Nossa Cidade

“Trânsito seguro é responsabilidade de todos”, afirma prefeito

 

Durante o II Seminário de Mobilidade Urbana, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, nesta quinta-feira (17/05), o prefeito Angelo Perugini chamou a população para a responsabilidade de adotar uma postura prudente no trânsito, com objetivo de criar uma cultura de paz. O seminário faz parte das ações da Campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida, de prevenção aos acidentes de trânsito, que tem como slogan “Trânsito é feito de gente. E a gente merece respeito. #nosSomosOtransito”. A campanha pretende despertar nos motoristas e pedestres o espírito de cidadania e responsabilidade. Um dos principais temas discutidos no encontro foi o desenvolvimento de campanhas educativas. Ao longo do dia, outras mesas de discussão levantaram questões importantes sobre segurança viária, como impactos e consequências dos acidentes, além de construção de ruas mais seguras. O evento contou com a presença de representantes da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros.

Anuncio


“Promover um trânsito seguro não é atribuição exclusiva da Prefeitura e da Secretaria de Mobilidade Urbana. As pessoas precisam se conscientizar sobre o papel de cada um, motoristas e pedestres. Todos devem agir com responsabilidade, pensando na sua segurança e na proteção dos demais. Assim conseguiremos criar uma cultura de paz”, enfatizou Perugini.

“Este seminário é um importante instrumento para definir ações que colaboram com a segurança viária. No primeiro seminário, realizado em 2017, ficou estabelecida a criação do Grupo de Segurança Viária, para monitorar os dados dos acidentes na cidade. Conseguimos alcançar este objetivo com êxito”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Graças ao trabalho do Grupo de Segurança Viária, comitê composto por representantes de secretarias municipais e de diversas entidades ligadas à segurança no trânsito, a Prefeitura fez um levantamento sobre acidentes de trânsito que apontou que, de janeiro a dezembro do ano passado, 1.265 ocorrências foram registradas na cidade, com 26 vítimas fatais. Todos os meses aconteceram mortes no trânsito na cidade.

Com base neste estudo, a Prefeitura anunciou um pacote de medidas para aumentar a segurança viária, com o objetivo de reduzir o índice de acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres. Entre as ações estão reforço na sinalização, fiscalização por radar, novos semáforos, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul), serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil.

Maio Amarelo

Neste ano, Hortolândia participa, pela primeira vez, da Campanha Maio Amarelo integrada ao Movimento Paulista Maio Amarelo, graças à condecoração recebida, no último mês, do Observatório Nacional de Segurança Viária. O título “Município Laço Amarelo” é entregue aos municípios com ações efetivas e reconhecidas em prol do aumento da segurança viária.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo