Nossa Cidade

UBS Figueiras / São Sebastião abre com previsão de atender 14 mil pessoas

Sempre que alguém da família precisava de consulta com médico, a dona de casa Avani Adelino Nunes, de 32 anos, tinha que arrumar um jeito de chegar até a UBS (Unidade Básica De Saúde) Santa Clara, distante 5 km de onde mora, no Jd. Novo Cambuí. As vezes, ia de carro, mas Avani conta que já chegou a fazer o trajeto a pé. Com duas crianças, uma de colo, ela afirma que “esta vida não era fácil”. Mas agora a situação ficou no passado. A Prefeitura inaugurou, neste sábado (02/02), a nova UBS Figueiras / São Sebastião, com atendimento para cerca de 14 mil famílias dos bairros Jd. São Sebastião I e II, Jd. das Figueiras I e II, Jd. Flamboyant, Parque Ortolândia, Loteamento Adventista Campineiro e Jd. Novo Cambuí. O atendimento à população começou nesta segunda-feira (04/02). “Quando eu ia a pé até a UBS Santa Clara, eu cortava caminho pelo terreno onde hoje é o Parque Lago da Fé. Agora, a unidade de saúde está muito perto e ficou bem melhor”, disse a dona de casa, que participou do evento de inauguração da nova unidade de saúde.

Antes, os moradores dos bairros que passam a ser atendidos na UBS Figueiras eram direcionados à outras unidades de saúde, de acordo com o local de moradia. Uma das antigas unidades de referência era a UBS São Sebastião, que funcionava em um prédio alugado, mas foi desativada com a inauguração do novo prédio. Além da comodidade de atendimento mais perto, a população conta com novos serviços, como atendimento em saúde bucal, com duas equipes de dentistas, além da dispensação de medicamentos na farmácia da unidade.

Anuncio


“A Saúde tem a missão de salvar vidas, por isso, a Prefeitura faz o melhor para que este atendimento seja de qualidade. Queremos que as pessoas opinem sobre a qualidade do nosso serviço de saúde, pois é preciso participação para termos resultados positivos. Precisamos olhar para a frente e ver a grande transformação que nossa cidade terá na saúde”, destacou o prefeito Angelo Perugini.

“Esta unidade conta com atendimento médico em oito consultórios, equipe de enfermagem, saúde bucal, entrega de medicamentos que fazem parte do cuidado da atenção básica, como os para diabetes e hipertensão. É uma UBS equipada para atender pessoas que, numa emergência, precisem de socorro enquanto o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é acionado. Temos uma equipe acolhedora e agenda aberta, para que a população possa marcar consultas em qualquer dia e horário. A população merece este atendimento”, destacou a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

A inauguração da UBS Figueiras / São Sebastião faz parte das ações para reestruturação do serviço de saúde básica em Hortolândia, com objetivo de garantir atendimento com mais qualidade à população. A reestruturação integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços em todas as áreas.

Saúde em Ação

O prédio da UBS Figueiras / São Sebastião foi construído pelo Governo do Estado, por meio do programa Saúde em Ação, em um terreno da Prefeitura de Hortolândia, localizado na rua Ary Pinto, nº 115, no Jd. das Figueiras I. Foram investidos R$ 3,4 milhões na obra, recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), montante que inclui a entrega da unidade equipada com móveis e utensílios, além da realização de treinamento para os servidores que atuarão no local.

Em setembro de 2018, a Prefeitura inaugurou a UBS do Jd. Amanda, que também foi construída pelo Governo Estadual, por meio do  Saúde em Ação. A unidade está localizada na avenida Brasil, nº 800, no Jd. Amanda I. A inauguração deixou para trás o antigo prédio de saúde do bairro, que funcionou de forma improvisada num centro comercial, sem acessibilidade e estrutura adequada.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo