Medida faz parte de pacote de obras de ampliação da usina, que já recebeu novo barracão de triagem e prédio para resíduos volumosos
A URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), localizada no Parque Peron, recebe, nas próximas semanas, investimentos em sistema de combate a incêndios e para-raios. A ação faz parte do pacote de obras que contempla construção de barracão, prédio para resíduos volumosos, rede de drenagem de águas pluviais e de coleta de esgoto, além de iluminação, etapas que já foram concluídas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a equipe gestora da URE realiza alguns reparos prévios à obra de segurança, que deve iniciar no próximo mês.
Conforme levantamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, os serviços já executados no local correspondem a 83,47% das etapas previstas em contrato. O barracão para triagem construído tem área de 288 metros quadrados, auxiliando no trabalho de separação dos materiais que chega à URE. Já o prédio para armazenagem de resíduos não recicláveis, sólidos e volumosos, tem 141,77 metros quadrados. Ao todo, forma investidos R$ 602.061,53 na obra, incluindo o sistema de segurança contra incêndio e descargas atmosféricas.
A finalização do contrato de obras de ampliação da URE, em vigência desde 2013, faz parte da mobilização da atual gestão municipal pela agilidade nos serviços em andamento. A Prefeitura de Hortolândia deu ordem para que as empreiteiras acelerem 20 obras em execução. Desde o início da atual administração, representantes das construtoras com contratos vigentes foram chamados para redefinir prazos e ajustar cláusulas que estavam atrasando o andamento dos trabalhos. Com isso, serviços que estavam paralisados ou cujas obras aconteciam de forma lenta por necessidade de ajustes contratuais, ganharam novo ritmo a partir deste mês. Com a repactuação destes contratos, a Prefeitura estabeleceu como meta concluir estes trabalhos até o final do ano.
A URE existe desde 2012, quando foi inaugurada na gestão do prefeito Angelo Perugini. A Usina de Reciclagem garante destino correto ao lixo da construção civil produzido na cidade e em municípios da região. Tijolos, blocos, argamassa, concreto e material cerâmico que costumam ser descartados em lixões e aterros sanitários são reaproveitados, se transformando em areia, pedriscos, pedras e brita, por exemplo, materiais reutilizados em obras.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98