Profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia participam, nesta quarta-feira (26/05), às 18h30, da terceira aula do curso online de extensão “Educação Integral e Democracia: Interfaces, Convergências e Urgências”, promovido pelo Observatório Nacional de Educação Integral, por meio da UFBA (Universidade Federal da Bahia) em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. No encontro, as palestrantes Marta Klumb, psicóloga do UniCEUB (Centro Universitário de Brasília) e Cléia Mara, cientista social formada pela Unesp-Araraquara (Universidade Estadual de São Paulo), abordarão o tema “Educação Integral, Saúde e Vigilância Epidemiológica: aprendizados das intersetorialidades construídas pelo Mais Educação”. A Profa. Dra. Jaqueline Moll e o Prof. Renê Silva também participarão do fórum de debate e experiências. 

A formação tem como proposta construir debates acerca dos principais temas da educação integral e, assim, contribuir com o enfrentamento e impacto da pandemia nas comunidades escolares. Hortolândia conta com o programa de Educação Integral desde 2017, que atualmente beneficia aproximadamente 2.700 estudantes, do 1° ao 5° ano.

O terceiro encontro será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da TV Undime Bahia (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação-BA) e poderá ser acessado por meio dos seguintes links: https://www.youtube.com/watch?v=o_dyptYn9nY ou https://www.facebook.com/webtvundimebahia. 

Voltado a diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, educadores e agentes educacionais, o curso de extensão acontece em formato online toda última quarta-feira do mês, entre março e novembro de 2021. Além de terem aulas com professores e convidados especiais, os profissionais inscritos também recebem certificado de participação e conteúdos variados para o estudo dos temas através da plataforma virtual de aprendizagem da UFBA. 

No último encontro, o Prof. César Nunes, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), discutiu o tema “Educação Integral e Aprendizagens para o enfrentamento da crise Social, Educativa e Sanitária”. Os interessados que perderam o último encontro ou querem acompanhar a aula nesta quarta-feira, podem acessar os vídeos através do link: https://www.youtube.com/channel/UCBxj7xy5o096Bfc5zvt_Hng.

Confira os participantes do Fórum de Debate:

Marta Klumb (psicóloga- UniCEUB- 1990). Atua como Gestalt-terapeuta e consultora independente junto à Unesco e à OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), dentre outros em apoio a implementação e desenvolvimento de políticas públicas de interface entre saúde e educação, voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Mestre em Psicologia pela UCB (Universidade Católica de Brasília), em 2005. Especialista em Educação de Jovens e adultos – UnB, em 2011, e em Processos Sócio-Educativos com Crianças e Adolescentes pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), em 1999. Atuou como coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE/MEC) no período de 2010 – 2015. Atuou como Coordenadora de Relações com a Categoria no Conselho Federal de Psicologia – CFP. Foi membro da Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial e Delegada pelo Ministério da Educação. Foi Membro do Conad (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas), na condição de Conselheira Suplente, representando o Ministério da Educação por dois mandatos consecutivos.

Cléia Mara (cientista social formada pela Unesp de Araraquara. Integrou de 2009 a 2014 o quadro de gestores do MEC (Ministério da Educação). Foi coordenadora geral de articulação transversal da Secretaria de Educação Básica e coordenadora geral de redes públicas. Integrou a equipe responsável pelo pacto nacional de alfabetização na idade certa. Secretária de gestão, controle e normas na Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Foi secretária de Educação na gestão 2017-2020 em Araraquara São Paulo.

Profa. Dra. Jaqueline Moll (professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Membro fundadora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral).

Prof. Renê Silva (Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pedagogo, Especialista em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi dirigente de educação do município de Planaltino/BA no período de 2009 a 2012. Atuou na implementação de várias políticas públicas com os Planos de Educação e Rede de Planos de Carreiras pela SASE/MEC, Programa Educação Conectada pelo MEC. Atualmente é coordenador pedagógica da rede municipal de Nova Itarana/BA e assessor técnico da UNDIME/BA).

Links para a participação Web TV Undime Bahia: 

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCBxj7xy5o096Bfc5zvt_Hng

Facebook – https://www.facebook.com/webtvundimebahia

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia