a empreendedores da Economia Solidária. A lista completa pode ser acessada neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br/eatos/hortolandia. Ao todo, são quatro as formações oferecidas na modalidade EaD (Educação a Distância): Fluxo de Caixa, Plano de Negócio, Gerenciamento de custos e Contabilidade para não contadores.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, os inscritos devem se dirigir ao HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Região Central, até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, levando RG, CPF e comprovante de residência. A medida é necessária para análise e verificação de dados e emissão do certificado ao final do curso.

Anuncio


Ao todo, foram disponibilizadas 80 vagas, 20 em cada curso, preferencialmente para empreendedores solidários. Agora, a empresa contratada, o Instituto Crepaldi, entrará em contato com os inscritos e passará login e senha para que eles possam acessar o sistema.

Os participantes terão 45 dias para concluir o cursos. Os aprovados receberão certificado. Os cursos são disponibilizados graças ao convênio Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária), com recursos específicos para formação de pessoal.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, quem não tem acesso à internet para assistir às aulas, poderá agendar o uso de computadores no Laboratório de Informática do CQP (Centro de Qualificação Profissional) do HORTOFÁCIL. O agendamento de equipamentos pode ser feito, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, pelo telefone 3865-1400, ramal 8233.

“Muitos empreendedores não conseguem separar as contas de casa das do negócio, nem fazem controle de caixa. Nosso objetivo é capacitá-los para que estejam mais preparados e controlem melhor o próprio negócio”, afirma Cláudia Maria Melo da Silva, chefe de Setor de Geração de Renda e Empreendedorismo.

Sobre a Economia Solidária

A Economia Solidária é uma política pública de Inclusão e Desenvolvimento Social sob gestão, no município, do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária. É regulamentada por três leis municipais: a de nº 1.236/2003, que institui o PES (Projeto de Economia Solidária), com o objetivo de potencializar o desenvolvimento de atividades econômicas por grupos organizados de baixa renda; a de nº 2.669/2012, que cria o Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária e dá outras providências; e a de nº 3.544/2018, que dispõe sobre a criação da incubadora municipal da Economia Solidária, além de diversos regulamentos.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, atualmente, há 47 empreendedores solidários cadastrados junto à Prefeitura. Destes, 25 estão em atividade, 12 atuam na Praça do Pastel, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, e 13 na Praça da Penha, no Jd. Nossa Senhora da Penha. Eles produzem e comercializam alimentos e objetos artesanais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo