Ação “Turminha Sabida”, realizada pela Prefeitura, buscou agilizar e facilitar o acesso à vacina, em ambiente acolhedor e conhecido pelos estudantes
A vacinação nas escolas municipais contra a Covid-19, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da ação “Turminha Sabida”, chegou ao fim, no último sábado (19/03). Neste dia, a imunização aconteceu nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Jd. Amanda-CAIC e Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, beneficiando 850 crianças.
Segunda a Secretaria de Saúde, parceira da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia na ação, 4.107 crianças entre seis e 11 anos de idade receberam a segunda dose da CoronaVac, completando o esquema vacinal de proteção contra o Coronavírus, nesta segunda etapa do mutirão da vacina em ambiente escolar. Contudo, 1.596 ainda não voltaram para concluir o esquema, seja na escola, seja nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
“Os pais devem procurar a UBS que oferece a vacina pediátrica contra Covid, das 8h às 15h30, de acordo com o cronograma. Não é necessário agendamento. No próximo sábado (26/03), estaremos com a UBS Dom Bruno aberta para vacinação”, orienta a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, ressaltando que, no ato da aplicação da segunda dose, não é necessária a presença do pai ou da mãe, somente de algum responsável nomeado por estes. “Estas crianças que só receberam a primeira dose da Coronavac ficam mais vulneráveis. Os níveis de proteção não serão mantidos, pois falta a dose de reforço. Correm o risco de afastamento da escola, se tiver algum caso de contaminação pelo vírus em sala de aula”, esclarece ainda a enfermeira.
Crianças neste segmento que ainda não receberam a segunda dose ou mesmo a primeira devem procurar as UBSs da cidade. Para saber qual a unidade que atende a cada dia, clique neste link: http://coronavirus.hortolandia.sp.gov.br/index.php/vacinacao-contra-o-coronavirus/.
Comprovante de vacinação
A partir de abril deste ano, pais e responsáveis por crianças entre seis e 11 anos de idade, já vacinadas com duas doses contra o Coronavírus, precisam apresentar às escolas da rede municipal o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19 ou atestado médico que evidencie a contraindicação à vacina. Quem perdeu a carteirinha onde foram anotadas estas informações pode solicitar atestado de vacinação na UBS onde houve a imunização ou buscar o comprovante no site do ConectSus, do Governo Federal (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home-default), ou do Poupatempo, do Governo de São Paulo (https://www.poupatempo.sp.gov.br/).
A falta de apresentação do comprovante de vacinação não impedirá o aluno de frequentar a escola ou realizar matrícula ou rematrícula. No entanto, familiares ou responsáveis precisam informar à escola sobre isso, dentro de prazo máximo de 60 dias, sob a pena de comunicação ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para as providências cabíveis. A medida está prevista na Portaria SMECT (Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) 03/2022, publicada na edição 1441 do Diário Oficial Eletrônico do Município, no dia 11 de fevereiro, que pode ser consultada neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1441.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98