Nossa Cidade

Uso das lixeiras em parques e praças colabora com a limpeza urbana de Hortolândia

Equipes da Prefeitura de Hortolândia fazem limpeza destes espaços, mas recolhem materiais descartados fora de lixeiras

As altas temperaturas mesmo no inverno somadas às férias escolares e à revitalização dos espaços públicos  torna frequente as visitas da população aos parques e praças de Hortolândia.

Anuncio


No Parque Socioambiental Lago da Fé, por exemplo, é grande a reunião do público aos finais de semana. No entanto, a quantidade de lixo acumulado no início da semana tem chamado a atenção da Prefeitura.

Para manter a área limpa e agradável, as equipes da Administração Municipal fazem varrição, poda do mato e limpeza em todos os parques, mas pede a colaboração das pessoas para utilizarem as lixeiras disponíveis e evitar o descarte do lixo no chão.

“É muito comum as equipes encontrarem muito lixo fora das lixeiras no início da semana. Quem utiliza o espaço para a prática esportiva também encontra o lixo na pista de caminhada. São garrafas, sacos plásticos, restos de comidas e outros materiais. Pedimos o apoio da população para manter as áreas de lazer limpas e agradáveis para o uso de todos. Com simples ações, a diversão de todos pode continuar”, ressalta o secretário adjunto de Serviços Urabanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Além do Parque Socioambiental Lago da Fé, também neste início de semana, a limpeza foi intensificada na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, onde equipes da Prefeitura realizaram o trabalho ao redor do Parque Socioambiental Lago da Fé, no entorno de escolas e unidades de saúde no Jardim Adelaide.

No Campo do Rosolém, após a rodada de partidas do Campeonato de Futebol Amador da cidade, a limpeza também foi concluída. Já a poda do mato acontece em áreas verdes do Jardim São Miguel, Jardim Nova Europa e canteiro central de toda a extensão da avenida Olívio Franceschini.

Contribua com a limpeza em Hortolândia

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. Quem utilizar os locais públicos de lazer deve realizar o descarte nas lixeiras da área.

Segundo o setor de fiscalização ambiental, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

Denuncie o descarte irregular de materiais

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa.

A identidade do denunciante é mantida em sigilo. “Além da sujeira que traz diversas consequências, inclusive à saúde das pessoas, o descarte irregular de materiais nas áreas públicas nesta época do ano é um dos principais problemas para o surgimento de focos de incêndio na cidade”, comenta Panício.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo