Connect with us

Nossa Cidade

Sinalização de solo atende ruas do Jardim Amanda

Publicado

em

Trabalho da Prefeitura de Hortolândia por mais segurança no trânsito continua nos próximos dias

O mutirão de implantação e reforço de sinalização de solo realizado pela Prefeitura de Hortolândia permanece no Jardim Amanda. Nesta quinta-feira (09/06), as intervenções para contribuir com a segurança viária foram realizadas no cruzamento entre as ruas Rui Barbosa e Almada Negreiros. No local, as equipes da Administração Municipal reforçaram a pintura das faixas de pedestres com legenda “OLHE”, faixas duplas amarelas indicando o tráfego nos dois sentidos da via, além de faixas de retenção e legendas “PARE”,

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o trabalho no bairro também continua na rua Francisco Glicério. A ação foi iniciada nesta semana e, além da implantação da sinalização de solo, a via recebeu duas lombadas que ajudam no controle da velocidade de circulação dos veículos. “A sinalização será reforçada em toda a extensão desta via, que é bem grande. Portanto, nos próximos dias, o mutirão continuará no Jardim Amanda, nesta e em outras ruas do bairro onde haja  necessidade de intervenções por mais segurança viária”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

“Mega sinalização” avança etapas na Av. da Emancipação

Publicidade

Durante a madrugada desta quinta-feira, mais uma etapa da “mega sinalização” de solo na avenida da Emancipação foi concluída. O serviço acontecerá em toda a extensão da via, nos dois sentidos, e permanece nos próximos dias. O objetivo é contribuir com a segurança viária, melhorando a visibilidade para motoristas e pedestres, além de evitar acidentes. Já na rua Jair da Silva Guimarães, próximo ao cruzamento com o Corredor Metropolitano, as lombadas instaladas na via receberam pintura. 

Ações que salvam vidas no trânsito

Além da intensificação do reforço da sinalização de solo, a Prefeitura concluiu, no mês passado, a campanha “Maio Amarelo” por um trânsito mais consciente e seguro com diversas ações para diminuir acidentes de trânsito.  Foram realizadas etapas de distribuição de folhetos informativos para motoristas; O 4º Seminário de Segurança Viária, na Câmara Municipal; Três edições do “Café na Passarela”, que orienta pedestres e motoristas sobre a necessidade do cuidado ao atravessar rodovias e sugerindo a utilização das passarelas contra acidentes; Cinco etapas da “Ação Bar”, para conscientização sobre os perigos de beber e dirigir; a “Operação Cavalo de Aço”; a ligação de novos semáforos;  nas principais vias da cidade e o passeio ciclístico “Vem de Bike”.

 

Publicidade

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Campos de Hortolândia recebem, neste final de semana, jogos da sétima rodada do Campeonato Amador

Publicado

em

Competição, apoiada pela Prefeitura, está afunilando e chegando a momentos decisivos

A sétima rodada do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia, nas duas divisões, acontece entre o sábado (02/07)   e o domingo (03/07) nos campos em diferentes regiões da cidade. São 47 equipes envolvidas na disputa. O campeonato se encaminha para os momentos decisivos com os times demonstrando o que vão buscar na competição. Na divisão de elite, Pankadão, Estrela Vermelha, Mildes Pankadão, Sumarezinho e Canarinho são as melhores equipes até o momento. Enquanto isso, Padoka, Amanda e Botafogo tentam fugir do rebaixamento. Na segunda divisão, São José, Frenético, Atlético Ôngaro, Barça Black, Vila São Pedro e Real São Bento são os destaques na disputa pelo acesso à primeira divisão. O torneio é organizado pela Associação de Atletas de Hortolândia com apoio da Prefeitura.

Entenda a nova fórmula de disputa da competição

Em cada divisão, os times são divididos em três grupos. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de seus próprios grupos. As cinco melhores equipes de cada grupo, além do sexto melhor colocado na classificação geral, avançam para a fase das oitavas-de-final. Na fase final, os confrontos serão decididos por meio de um sorteio. Todos os jogos serão “mata-mata”. Na primeira divisão, as equipes com as três piores campanhas serão rebaixadas e jogam a segunda divisão em 2023. Já as três melhores campanhas da segunda divisão conquistam o acesso para disputar a primeira divisão no próximo ano.

Publicidade

Baixe o aplicativo e acompanhe tudo

Para acompanhar os resultados, classificação e tudo o que gira em torno da competição, nas duas divisões, basta baixar o aplicativo da Associação de Atletas de Hortolândia pelo Play Store do smartphone IoS ou Android.

 

Jogos da sétima rodada:

Publicidade

Primeira divisão

Sábado (02/07) – Campo do Rosolém

16h –  Botafogo x Mildes Pankadão

18h – Vila Real x Santa Clara

Publicidade

 

Domingo (03/07) – Campo do Rosolém

8h15 –  Sumarezinho x Pankadão 

10h15 – Canarinho x Internacional

Publicidade

 

Campo do Remanso

8h15 – Redmidos x Família São Sebastião

10h15 – Real Piauí x Moleque Travesso

Publicidade

 

Campo do Adelaide

8h15 –  União do Norte x Amanda

10h15 – Padoka x Clube Atlético Hortolândia

Publicidade

 

Campo da Confibra

8h15 –  Real Fênix x Divino

10h15 – Unidos São Sebastião x Estrela Vermelha 

Publicidade

 

Campo do CAIC

8h15 –  Barcelona X Boa Esperança 

10h15 – Família RM x Geração 2000

Publicidade

 

Segunda Divisão

Sábado (02/07) – Campo do Rosolém

20h – São José x Unidos Boa Vista

Publicidade

 

Domingo (03/07) – Campo do Rosolém

13h15 –  Amigos x Parque Perón

15h15 – Real Madruga x Unidos do Ôngaro 

Publicidade

 

Campo do Remanso

13h15 – Vila São Pedro x Taquara Branca 

15h15 –  Guerrilha x União 

Publicidade

 

Campo do Adelaide

13h15 – Barça Black x Atlético Ôngaro 

15h15 – Jafene x Argentinos Juniors

Publicidade

 

Campo da Confibra

13h15 – Santa Esmeralda x Real São Bento

15h15 – Ajax x Frenético

Publicidade

 

Campo do CAIC

13h15 –  Flamengo x Camarões

15h15 –  Cruzeiro x Juventus

Publicidade

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade

Publicado

em

Pratos típicos da época foram ensinados a cerca de 20 pessoas inscritas, nesta sexta-feira (01/07), na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo.

Receitas fáceis, baratas e saborosas. São assim as oficinas gratuitas da Cozinha Escola Comunitária da Prefeitura de Hortolândia. Nesta sexta-feira (01/07), cerca de 20 pessoas participaram da Oficina de Receitas Julinas, que ensinou aos participantes como fazer “Cuscuz Paulista Fácil” e “Bolo de Mandioca Crua”, preparações típicas desta época do ano. As aulas, ministradas pela tecnóloga em gastronomia Virgínia Fernandes, aconteceram no período da manhã e também da tarde, no Jd. Novo Ângulo.

A formação é promovida pelo Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e busca disponibilizar a moradores de Hortolândia, maiores de 16 anos, a oportunidade de aprender novas preparações, inclusive para aumentar a renda da família. Informações sobre as próximas oficinas podem ser obtidas pelos telefones do Banco de Alimentos: (19) 3845-6630 e (19) 38454920.

Jaqueline Santos da Silva, de 27 anos, moradora da Vila Inema, participou na turma da manhã e já está de olho na próxima oficina. “O curso foi muito bom. Ficar sabendo dele é uma oportunidade para a comunidade. Tem também a chance de venda para acrescentar na renda. Quero vir mais vezes. Fiquei sabendo do curso através de um anúncio no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social”, comentou ela.

Publicidade

Estudante aprendem a fazer bolinho de chocolate 

Na quarta e quinta-feira (29 e 30/06), cerca de 115 alunos de quatro turmas do 4o ano (A, D, F e C) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacarias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, também participam de Oficina de Culinária na Cozinha Escola. Os estudantes das professoras Juliana Félix e Adriana Aline aprenderam com o nutricionista Marlon Zanardi a preparar muffin de chocolate e aveia. Ao final da oficina, degustaram o bolinho e aprovaram a receita.

Confira abaixo as receitas da Oficina Julina:

Cuscuz Paulista Fácil

Publicidade

Ingredientes:

½ xícara (chá) de azeite 

1 cebola picada 

1 lata de molho de tomate

Publicidade

2 tomates picados

2 latas de água (mesma medida do milho)

1 lata de ervilha

1 lata de milho verde

Publicidade

1 pimentão picado

2 latas de sardinha

Cheiro verde e temperos a gosto

3 xícaras (chá) de farinha de milho

Publicidade

3 ovos cozidos

1 tomate para decorar

 

Modo de preparo: 

Publicidade

1. Em uma panela, refogue no azeite a cebola, o pimentão, o milho, a ervilha, o molho de tomate, os tomates picados, a sardinha, e o cheiro verde;

2. Coloque a água e quando ferver acrescente a farinha de milho;

3. Unte uma forma com óleo e enfeite com tomate, sardinha, ervilha, e algumas folhas de cheiro verde;

4. Coloque a massa e deixe esfriar;

Publicidade

5. Desenforme depois de frio.

Custo total: R$49,94

Rendimento: 10 porções com 200 gramas

 

Publicidade

Bolo de Mandioca Crua

Ingredientes:

1 xícara (chá) de mandioca crua ralada;

1 xícara (chá) de coco ralado;

Publicidade

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (opcional);

1 copo (americano) de leite;

1 xícara (chá) de açúcar;

4 ovos;

Publicidade

3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente;

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

1.Bata as claras em neve e reserve;

Publicidade

2.Misture a mandioca, o coco, as gemas, o açúcar, o leite, o queijo e o fermento em pó. Mexa bem e coloque a margarina em consistência mole;

3.Coloque as claras em neve, enquanto mexe devagar;

4.Pré aqueça o forno;

5.Unte uma assadeira grande;

Publicidade

6.Asse em forno médio (200º graus), por cerca de minutos, até dourar.

Custo total: R$27,23

Rendimento: 14 unidades com 32,14 gramas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia recebe trem com cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07)

Publicado

em

Passagem está prevista para às 16h; ação é comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

Hortolândia receberá a passagem de um trem com as cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07). De acordo com a empresa Rumo, concessionária  do transporte ferroviário na cidade e na região, a previsão do horário de passagem da composição é por volta das 16h. A ação é para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na quinta-feira (28/06). As cores do arco-íris, também estampadas em bandeiras, são o símbolo do movimento LGBT.

A população poderá acompanhar a passagem do trem no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O centro estará aberto normalmente até às 16h30. Caso o trem ainda não tenha passado no horário previsto, o espaço fechará e a equipe do órgão ficará no local para orientar o público. Por questão de segurança, o centro reforça para que as pessoas não desçam no trilho para acompanhar a passagem da composição.

Quem quiser, também poderá acompanhar a passagem do trem pela câmera de monitoramento instalada no Centro de Memória. A câmera é do tipo 360º e funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. 

Publicidade

O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia

O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes , mediante uso de senha. 

O Centro de Memória ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, a unidade guarda parte importante da história do município.

Enquanto aguarda a passagem do trem, o público pode ainda conferir a atual exposição em cartaz, “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres de Hortolândia

Publicidade

A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade7 minutos atras

Campos de Hortolândia recebem, neste final de semana, jogos da sétima rodada do Campeonato Amador

Competição, apoiada pela Prefeitura, está afunilando e chegando a momentos decisivos A sétima rodada do Campeonato de Futebol Amador de...

Nossa Cidade22 minutos atras

Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade

Pratos típicos da época foram ensinados a cerca de 20 pessoas inscritas, nesta sexta-feira (01/07), na Cozinha Escola Comunitária, no...

Nossa Cidade57 minutos atras

Hortolândia recebe trem com cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07)

Passagem está prevista para às 16h; ação é comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ Hortolândia receberá a passagem de...

Nossa Cidade1 hora atras

Documentário “Limiar” é atração do projeto “Bate-papo de cinema” do Pontos MIS

Filme será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07); no sábado (02/07), às 18h, haverá bate-papo sobre...

Nossa Cidade1 hora atras

Livro infantojuvenil “Diário de um banana – Rodrick é o cara” domina preferência dos leitores da Biblioteca Municipal

Obra ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais emprestados em junho; lista também traz os clássicos “Orgulho e...

policia-federal policia-federal
Policial3 horas atras

Polícia Federal apura fraudes contra o INSS

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 30/06, a operação Custo Maior, com objetivo de aprofundar investigações sobre irregularidades...

Publicidade

Populares