16 de julho de 2024
Nossa Cidade

Tela sob tampa da caixa d’água evita mosquito da dengue

Limpar recipiente a cada 06 meses também colabora para qualidade da água usada pela família

Cuidados com a caixa d' água

Você costuma limpar a caixa d’água da sua casa? Se não, é preciso ficar atento a qualidade da água que sua família está usando. Mesmo que a caixa esteja protegida e tampada, o recipiente pode acumular lodo nas laterais, ambiente propício para a proliferação de bactérias. Além disso, o mosquito Aedes aegipyt, transmissor da dengue, pode encontrar alguma fresta e se aproveitar para depositar ali seus ovos. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Prefeitura de Hortolândia, orienta a população sobre como realizar corretamente a limpeza e vedação de caixas d’água, colaborando para o bem estar da família e evitando o aumento dos casos de dengue na cidade.

O primeiro passo é amarrar a bóia com um elástico, barbante ou arame. Isso impede que a água da rede de abastecimento continue enchendo a caixa. Depois, é preciso abrir as torneiras da casa para esvaziar a caixa d’água. “Quando a água estiver acabando, as torneiras podem ser fechadas porque este final da água pode ser usado para a limpeza. Para isso, pode acrescentar um pouco de água sanitária e esfregar com uma bucha de cerdas as bordas e o fundo da caixa, removendo todo o lodo”, explica o coordenador técnico do CCZ, o veterinário Evandro Alves Cardoso.

Depois de esfregar e remover a sujeira, é preciso esperar cerca de duas à três horas para enxaguar. “Nesta etapa, é preciso retirar com água corrente toda a água da lavagem, com o cloro e a sujeira removida da caixa d’água”, diz Cardoso. Isso pode ser feito com auxílio de uma mangueira, deixando as torneiras da casa abertas para a água com material orgânico sair pelo esgoto. Em seguida, é só soltar a bomba para que a caixa já limpa encha com a água da rede de abastecimento.

Nesta hora, é preciso vedar bem a caixa d’água para evitar a entrada do mosquito da dengue. “Muita gente não sabe mas, mesmo com a tampa da caixa, é possível que o mosquito entre. Por isso, nossa orientação é colocar uma tela de mosquiteiro embaixo da tampa”, alertou o veterinário. A limpeza da caixa deve ser repetida anualmente.

As equipes de combate à dengue que, diariamente, percorrem as casas em Hortolândia, também levam as orientações sobre limpeza e vedação de caixas d’água. “Além disso, nossas equipes auxiliam os munícipes a proteger corretamente os recipientes porque muita gente deixa a caixa aberta ou tampada apenas com plástico. Isso não funciona porque o plástico forma poças e também serve de criadouro”, disse Cardoso.

Neste caso, a saída para a falta da tampa original é colocar a tela de mosquiteiro bem presa sobre a caixa d’água e, sobre ela, uma telha de amianto. “Assim, o mosquito não entra e a água fica protegida de sujeira”, enfatiza o profissional.

Mutirão de Combate a Dengue

Neste sábado (06/07), a equipe da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, realiza mais um mutirão de combate à dengue, com orientações de como prevenir a doença. Desta vez, os bairros atendidos serão Jardim São Bento, Chácaras Luzitana, Jardim São Pedro, Chácaras Estela e Jardim Boa Vista.

A Prefeitura pede a colaboração da população para que abra as portas para os agentes de saúde, que estarão devidamente identificados. Eles vão vistoriar as casas em busca de criadouros, que devem ser eliminados. Além disso, haverá a operação cata-bagulho, onde será possível realizar a limpeza de quintais jogando fora materiais sem utilização. Caminhões e máquinas auxiliarão na remoção do entulho.

Neste ano, Hortolândia registra 1.173 casos positivos de dengue, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira (05/07). O combate à dengue deve ser uma prática constante, para evitar os criadouros e o aumento de pessoas infectadas com a doença. A dengue é uma doença grave, que pode levar à morte.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98