Nossa Cidade

Vacina contra Hepatite A deve ser aplicada na idade certa

Pais precisam ficar atentos quanto a idade recomendada para imunização das crianças: entre 12 e 23 meses

Hepatite-A

Anuncio


Desde o início do mês, as unidades de saúde do município que possuem sala de vacina disponibilizam, gratuitamente, a vacina contra Hepatite A. Indicada para crianças com idade entre 12 e 23 meses, a imunização protege contra a doença pela vida toda. É importante que pais e responsáveis levem as crianças para serem vacinadas na época certa, prevista no calendário vacinal. Uma vez que a imunização é obrigatória, a faixa etária deve ser seguida atentamente com o objetivo de evitar uma carteirinha de vacinas incompleta. Para quem perder o prazo para a vacinação da criança na idade correta, ou desejar aplicar a vacina em crianças maiores, deve procurar a rede particular.

A analista Daniele Gomes Tognolo, de 30 anos, é mãe de Lucas, 23 meses, e Gabriel, cinco anos. “O Lucas fará dois anos daqui a 10 dias. Ainda não levei ele para tomar a vacina, mas vou levar o quanto antes para não perder o prazo. Com as vacinas não se brinca. Tem que manter tudo em dia”, disse. O filho mais velho não recebeu a imunização contra Hepatite A, que só se tornou obrigatória neste mês. “Acho ótima a oferta dessa vacina gratuitamente. É mais uma garantia que temos para a proteção da saúde das crianças”, comentou Daniele.

Hepatite A

A introdução da vacina contra Hepatite A no calendário básico obrigatório teve início no dia 1º de setembro. Desde então, 133 crianças de Hortolândia foram vacinadas. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece a vacinação em 15 locais, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (s de Saúde da Família). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Ao levar a criança para ser vacinada, é importante entregar a carteira de vacinação para que a equipe de enfermagem faça a anotação.

A decisão do Ministério da Saúde de incluir a vacina contra Hepatite A no calendário vacinal foi embasada na incidência da doença no Brasil. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de Hepatite A no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A principal forma de contágio da doença é pelo contato com o vírus, presente em grande quantidade nas fezes das pessoas contaminadas. A transmissão é feita por alimentos mal-preparados e água contaminada. A disseminação da doença está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.

Postos de vacinação:

(Salas de vacina abertas das 8h às 16h)

Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Ângulo

Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Clara

Unidade Básica de Saúde do Jardim Rosolen

Unidade Básica de Saúde da Vila Real

Unidade Básica de Saúde do Jardim Amanda

Unidade de Saúde da Família do Jardim Adelaide

Unidade de Saúde da Família do Jardim Amanda

Unidade de Saúde da Família do Jardim Carmem Cristina

Unidade de Saúde da Família do Parque Orestes Ôngaro

Unidade de Saúde da Família do Parque do Horto

Unidade de Saúde da Família do Jardim Santiago

Unidade de Saúde da Família do Jardim São Bento

Unidade de Saúde da Família do Jardim São Sebastião

Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Esmeralda

Unidade de Saúde da Família do Villagio Ghiraldelli

Fonte: Pref. Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo