Connect with us

Nossa Cidade

Triênio: Coleta seletiva retira quase 80 mil toneladas de materiais em Hortolândia

Publicado

em

A coleta seletiva realizada pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a comunidade, recolheu, em três anos de funcionamento, cerca de 80 mil toneladas de resíduos, a maioria reaproveitáveis. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de 2018 até agora, foram descartadas 76.429,49 toneladas de materiais nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) e 2.630,40 nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) (confira abaixo números separados por materiais).

Implantados pela Administração Municipal para promover a coleta seletiva voluntária no município, PEVs  e LEVs são equipamentos públicos importantes para a manutenção da limpeza e do meio ambiente na cidade. Nestes espaços públicos, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, materiais e resíduos recicláveis e reaproveitáveis.

Os PEVs funcionam de segunda a segunda, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Eles foram construídos pela Administração Municipal, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Com a implantação dos três novos equipamentos em julho passado (Jd. Nossa Senhora de Fátima, Jd. Santa Emília, Jd. Santa Esmeralda), a cidade agora conta com 11 PEVs. Outros dois estão em construção. Os contêineres dos LEVs estão disponíveis 24 horas por dia para o descarte regular dos materiais.

PEVs e LEVs

Nestes espaços públicos, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

A rede de equipamentos públicos da Prefeitura de Hortolândia para o descarte correto de materiais recicláveis conta, ainda, com os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis). Neles, é possível descartar materiais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias.

Cada contêiner tem capacidade de armazenar 2,5 m³ de recicláveis. Ao serem recolhidos pelo caminhão coletor, estes produtos são destinados à Cooperativa de Reciclagem parceira da Administração Municipal. Há 21 equipamentos em uso, distribuídos pela cidade.

Confira abaixo, separadamente, a quantidade (em toneladas) de materiais descartados nos PEVs de 2018 até agora:

Recicláveis – 11.961,60

Eletrônicos – 896,00

Ferrosos – 3.500,80

Óleo de Cozinha – 0,69

Madeira – 21.388,80

Restos de Construção Civil – 24.025,60

Materiais que não podem ser reciclados (gesso, etc) – 13.664,00

Volumosos (sofás, colchões, etc) – 992,00

Confira o endereço dos PEVs:

EM FUNCIONAMENTO:

•PEV 1 – Auxiliadora, Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

•PEV 2 – Adelaide, Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

•PEV 3 – Parque Gabriel, Avenida Joaquim Martarolli, 2005

•PEV 4 – Interlagos, Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

•PEV 5 – Vila Real, Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

•PEV 6 – Jardim Amanda, Rua Augusto dos Anjos, s/n

•PEV 7 – Orestes Ôngaro, Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

•PEV 8 – Jd. Santiago, Rua João Joaquim Calixto, 230

•PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima, Rua Manoel Antônio da Silva, nº 610

•PEV 10 – Jd. Santa Emília, Rua Luísa Febrônio Marini

•PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda, Rua Ágata

EM CONSTRUÇÃO:

•PEV 12 – Jd. Nova Alvorada, Rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé (em construção)

•PEV 13 – São Sebastião, Rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (em implantação)

Confira onde há LEVs implantados:

1. LEV Parque Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, Rua Pastor Germano Riter – Próximo a Sabesp;

2. LEV Jardim Firenze – Rua Veneza, em frente ao Fórum;

3. LEV Jardim Amanda – Rua Tiradentes, em frente à lagoa;

4. LEV Parque Chico Mendes – Rua João Mendes, s/n, Parque Ortolândia;

5. LEV Jardim Everest – Rua Pico do Atalaia, 88;

6. LEV Lago Da Fé – Av. Wesley Dias Rodrigues, Jardim Alvorada;

7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, Praça da Paróquia do Rosário;

8. LEV Jardim Santa Esmeralda – Rua Turmalina;

9. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Cicero Ramos Meira- Escola Estadual Pastor;

10. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Albina Rodrigues Pereira – Praça do Pastel;

11. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Armelinda Espúrio da Silva,785, em frente à Emeb Josias da Silva Macedo;

12. LEV São Sebastião (Contêiner Metálico) – Rua Pastor Ernesto Roth, 705;

13. LEV Jardim Novo Horizonte – Rua Moacir de Souza Campos, em frente à Emef Taquara Branca;

14. LEV Palácio das Águas – Rua José Claudio Alves Dos Santos, 585, Remanso Campineiro;

15. LEV Câmara Municipal – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel;

16. LEV Centro – Rua Luiz Camilo de Camargo, 630, Remanso Campineiro, Centro;

17. LEV Remanso – Rua Alda Lourenço, Remanso Campineiro, na Praça Bambino;

18. LEV E.E. Profa. Conceição Aparecida Terez Gomes Cardinales – Rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda;

19. LEV do Remanso das Águas – Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo;

20. LEV Creape – Rua Bolívia, 290 – Jardim Santa Clara do Lago II;

21. LEV Orestes Ôngaro – Rua Domingos Batista de Souza, Praça ao lado do quiosque – Parque Orestes Ôngaro.

Nossa Cidade

População deve redobrar cuidados contra mosquito da Dengue com a chegada da primavera

Publicado

em

Mosquito se prolifera com maior rapidez nesta época do ano em razão dos dias mais quentes

Com a chegada da primavera e os dias mais quentes, é preciso redobrar a atenção com os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Nesta época do ano, a incidência de mosquitos é maior, uma vez que eles se proliferam com mais rapidez no calor. Por isso, é necessário redobrar a atenção para evitar água parada. Somente com a conscientização de todos é que será possível reduzir os casos de Dengue na cidade.

Neste ano, Hortolândia registra 500 casos positivos da doença; há, também, dois casos de Chikungunya confirmados. A Prefeitura faz a parte dela no combate ao Aedes aegypt, promovendo a limpeza de áreas públicas com a remoção de lixo e entulho, descartados irregularmente. Além disso, equipes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realizam orientação aos moradores com visitas casa a casa, levando informações sobre como eliminar objetos que acumulem água, pois servem de focos para o mosquito depositar seus ovos. Nesta semana, a equipe esteve no Jd. Amanda, Jd. do Bosque, Jd. Santa Rita, Jd. Estefânia e Jd. São Camilo.

Entre as dicas está colocar areia nos pratos que ficam sob os vasos de plantas, manter tampados tonéis e caixas d’água, colocar telas em ralos, guardar garrafas e baldes com a abertura virados para baixo, entre outras medidas simples, mas que fazem efeito. De acordo com a UVZ, cerca de 80% dos focos de Dengue estão nas casas das pessoas.

A Prefeitura solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. Mas é preciso ficar atento contra golpes: nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação de casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

PEVs

Outra atitude que a população deve adotar no combate ao Aedes aegypti é evitar fazer o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte correto de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) disponíveis na cidade. Em breve, a Prefeitura inaugurará mais dois PEVs. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura visita cerca de 200 comércios no Amanda para ajudá-los a potencializar seu negócio

Publicado

em

Em 10 dias úteis de trabalho os Agentes de Desenvolvimento da Prefeitura de Hortolândia, coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, visitaram 50% dos comércios localizados na região do Jardim Amanda. O total representa cerca de 200 empreendimentos comerciais e de serviços.

O programa Agentes de Desenvolvimento foi lançado no último dia 10 de setembro pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes. O objetivo é fomentar o comércio local e aproximar o Poder Público Municipal dos empreendedores locais. Estão no programa 10 agentes municipais. Eles estão munidos de camiseta de identificação e durante as visitas é posto em prática orientações que venham beneficiar os comerciantes e empreendedores do município.

“Nossa Administração é parceira dos comerciantes e os Agentes de Desenvolvimento possuem um papel fundamental para que essa sinergia possa ser estabelecida. Queremos contribuir para que o comércio possa prosperar, criando novas oportunidades de emprego e renda. Em uma cidade com o comércio forte, todos ganham”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, o programa Agente de Desenvolvimento foi criado para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Além disso, o papel do agente e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral: irão contribuir no esclarecimento de dúvidas, orientações sobre diversos assuntos relacionados ao negócio, sendo uma presença ativa, representando a necessidade da administração pública e estando mais perto dos empreendedores. Nosso governo será um parceiro permanente dos comerciantes e empreendedores locais, contribuindo para a geração de empregos e renda. A cidade, conforme o próprio prefeito Zezé disse, ganhará muito”, explicou Monique.

O trabalho de campo dos Agentes de Desenvolvimento na região do Jardim Amanda deve ser finalizado até a primeira quinzena de outubro. Em breve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgará a próxima região onde o programa atuará. “O trabalho vem seguindo muito bem e é importante que o empreendedor receba nossos agentes para que possamos ajudá-los a potencializar seu negócio. Dentro desse trabalho, estamos preparando uma plataforma digital para que se torne um guia de compras e serviços, mostrando, em detalhes tudo que a cidade tem de melhor. Uma forma de divulgar e fazer os empreendimentos serem vistos por todos”, finalizou a secretária.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Programa “Desconto para Servidores” credencia comerciantes e prestadores de serviço de Hortolândia

Publicado

em

Projeto busca fortalecer comércio local, com oferta de descontos em produtos para servidores municipais

A Prefeitura de Hortolândia, com o intuito de fortalecer o comércio local, quer atrair os servidores municipais para que consumam em estabelecimentos da cidade que garantam descontos e benefícios. Isso será possível graças à recente criação do “Programa de Descontos para Servidores”.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, comércios e prestadores de serviços poderão se cadastrar para oferecer seus produtos aos servidores municipais por meio do programa.

Durante o ato de credenciamento, o comerciante deve discriminar a porcentagem de desconto ou o benefício que será concedido durante o ato de compra. “A manifestação de interesse, assim como as cláusulas, devem ser apresentadas durante a inscrição. O Programa de Descontos para Servidores é uma forma de fomentar o comércio local, atraindo os mais de cinco mil servidores, ativos e inativos, para o consumo no município”, disse Monique.
Para fomentar e divulgar o programa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, solicitou junto com o Departamento de Comunicação uma campanha de marketing para atrair o comerciante para o programa. “A Administração do prefeito José Nazareno Zezé Gomes vem trabalhando em várias esferas no sentido de auxiliar o comércio local neste momento de recuperação da economia e, atualmente, os servidores municipais integram uma faixa significativa no mercado consumidor. Fortalecer este vínculo pode resultar num aumento de vendas. Todos ganham”, finalizou a secretária.


Os comerciantes interessados em participar devem solicitar sua inscrição no credenciamento e entregar sua documentação, para fins de habilitação, no Departamento de Suprimentos da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, localizado no prédio do Palácio das Águas (Prefeitura) – Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, bairro Remanso Campineiro.

Os servidores públicos interessados em consumir nos comércios cadastrados terão acesso à listagem atualizada das empresas e prestadores de serviços credenciados por meio de uma ferramenta no “Portal do Servidor”. O desconto ou beneficio, será aplicado no ato da compra, a partir do momento que os primeiros credenciados forem habilitados.

Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares