Nossa Cidade

Prefeitura agiliza oferta de exames de ultrassom transvaginal

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta segunda-feira (07/10), uma ação de intensificação de ultrassom transvaginal, medida que tem o objetivo de acabar com a fila de espera de mulheres que aguardam por este exame. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, cerca de 4 mil pedidos aguardam agendamento. Além da intensificação, que vai até novembro, um mutirão será realizado no próximo dia 19, um sábado, data em que o Centro de Especialidades Médicas estará aberto especialmente para atender os agendamentos.

A Secretária Interina de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha, explica que na ação de intensificação, são convocadas as pacientes que já tem pedido de exame. “A Secretaria de Saúde tem entrado em contato com estas pessoas, que poderão ser atendidas com maior agilidade. Entendemos a importância deste exame para a saúde das mulheres e, por isso, queremos oferecer o ultrassom transvaginal de forma rápida, com a garantia de retorno ao médico para avaliação dos resultados”, enfatizou Mary. “Apenas no dia do mutirão, serão 500 agendamentos, o que vai agilizar bastante o atendimento de quem aguarda o exame”, destacou a secretária.

Anuncio


Com a ação de intensificação, a Prefeitura estima que até o final deste ano, a espera por ultrassom transvaginal seja de, no máximo, 45 dias. Antes, a cada mês eram realizados 500 exames deste tipo, e a espera ultrapassava 3 meses.

Saúde investe em Centro de Exames por Imagem

A Prefeitura de Hortolândia trabalha na adequação e otimização do espaço interno do Centro de Especialidades Médicas, medida que garantirá a ampliação da oferta de exames de ultrassom, com mais conforto e qualidade. Com a reorganização de salas no Centro de Especialidades, trabalho que preste a ser concluído, a Secretaria de Saúde vai criar um Centro de Exames por Imagem, com quatro salas para ultrassom geral e ginecológico, vestiários masculino e feminino, além de sala de espera específica para quem vai realizar estes exames, dando mais conforto e privacidade aos pacientes.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, há um ano, o município realizava 2 mil exames de diagnóstico por imagem a cada mês; hoje, são feitos 3 mil exames. Com a criação deste Centro de Exames por Imagem, a meta é ampliar a oferta para 3,5 mil exames por mês, até o final deste ano.

A adequação da área interna do Centro de Especialidades Médicas é possível por causa da transferência da Central de Regulação, área administrativa que funcionava no Centro de Especialidades, para um novo endereço, no terceiro andar do prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, inaugurada em agosto. O espaço desocupado, localizado ao lado da recepção do Centro de Especialidades, é adequado para abrigar as instalações do Centro de Exames por Imagem.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal, obra que está em licitação. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo