Nossa Cidade

Três novas avenidas dão sequência às obras do PIC

 

A Prefeitura abriu edital para contratar empresa responsável pela realização de mais três obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento): duplicação da Avenida São Francisco de Assis, implantação da Estrada do Panaíno, e criação de um novo sistema viário atrás do Hospital Municipal. A previsão é que os trabalhos iniciem ainda neste semestre, contribuindo com o principal foco do programa implantado pelo prefeito Angelo Perugini para acelerar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. São mais de 100 obras, muitas estão em andamento.

Anuncio


A obra de duplicação da Avenida São Francisco de Assis será realizada desde o acesso à cidade, pelo Parque do Horto, até o cruzamento com a Avenida Thereza Ana Cecon Breda, no Jd. Nova Hortolândia, ponto a partir do qual a via já é duplicada. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica da Prefeitura, Carlos Roberto Prataviera Junior, haverá ainda, próximo ao Supermercado Pague Menos, um posto ambiental. “A estrutura construída sobre a avenida servirá para ornamentar a entrada da cidade e dar boas vindas aos visitantes”, enfatiza. O posto proporcionará aos turistas e moradores informações sobre trânsito, condições climáticas e ambientais.

Já a Estrada do Panaíno, próxima do bairro Green Park, será prolongada até o Jd. Novo Ângulo. Esta intervenção garantirá acesso facilitado da região do Jd. Santa Clara até o Corredor Metropolitano Noroeste, em construção pelo Governo Estadual, e à Ponte da Esperança (Estaiada), erguida pela Prefeitura de Hortolândia pra integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade.

Ainda na região do Jd. Santa Clara, uma nova via será aberta a partir da Avenida da Emancipação, atrás do Hospital Municipal Mário Covas e antes da Havan, sentido Jd. Mirante, na altura do rua Osvaldo Riberio Carrilho, perto de onde há um poço artesiano utilizado pela comunidade.

Entre as principais intervenções do PIC, o maior volume está em mobilidade urbana. Serão construídas novas ruas, pontes, viadutos e acessos viários, além da realização de obras de asfalto, recapeamento, sinalização e drenagem. Dados da Secretaria de Obras indicam que serão realizadas intervenções viárias em cerca de 63 mil metros de vias, ação que proporcionará novas ligações entre bairros, ampliação e prolongamento de ruas já existentes e abertura de novos caminhos.

“O PIC vai transformar nossa cidade em todas as áreas, com impactos positivos pelos próximos 30 anos. É um programa que valoriza a cidade como um todo, principalmente as regiões menos favorecidas de Hortolândia. É a alternativa que encontramos, diante da crise financeira, de promover o desenvolvimento econômico, urbano e social da nossa cidade. Vamos realizar a maioria das obras propostas pelo programa com recursos conquistados  na iniciativa privada, nos governos federal e estadual. Essas obras são as primeiras de pelo menos 30 que pretendemos contratar até outubro”, garantiu o prefeito Angelo Perugini.

Além disso, as principais avenidas de Hortolândia terão um visual mais bonito e harmonioso com as obras do PIC. As intervenções previstas em vias de grande circulação de veículos, em todas as regiões da cidade, abrangem troca da iluminação por lâmpadas LED, implantação de projetos diferenciados de paisagismo, construção de portais de acesso e reestruturação viária, conjunto de ações que garantirão um trânsito mais seguro e eficaz. De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, cada avenida receberá, pelo menos, 100 novas espécies nativas, que oferecerão sombra e beleza à cidade. “As obras do PIC estão em toda parte, levando novos serviços para a população, abrindo novos caminhos e sempre com preocupação com a questão ambiental”, explica o secretário.

PIC em outras áreas

O PIC está presente em todas as áreas da Administração Municipal. Na área da Saúde, a reforma e ampliação do Hospital é um dos principais investimentos, pois garantirá uma unidade de saúde moderna e com mais qualidade no serviço prestado à população. Há recursos garantidos, ainda, para ampliação das equipes de saúde da família e a implantação de farmácias em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Uma ação do PIC já concluída é a entrega da UBS São Sebastião / Figueiras, para atendimento de moradores da região do Jd. São Sebastião.

Na Educação, a ampliação de escolas possibilitará a criação de novas vagas em creches. Além disso, o Programa de Educação Integral será ampliado para as todas as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) do município, atendendo mais de 6.400 crianças com atividades no contraturno das aulas. O município ainda investe em merenda, garantindo alimentação de qualidade aos alunos, com arroz, feijão, carne, legumes, frutas e suco, todos os dias. A Prefeitura também articula junto ao Governo do Estado a implantação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) na cidade, e garante por meio do Cursinho Popular, a preparação de jovens e adultos para vestibulares e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A iluminação pública e a segurança também têm investimentos, como a troca de lâmpadas de 22 mil pontos de iluminação pública por luminárias LED, que garantem maior luminosidade e asseguram ambientes menos vulneráveis à criminalidade. O município ainda ampliará o sistema de videomonitoramento e a rede de dados em fibra ótica. Há, também, projetos nas áreas esportiva e cultural, de desenvolvimento urbano e econômico, de habitação e de inclusão social.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo