Nossa Cidade
Vacinação antirrábica gratuita no próximo dia 19

Cães e gatos com mais de três meses de vida devem ser vacinados anualmente
A Prefeitura de Hortolândia realiza, a partir do dia 19 deste mês, a Campanha de Vacinação Antirrábica, que protege cães e gatos contra a raiva. No sábado e domingo (19 e 20/11), agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estarão de plantão em diversos locais para aplicar a vacina nos animais, gratuitamente. A segunda etapa será realizada nos dias 26 e 27 deste mês. Confira os pontos de vacinação. Os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h.
Orientações
Todos os cães devem ser levados ao local de vacina em coleiras adequadas. Além disso, os animais de porte grande ou muito ferozes precisam estar de focinheira. Já os gatos podem ser transportados em gaiolas próprias para os felinos, ou mesmo em carrinhos de feira.
A vacina antirrábica é recomendada para cães e gatos com mais de três meses de vida. A validade da dose é de um ano, sendo que esta vacina deve estar sempre em dia para proteger o animal e as pessoas que convivem com ele. Conforme estimativa da Secretaria de Saúde, há cerca de 29 mil cães e mais de 3 mil gatos em Hortolândia.
De acordo com o veterinário e coordenador técnico do CCZ, Evandro Alves Cardoso, apesar de todo mamífero estar sujeito à infecção pela raiva, a antirrábica é eficaz apenas para animais domésticos. “Vacinamos o cachorro e o gato pela proximidade que eles têm com o ser humano. Casos de mordida ou arranhadura por um animal infectado podem causar raiva em uma pessoa. A doença é fatal em todos os casos, por isso a prevenção é essencial”, afirma Cardoso.
A vacina utilizada na campanha deste ano é segura, sem nenhuma contraindicação. Há alguns anos, a vacinação antirrábica foi suspensa devido a reações apresentadas pelos animais imunizados. Com isso, uma nova vacina foi desenvolvida e testada, sendo considerada eficaz no combate à doença.
Raiva
A raiva é uma doença viral, transmitida principalmente por morcegos infectados. Estes animais, quando doentes, podem atacar animais domésticos, espalhando o vírus. Além disso, morcegos doentes perdem a orientação de vôo e podem ser encontrados caídos durante o dia. Por isso, caso algum animal deste tipo seja identificado com hábitos incomuns, os agentes do CCZ devem ser acionados imediatamente.
Já nos animais domésticos, a principal característica de que estão infectados pela raiva é a agressividade. Gatos podem apresentar a forma paralítica da doença. Nos cães, o latido fica diferente, mais rouco do que o normal. Os animais também podem ter dificuldade para engolir, salivação excessiva, entre outros sintomas. Cães e gatos com comportamento suspeito devem ser afastados do convívio com outros animais e seres humanos, mas precisam ser mantidos presos. A situação deve ser comunicada ao CCZ, que vai investigar a doença.
Nos seres humanos, a raiva é uma doença fatal. Em caso de acidentes com animais domésticos, a vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima para notificar a ocorrência. De acordo com o veterinário, mesmo arranhões causados por gatos, animais que se lambem com frequência, já transmitem a raiva. “A doença é transmitida pela saliva do animal. Por isso, após a notificação, o cão ou gato fica em observação por 10 dias. Se neste período o animal apresentar sintoma suspeito de raiva, a pessoa já recebe medicação específica para evitar o contágio”, explicou.
Em caso de emergência, o CCZ pode ser acionado e pelos telefones 3897-3312 e 3897-5974, que atendem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.
Nossa Cidade
Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, recebe pavimentação asfáltica

Ação do “Superviário”, em Hortolândia, acontece no trecho próximo à ponte da Rua Flamboyant, pavimentada na tarde desta segunda-feira (16/05)
A Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, acaba de ganhar nova pavimentação asfáltica, nesta quarta-feira (18/05). O trecho beneficiado fica próximo à Ponte da Rua Flamboyant (foto), também asfaltada na última segunda-feira (16/05) pela empresa contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras. Toda a área que envolve as ruas Flamboyant, Cactos e Pacaembu passa por mudanças, em razão da duplicação da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo e das demais intervenções realizadas para a implantação do “Superviário”, o maior complexo viário de Hortolândia.
Outro trecho pavimentado hoje é o do cruzamento entre a Rua João Camilo de Camargo com José Athanázio Bueno. A quadra da José Athanázio até a Luiz Camilo de Camargo ainda recebe reforço no sistema de drenagem pluvial e somente após isso poderá ser asfaltada. Em toda a Luiz Camilo continuam os serviços de implantação de calçada e ciclovia.
Nas imediações da Ponte da Esperança (Estaiada) acontecem outras ações do viário: a área de chácara ao lado da ponte da Vila Real é preparada para funcionar como saída para a nova via que se conectará à Rua Amélia Basso Breda, a chamada “rua da feira”.
De acordo com a Secretaria de Obras, a obra atingiu os 76,60% de realização. Iniciada em junho de 2021, a construção do “Superviário” permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de acesso difícil. A previsão é que esteja concluída no segundo semestre deste ano.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Lagoa do Jardim Amanda recebe nova ação para retirada de plantas aguapés

Prefeitura reforça trabalho contra o descarte irregular de esgoto doméstico, crime ambiental responsável pelo crescimento das plantas
A lagoa do Jardim Amanda é a principal área de lazer do bairro. Reunir a família e os amigos para curtir o local ou praticar esportes ao redor do espaço, como uma corrida ou caminhada, são hábitos que, há anos, fazem parte do cotidiano dos moradores daquela região. Para tornar o local mais agradável, a Prefeitura de Hortolândia realiza, desde 2019, diversas intervenções para a revitalização da área. Alguns exemplos são as mesinhas e banquinhos instalados e a iluminação com tecnologia LED ao redor da lagoa. A limpeza também é essencial e a retirada das plantas aguapés do espelho d’água segue intensificada. Nesta semana, o serviço foi realizado todos os dias.
“A retirada das plantas aguapés da lagoa é um serviço que acontece periodicamente, mas que a população pode contribuir para evitar o crescimento delas. Ao descartar o esgoto doméstico irregularmente com ligações clandestinas, esses dejetos acabam desaguando em lagos, lagoas, rios e mananciais e alimentando o crescimento destes aguapés. Pedimos que todos façam a ligação regular para o descarte do esgoto doméstico e, assim, possamos manter nossos espaços de lazer em condições de uso para que todos possam usufruir”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos Marcos Panício, o Mercadão.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o descarte irregular dos dejetos nas redes de águas pluviais, por meio de ligação irregular de esgoto, também provocam danos como a contaminação de córregos e lagoas causando a mortandade de peixes e da fauna aquática, além do mau cheiro.
Trabalho contra o crime ambiental
A Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realiza constantemente ações de vistoria, manutenção, notificações, desobstruções e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais em diferentes regiões da cidade. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes encontram por semana, de 15 a 20 ligações irregulares.
Nesta semana, as equipes realizaram ações que contribuem com o saneamento básico e evitam o crime ambiental em diversas regiões de Hortolândia. A desobstrução foi realizada em redes de esgoto e águas pluviais nos jardins São Jorge e Conceição. A manutenção intensificada no Jardim Santa Clara do Lago e notificações contra o descarte irregular no Jardim Rosolém. Concluindo a semana de serviços, uma análise foi realizada na Vila Real para a implantação de vielas sanitárias em residências. A Prefeitura de Hortolândia reforça que, atualmente, o município já conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.
Denuncie o descarte irregular
A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos. Caso a ligação de irregular de esgoto seja constatada, o morador ou o dono do imóvel recebe notificação da Prefeitura.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Ruas próximas ao Pq. Lago da Fé recebem Operação Tapa-Buraco

Trabalho faz parte da ampliação e revitalização da maior área de lazer de Hortolândia
A Operação Tapa-Buraco continua intensificada em diversas regiões da cidade. Desde o início da semana, o serviço é realizado em ruas e avenidas localizadas entre os bairros Parque Gabriel e Jardim São Miguel, próximas do Parque Socioambiental Lago da Fé. A ação na região faz parte da ampliação, revitalização e modernização do maior espaço de lazer da cidade. Esta nova área do parque será entregue à população nesta quinta-feira (19/05), em comemoração aos 31 anos da cidade.
“Além de margear o parque, estas ruas que receberam mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco também são residenciais, algumas são linhas de ônibus do transporte municipal e intermunicial e servem como acesso à avenida Olívio Franceschini, uma das mais movimentadas da cidade. A ação leva diversas melhorias à moradores dos bairros, aos motoristas que trafegam pelo local e aos usuários da área de lazer. Continuaremos o trabalho nesta e em outras regiões da cidade. Desde o começo do ano, mais de 40 bairros já receberam uma ou mais etapas da Operação Tapa-Buraco da Prefeitura”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.
Ruas de bairros que ligam à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), também foram contempladas com a operação. Ela foi concluída em vias que são acesso à rodovia e ao redor do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang e do Supermercado Pague Menos, unidade do Jardim Rosolém. O serviço também aconteceu ao redor da UBS (Unidade Básica de Saúde) Figueiras. “Além de evitar danos nos veículos e deterioração do asfalto, este trabalho esta diretamente associado ao aumento da segurança viária já que também evita acidentes de trânsito”, comenta Panício.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
-
Emprega Hortolândia7 dias atras
Monte Mor abre concurso publico, confira as vagas:
-
Nossa Cidade5 dias atras
Prefeitura de Hortolândia realizará concursos públicos e processo seletivo para preencher mais de 440 vagas
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
EMS está com diversas oportunidade de emprego para Hortolândia e região
-
Emprega Hortolândia2 dias atras
Wickbold Hortolândia com vaga para Auxiliar de produção e outras oportunidades
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Diversas vagas de emprego na Arcor Campinas
-
Nossa Cidade7 dias atras
Comunidade Santa Rita de Cássia realiza quermesse, neste fim de semana
-
Nossa Cidade6 dias atras
“Feira Hippie” de Hortolândia, praça “A Poderosa” terá feira permanente
-
Emprega Hortolândia6 dias atras
Campinas abre 44 vagas para profissionais da educação