Nossa Cidade

Usuários elogiam projeto “Leitor Vip” da Biblioteca Municipal

Segundo a Prefeitura de Hortolândia os leitores assíduos recebem carteirinha e têm benefício de poder pegar mais livros emprestados com prazo maior de devolução

O vestibulando Gabriel Lourenço Costa é um usuário assíduo da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Em reconhecimento a isso, o jovem recebeu a carteirinha de Leitor Vip. Agora, ele pode usufruir os benefícios de pegar uma quantidade maior de livros emprestados e devolvê-los num prazo mais longo. A biblioteca implantou o projeto “Leitor Vip” em maio deste ano. Desde então, o órgão já concedeu a carteirinha para 26 usuários cadastrados.

Anuncio


Gabriel aprova o projeto. “Com o prazo maior de devolução dos livros, dá para eu ler com mais tranquilidade”, destaca. Ele tem utilizado a biblioteca para ler as obras pedidas nas provas dos vestibulares. Um dos títulos que pegou recentemente foi o romance “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.   

Mas Gabriel não lê por obrigação. Desde criança, por influência da mãe, ele adquiriu o hábito da leitura. Sua série favorita é “Os Karas”, do escritor paulista Pedro Bandeira. O jovem destaca que o acervo da biblioteca é variado. Dentre os títulos disponíveis está a série “Mortal”, da autora americana Nora Roberts, que ele pretende começar a ler.

Para se tornar leitor vip é necessário ser usuário cadastrado da Biblioteca Municipal. O coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, explica que para ser vip os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses; respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca; ter emprestado 15 livros no período de 12 meses; não ter extraviado nenhum material bibliográfico; não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses.

Ao se tornar vip, o usuário pode pegar até seis livros emprestados por vez. O outro benefício é o prazo maior de devolução, 21 dias, com direito a uma renovação de prazo. Atualmente, o usuário comum tem prazo de 14 dias para devolver os livros emprestados e pode pegar até três obras por vez.

Para quem está na dúvida se preenche os requisitos para se tornar vip, pode solicitar uma avaliação pessoalmente na biblioteca, que fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Para isso é só informar o nome completo e o número da carteirinha. A solicitação ainda pode ser feita pelo telefone 3887-1684, colocando no assunto “Leitor VIP Biblioteca Central”. Silva explica que o prazo para a resposta da avaliação é de sete dias. O prazo também inclui a disponibilização na própria biblioteca da carteirinha de Leitor Vip. 

Para a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, o projeto “Leitor Vip” valoriza os usuários que são pontuais e zelosos com o material da biblioteca. “Por meio do projeto, a Prefeitura beneficia os leitores que são cuidadosos e têm a consciência sobre a importância de manter os livros em bom estado para que outras também possam utilizá-los. Ao terem essa atitude, os leitores vip ganham o direito de ter maior tempo de empréstimo das obras. Além disso, o projeto é uma forma criativa para estimularmos ainda mais o hábito da leitura entre a população, fidelizarmos os usuários já cadastrados e ampliarmos o número de usuários da biblioteca municipal”, destaca Alessandra.   

UNIR AS FAMÍLIAS 

O projeto “Leitor Vip” tem ajudado a unir ainda mais as famílias. Este é o caso das irmãs Beatriz Inácio Silva, de 7 anos, e Vivian Inácio Silva, de 12 anos. Beatriz conta que seus livros favoritos são os de contos de fadas, aventura e ação. “Gosto de ler. Acho muito legal porque eu me imagino nas histórias”, diz a menina, destacando que, quando crescer, quer ser escritora. Ela conta que já chegou a fazer por conta própria três livros. “Escrevi a história e fiz as ilustrações”, revela.

Por sua vez, Vivian gosta do projeto pelo fato de poder pegar mais livros e ter mais tempo de devolvê-los. Ela conta que, graças à mãe, pegou gosto pela leitura. “Comecei a ficar apaixonada por livros com 9 anos, quando minha mãe me deu um livro da série ‘Harry Potter’”, destaca. A garota conta que seus livros favoritos são os da série “Os Heróis do Olimpo”, do autor americano Rick Riordan.

Para a professora da rede pública de ensino, Ana Paula Alcantara do Prado Canevale, o projeto “Leitor Vip” é um bom pretexto para estimular nos seus quatro filhos o hábito da leitura. “Eu costumo pegar livros para mim e para eles, que estão começando ainda a ler. Mas é difícil concorrer com a internet”, conta Ana Paula.

A professora gosta de romances sobre histórias de vida. Dentre as obras que leu recentemente, ela destaca “A Distância Entre Nós”, da jornalista e autora hindu-americana Thrity Umrigar. O romance é ambientado em Bombaim, uma das principais cidades da Índia. “A história é sobre a vida de uma empregada da casta mais pobre e a patroa dela, que é da casta rica. O livro é interessante por mostrar a cultura da Índia”, destaca a professora.

Há quem utilize o acervo da biblioteca por motivos profissionais. Este é o caso da professora da rede pública de ensino, Amanda Fraga Lima, que também é leitora vip. Ela elogia o projeto. “É um trabalho interessante para resgatar o hábito da leitura nestes tempos de internet e redes sociais”, salienta a professora.

Amanda costuma pegar livros das áreas de educação e pedagogia. Dentre as obras que leu recentemente, ela gostou do livro “Além do Crer ou Não Crer – Uma Conversa Sem Rodeios Entre Um Historiador Ateu e Um Padre Católico”, escrito pelo padre Fábio de Melo e por Leandro Karnal. “É uma obra em que eles dialogam sobre religião”, explica.   

A professora destaca a variedade do acervo. “Teve uma vez que fiquei uma hora e meia só para escolher os livros que queria pegar. Para ajudar, a equipe da biblioteca é atenciosa, dá dicas e indicações sobre novidades”, elogia. Amanda ainda conta que, às vezes, leva a filha para brincar na Sala Infantil da biblioteca. No ano passado, o espaço recebeu novos jogos pedagógicos-educativos e brinquedos, tais como carrinhos, bonecas, ursinhos de pelúcia antialérgicos e fantoches.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo