Nossa Cidade

Vacina contra a COVID-19 traz esperança para idosos de Hortolândia

Esperança. Este foi o sentimento que animou os idosos de 90 anos ou mais a se imunizarem contra a COVID-19. Nesta segunda-feira (08/02), a Prefeitura de Hortolândia iniciou a vacinação deste público no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Prefeitura, localizado no Remanso Campineiro. A etapa iniciada nesta segunda-feira é para idosos de 90 anos ou mais que fizeram o pré-cadastro no site da Prefeitura. A vacinação acontece das 8h às 15h. O local está com esquema de drive-thru para idosos com dificuldade de locomoção. O acesso é pela entrada lateral do CCMI na rua Antonio Bernardes.

Uma das primeiras a ser imunizada no drive-thru foi Otília Gomes, de 90 anos. “Agradeço muito a todos! Que todas as outras pessoas também recebam a vacina para acabar com essa doença tão sofrida”, destacou, emocionada, a idosa. 

Anuncio


O apoio de parentes e familiares é importante para que os idosos possam ser vacinados. Um exemplo é o marceneiro Paulo Sérgio Rodrigues, que fez questão de trazer o pai, José Rodrigues, de 90 anos. “Eu disse para ele que a vacina é importante para ficar imunizado contra a doença. Ele está esperançoso”, contou o filho.

Quem também contou com a ajuda dos familiares para comparecer à vacinação foi Terezinha Soares, de 93 anos. “Agora que recebi a vacina, espero poder viver mais 93 anos”, disse animada a idosa. 

Com muita disposição, Eurides Moreira dos Santos, de 91 anos, dispensou o drive-thru para receber a vacina, acompanhado pelo filho Antônio. “Ele se protegeu desde o início da pandemia. Ficou em casa, sem sair para lugar nenhum”, salientou o filho.  

A enfermeira responsável pelos programas de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, salienta a importância do público de 90 anos ou mais receber a vacina contra a COVID-19. “Além da idade avançada, este público está sujeito a ter comorbidades, o que aumenta o risco de ser infectado pelo vírus. Por isso, a importância de ser imunizado”, reforça Ana Paula. 

Outro fator que a Ana Paula salienta é a importância do papel da família para estimular os idosos a comparecer à vacinação. “É importante que parentes e familiares façam o trabalho de convencimento junto aos idosos para que eles sejam imunizados. A vacina é segura”, destaca a enfermeira.

A Secretaria de Saúde ainda salienta que mesmo com após ser imunizado, os idosos devem manter os protocolos sanitários, uma vez que a vacina não oferece imunidade imediata. A Secretaria de Saúde orienta às famílias que tenham idosos com 90 anos ou mais para que fiquem atentas com a data para receber a segunda dose do imunizante. Vale lembrar que a vacinação para os profissionais da rede particular de Saúde que fizeram o pré-cadastro continua no local. 

PRÉ-CADASTRO

A Prefeitura mantém o pré-cadastro para a segunda fase da vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o pré-cadastro é para melhor organizar o agendamento para o início da vacinação e, com isso, evitar aglomeração, conforme os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.

Idosos com 60 anos ou mais podem fazer o pré-cadastro online, por meio do site da Prefeitura de Hortolândia. Basta clicar no respectivo banner. No pré-cadastro, o interessado deverá informar nome, bairro, telefone, data de nascimento, número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), informar se tem alguma deficiência motora, que dificulte o acesso ao local de vacinação.

A Secretaria de Saúde fará a verificação destes dados com o cadastro da pessoa no e-SUS, que é o banco nacional de dados do sistema público de saúde. Caso os dados estejam corretos, a informação do agendamento de cada pessoa estará disponível para consulta no site da Prefeitura. Para fazer a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento.

Em caso dos dados estarem incorretos, o morador será orientado a entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para atualizar os dados. Quem tiver o pré-cadastro negado em virtude de desatualização de dados também pode entrar em contato com a Prefeitura via WhatsApp pelo número (19) 99976-4720. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A data da aplicação da vacina será agendada conforme a ordem de prioridade definida pela Secretaria Estadual de Saúde e mediante a entrega do imunizante pelo governo estadual.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo