Na noite do próximo domingo (13/10), A Ponte da Esperança (estaiada) ganhará novas cores em movimento. O show de luzes cênicas será apresentado pela Prefeitura de Hortolândia para marcar a inauguração do novo sistema de iluminação decorativa da Ponte. O evento, com programação cultural e atividades de prevenção ao câncer de mama, começa às 16h, sendo que o auge da atividade será às 19h, quando as luzes serão acesas.
De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o sistema de iluminação está em fase final de implantação. Ao todo, serão 128 projetores fixos, com capacidade de apresentar até quatro cores de forma simultânea, em esquemas variados de movimentação. No evento de domingo, haverá demonstração do potencial cênico da ponte e, em seguida, a estrutura será iluminada na cor rosa, marcando o Outubro Rosa de Prevenção ao Câncer de Mama.
Ao longo desta semana, o trabalho de instalação dos refletores prossegue com auxílio de um guindaste, uma vez que algumas dezenas deles ficam no alto dos estais: serão 60 refletores nos estais, sendo 30 de cada lado, além de 46 no pilar central e 22 na base inferior, com iluminação direcionada às colunas.
A iluminação decorativa faz parte do contrato de iluminação que possibilitou a implantação de lâmpadas LED no Parque Socioambiental Lago da Fé (Jd. Nova Alvorada); no trecho já concluído do Corredor Metropolitano, que inclui a avenida Olívio Franceschini, a Ponte da Esperança (Estaiada) e a avenida Antônio da Costa Santos (Jd. Novo Ângulo e Jd. Nova América); além do entorno da lagoa do Jardim Amanda, local onde o serviço segue em execução.
Nova iluminação
A Prefeitura também investe em iluminação de ruas e avenidas. No final de setembro, o município habilitou dois consórcios de empresas aptas a prosseguir na concorrência de PPP (Parceria Público Privada) para assumir os serviços de monitoramento inteligente, expansão, operação e manutenção dos cerca de 22 mil pontos de iluminação pública da cidade. As ações de modernização da rede de iluminação pública garantirão eficiência energética e economia aos cofres públicos. Uma das ações importantes a ser implementada pela PPP é o monitoramento inteligente da rede de iluminação pública, ou telegestão. Este é um dos passos para implantar em Hortolândia o conceito de smart city (cidade inteligente). Por meio de transmissores de dados em cada luminária, este sistema possibilitará, por exemplo, reduzir o nível de luminosidade das lâmpadas nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida.
Também está em fase final de licitação a contratação de empresa responsável pelo projeto de iluminação nas novas avenidas que surgirão com as obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas invenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98