Nossa Cidade

Última edição do projeto “Achei um livro” acontece nesta sexta-feira (08/02)

 

Você está andando no centro da cidade e, de repente se depara com um presente. Ao abri-lo, vê que é um livro. Qual seria sua reação? Esta situação aconteceu com a auxiliar administrativo Jessica Venturatto, de 28 anos, moradora do Jd. Amanda. Ela conta que o fato mudou o dia dela. “Foi algo inesperado que mudou o meu astral naquela hora”, destaca. Jessica é uma das pessoas sortudas que já encontraram uma obra literária graças ao projeto “Achei um livro”, promovido pela Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”. A ação acontecerá, nesta sexta-feira (08/02), em clima de despedida. A edição desta sexta-feira será a última do projeto. 

A biblioteca espalhará livros dentro das dependências do Open Shopping, estabelecimento onde fica o órgão, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os livros serão deixados em bancos, escadas e mesas da praça da alimentação do estabelecimento e também em locais externos de ruas próximas à biblioteca. 

Os livros estarão em embrulho de presente em papel pardo. Em referência ao carnaval, cada livro virá acompanhado de um cartão com enfeites variados de máscaras. Na parte externa do embrulho, colado no alto, à esquerda, um aviso traz dicas sobre os temas da obra com os seguintes dizeres: “Pegue este livro se você está interessado em: …”. Os livros são de gêneros variados de ficção e não-ficção. Serão espalhados de 20 a 30 livros, de manhã e à tarde.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que agora será dada uma pausa no projeto para reavaliação e implementação de novas ideias. O coordenador faz um balanço positivo do projeto. “Acreditamos que foi alcançado o objetivo de trazer pessoas para conhecer a biblioteca. A mensagem do ‘Achei um livro’ foi bem aceita pela população”, destaca. 

A biblioteca iniciou o projeto em setembro de 2018. A ação é realizada sempre na segunda sexta-feira de cada mês. O objetivo é estimular o hábito da leitura para que as pessoas conheçam a biblioteca e se tornem usuários. De acordo com Rafael Antonio da Silva, a previsão é que o projeto seja retomado em junho. 

REDES SOCIAIS

Uma das pessoas que aprovou o projeto é o estudante Vinícius Vaz, de 18 anos, morador do bairro Vila Real. O jovem destaca que o projeto incentiva a leitura. Ele também foi um dos felizardos que achou um livro. Usuário cadastrado, ele conta que um dia, ao ir embora da biblioteca, encontrou um livro numa cadeira perto da Praça de Alimentação do Open Shopping. “Eu estava muito ansioso porque todo mundo já tinha achado um livro e eu não. O livro que achei foi ‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’ (de J.R.R. Tolkien)”, conta. Seguindo a orientação do projeto, assim que terminar de ler o livro, o estudante pretende dá-lo para outra pessoa. 

A auxiliar administrativo Jessica Venturatto também seguiu o espírito do projeto e deu o livro que achou para outra pessoa. “Achei o livro ‘O Diário de Um Banana’ (de Jeff Kinney) e o dei para a filha adolescente da minha vizinha”, relata. Jessica conta que achou o livro na praça da Neusa, em frente à loja onde trabalha, na região central da cidade. Ela também aprovou o projeto e pretende se cadastrar como usuária da biblioteca.

O público adulto também aprovou o projeto. É o caso da professora aposentada, Marlene Mingoni, de 59 anos, moradora do Remanso Campineiro. Por ter atuado na área de educação, ela destaca que o projeto destaca a importância da leitura no processo de aprendizado. Marlene achou um livro por acaso. “Fui ao centro fazer compras e achei um livro dentro de um vaso de planta no Open Shopping”, conta. O livro que ela encontrou foi o romance “Crystal”, da autora americana V.C. Andrews (1923-1986).

Quem achar um livro nesta sexta-feira pode ajudar na divulgação do projeto nas redes sociais ao postar uma mensagem ou foto com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50. Para mais informações, o público pode entrar em contato pelo número 3387-1684 ou pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...