Connect with us

Nossa Cidade

População é convidada a participar de reunião para revisão do Plano de Mobilidade Urbana de Hortolândia

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 118

Prefeitura quer ouvir a todos e, para isso, disponibiliza ferramenta para participação virtual

O Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, localizado no bairro Remanso Campineiro recebe, nesta terça-feira (22/03), das 10h às 12h, mais uma reunião para a revisão e atualização do  Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Hortolândia. Esta será a segunda etapa da série de cinco reuniões com o Grupo de Segurança Viária do município. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, desta vez, os assuntos abordados serão a acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) às calçadas da cidade, melhorias que possam ser realizadas futuramente, além de temas relacionados ao meio ambiente.

Anuncio


“A reunião será presencial, mas, como queremos ouvir a população, já que o Plano de Mobilidade Urbana é construído com ajuda popular, quem não puder comparecer pode participar por meio de um link que iremos disponibilizar (ver abaixo). São temas que fazem parte da segurança viária e é importante a participação dos grupos relacionados ao tema e de todos. Na questão do meio ambiente, por exemplo, a ideia é ter uma colaboração sobre os tipos de árvores mais adequados para as calçadas. São diversos temas que fazem parte do cotidiano das pessoas na cidade”, explica o diretor de Planejamentos e Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.

FAÇA PARTE DO DEBATE

Advertisement

Quem quiser participar virtualmente desta etapa da reunião, pode acessar o link https://us02web.zoom.us/j/85408276408?pwd=Yk5wWDVCY0l1ZzRWWm91Nmk4UXFYQT09.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o desenvolvimento do Plano para os municípios é Lei Nacional. A criação dele, contribui com o desenvolvimento de toda a cidade. Um dos tópicos do Plano de Mobilidade Urbana é a segurança viária, por isso, nesta primeira etapa de reuniões, foram chamados os representantes de diversas esferas e órgãos que ajudam na melhoria deste quesito, não apenas dentro do município mas, também, nas rodovias estaduais que cortam a cidade.

“Estas reuniões contribuem para a o futuro  da mobilidade urbana em nossa cidade. São trocas de ideias de temas que, no futuro, irão trazer benefícios para todos. Continuar trocando informações é o melhor caminho para avançarmos, cada vez mais, nos nossos propósitos de desenvolvimento”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.  

Advertisement

TRÂNSITO SEGURO

Hortolândia continua com bons resultados em segurança viária a cada divulgação do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) sobre os índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais nas ruas e avenidas da cidade. De acordo com o órgão estadual, em dezembro de 2021, por exemplo, não foi registrado nenhum acidente com vítima fatal na cidade. 

Desde 2017, a Prefeitura realiza diversas ações para a segurança viária do município.  Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, na comparação daquele ano com o ano passado, foram 19 vítimas fatais em acidentes viários nas ruas e avenidas da cidade, sem contar estradas e rodovias que cortam o município, enquanto em 2021, foram contabilizadas quatro vítimas de acidentes nos limites da cidade, uma redução de 79%. Com isso, Hortolândia cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas)  na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

AÇÕES QUE SALVAM VIDAS

Advertisement

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza uma série de ações, que, além da sinalização de solo em todas as regiões da cidade, vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, Operação “Cavalo de Aço” para motociclistas até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Ponte Estaiada ficará interditada por 10 dias: confira os horários

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Ponte Estaiada

Motoristas devem ficar atentos aos novos horários do bloqueio do tráfego na Ponte Estaiada, em Hortolândia, pelos próximos dias. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a medida visa melhorar a mobilidade dos moradores e garantir a segurança viária.

Antes criticada como um “elefante branco”, a Ponte agora desempenha um papel essencial na circulação da cidade.

Confira datas e horários de interdição da Ponte Estaiada

Anuncio


Entre amanhã (19) e o dia 29 abril, fica proibido o tráfego na ponte, sendo permitida apenas a circulação local, das 19h30 às 6h. No entanto, é importante ressaltar que neste domingo (21), a interdição acontecerá das 7h às 18h, somente na pista sentido bairro-Centro.

Essas medidas visam melhorar o fluxo de veículos e garantir a segurança dos usuários da ponte. Motoristas devem estar atentos às sinalizações e orientações dos agentes de trânsito para evitar transtornos durante o período de interdição.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Queda de temperatura

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que haja queda de temperatura em cidades do interior do estado, incluindo Hortolândia. O comunicado entrou em vigor à meia-noite de hoje.

Vale ressaltar que nossa cidade amanheceu com uma temperatura amena e ventos leves, porém, gelados, registrando cerca de 19ºC. Para hoje, a máxima não ultrapassará os 25ºC, marcando uma redução de cinco graus em relação aos dias anteriores.

Anuncio


Já amanhã (19), é quase certo que os termômetros cairão mais um pouco, com mínima de 15°C, porém, sem a perspectiva de chuva – algo que se prolonga para o fim de semana. Já no sábado (20), teremos uma variação entre 15°C e 28°C, com tendência de ventos fracos, porém, frios na parte da manhã e a tarde.

Por fim, o domingo (21) vem com as mesmas perspectivas, sendo um excelente momento para ficar com a família, descansando e se preparando para a segunda feira.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Oito partidos se unem pela reeleição de Zezé Gomes com Cafú de vice em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

zeze-cafu

No inicio da noite dessa quarta-feira (17), um marco na política hortolandense: líderes de oito partidos se uniram em um movimento de apoio à reeleição do Prefeito Zezé Gomes, lançando uma ampla lista de pré-candidatos para as eleições municipais de 2024.

O evento, realizado no espaço Gold Eventos e prestigiado por mais de 500 pessoas, marcou não apenas a apresentação dos futuros postulantes aos cargos de vereador e vice-prefeito, mas também um testemunho da força e engajamento do projeto político em curso na cidade.

Anuncio


O prefeito Zezé Gomes expressou gratidão pela mobilização e reforçou o compromisso de dar continuidade ao desenvolvimento inteligente e sustentável que tem caracterizado a gestão municipal. Em seu discurso, ele destacou a importância de representar um legado de progresso e qualidade de vida, enaltecendo os esforços desde a administração de seu antecessor, Angelo Perugini. “Hortolândia é uma cidade em ascensão, planejada para prosperar e oferecer bem-estar à sua população. Agradeço a confiança depositada em nossa gestão e reafirmo nosso compromisso com o cuidado e o progresso”, declarou.

Além do anúncio dos pré-candidatos a vereador, uma nomeação crucial marcou o evento: o atual Secretário Municipal de Governo, Cafu César, foi indicado como pré-candidato a vice-prefeito. Cafu refletiu sobre a importância do planejamento e da articulação política para o futuro de Hortolândia, destacando a necessidade de buscar soluções que garantam avanços para a cidade e sua população. “A confiança depositada em mim pelo prefeito Zezé é um privilégio. Estamos comprometidos em buscar o melhor para Hortolândia, negociando recursos e implementando projetos que promovam o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou.

Advertisement

Com representantes de partidos como Republicanos, PSB, PSD, Podemos, Progressistas, Partido Verde, PT e PCdoB, o evento demonstrou a união em torno de um projeto político que visa o progresso e a melhoria contínua de Hortolândia. Com mais de 100 homens e 40 mulheres na lista de pré-candidatos, a frente ampla revela um compromisso conjunto em direção a um futuro promissor para a cidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Ponte Estaiada Ponte Estaiada
Nossa Cidade3 minutos ago

Ponte Estaiada ficará interditada por 10 dias: confira os horários

Motoristas devem ficar atentos aos novos horários do bloqueio do tráfego na Ponte Estaiada, em Hortolândia, pelos próximos dias. De...

shopping de Indaiatuba shopping de Indaiatuba
Policial1 hora ago

Quatro pessoas são presas após furto de mais de R$ 36 mil em shopping de Indaiatuba

Quatro pessoas, sendo três mulheres e um homem, furtaram cerca de R$ 36 mil em produtos de um shopping de...

transporte público de Piracicaba transporte público de Piracicaba
Policial4 horas ago

Ônibus do transporte público de Piracicaba é incendiado e assusta moradores

Por volta das 4 horas da manhã de ontem (17), um ônibus do transporte público de Piracicaba foi incendiado e...

Queda de temperatura Queda de temperatura
Nossa Cidade5 horas ago

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que...

ônibus do BRT ônibus do BRT
Nossa Região6 horas ago

Acidente com ônibus do BRT deixa semáforos sem funcionar na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas

Na manhã de hoje (18), ocorreu um acidente entre um ônibus do BRT e um carro na Avenida John Boyd...

IBM IBM
Cursos7 horas ago

Plataforma lança mais de 100 cursos gratuitos com certificados, junto com a IBM

Você conhece o Eu Capacito? Essa é uma plataforma online que, neste momento, está disponibilizando mais de 140 cursos gratuitos,...

sabesp sabesp
São Paulo8 horas ago

O futuro da água em São Paulo, privatização da Sabesp é aprovada em primeira votação

Na última quarta-feira (17), a Câmara dos Vereadores de São Paulo deu um passo significativo rumo à privatização da Companhia...

Advertisement
cinema

Populares