Connect with us

Nossa Cidade

Servidores municipais que realizam poda e corte de árvores na cidade recebem capacitação

Publicado

em

Mesmo diante do cenário de permanência da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia investe no aperfeiçoamento dos servidores públicos para que eles possam atender com mais eficiência as demandas da população.

Nesta quinta-feira (15/10), funcionários responsáveis pelos serviços de poda e corte de árvores passaram por capacitação. A atividade, realizada com a empresa Demax, parceira da Administração Municipal na execução destes serviços na cidade, aconteceu no Armazém das Artes “Carlos Vilela”, órgão da Secretaria de Cultura, no Jardim Nossa senhora de Fátima. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A capacitação teve aula teórica e também prática. Os operadores de motosserra tiveram aula sobre o trabalho de poda e corte de árvore em altura, ministrada pelo técnico de segurança do trabalho da empresa Demax, Walliney Oliveira Bispo.

Os participantes também receberam noções e conhecimentos sobre tipos e época de poda, adubação e Inventário de Arborização, entre outros temas, na aula ministrada pela engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna. A capacitação foi finalizada com a aula sobre trabalho em campo com o técnico em agropecuária da empresa Demax, Jean Carlos Ferreira.

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, a atividade é de extrema importância para reciclar os funcionários antigos e capacitar os novos. “A Prefeitura recebe grande quantidade de solicitações de poda e corte de árvores de munícipes. A execução destes serviços exige conhecimento e técnicas específicas para não danificar os exemplares arbóreos. Portanto, a capacitação é de suma importância. Vale lembrar que os cortes são realizados somente após vistoria técnica que comprovem a real necessidade da realização do corte e autorização técnica”, salienta Eliane.

SOLICITAÇÃO ONLINE

Neste mês, a Prefeitura de Hortolândia disponibilizou o sistema online de solicitação dos serviços de poda e corte de árvore. Estes serviços são executados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O sistema foi criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

O morador pode acessar o sistema de duas maneiras. Uma delas é por meio do portal da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, acessar a aba “Serviços para o cidadão”, que fica no canto superior direito da home page, clicar em “Meio Ambiente”, e depois em “Solicitação de Poda e Corte de Árvores”. A outra maneira é pelo site Hortolândia Fácil, https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login, acessar a aba “Meio Ambiente”.

Por meio do sistema, o morador pode solicitar quatro tipos de serviços oferecidos pela Prefeitura: corte, poda, retirada de árvore caída e imunidade de corte. Este último é para quem deseja solicitar a proteção de uma árvore para que ela não seja cortada. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a solicitação para que uma árvore não seja cortada somente será atendida após análise feita por um técnico. A análise leva em conta fatores como a idade da árvore, localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes.

Em todas as solicitações, o morador deverá preencher um formulário e será direcionado de acordo com cada serviço. Todo o sistema é digital, porém, as autorizações podem ou não ser automáticas. No caso de autorização automática, o sistema já emite ao solicitante os tipos de poda que podem ser realizados, sendo possível a impressão do pedido. Já nos demais casos em que haja a necessidade de avaliação, a solicitação será encaminhada ao técnico, que irá analisar e emitir um parecer.

Ao final do preenchimento do formulário, o solicitante deverá aceitar o “Termo de Aceite” para a conclusão do pedido e a geração de um número de protocolo, por meio do qual poderá fazer o acompanhamento da solicitação.

Em caso de dúvidas e mais informações, o morador pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelos telefones (19) 3965-1400, ramal 7913, ou (19) 3897-2926 (Viveiro Municipal).

Nossa Cidade

Hortolândia conclui semana com mutirão da Operação Tapa-Buraco, limpeza e poda do mato

Publicado

em

Ações foram realizadas em diversas regiões da cidade

As equipes da Prefeitura de Hortolândia concluíram, nesta sexta-feira (14/01), as etapas da Operação Tapa-Buraco. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, desde o começo da semana, os trabalhos foram realizados todos os dias em diferentes regiões da cidade. No Jardim Adelaide, a etapa aconteceu na rua Orlando Singorelli. A rua Vereador Antonio de Melo Costa, no Jardim Santa Emília, também recebeu a operação

Já no Jardim Santa Esmeralda, as ruas Pérola e Diamante, que margeiam a Rodovia dos Bandeirantes, foram as beneficiadas com o trabalho. “Nesta última etapa da semana, priorizamos as vias com mais movimento e que dão acesso à Rodovia dos Bandeirantes já que, por ali, passam diariamente muitos veículos pesados, como ônibus e caminhões. Com o solo molhado das chuvas desta semana, estes serviços preventivos continuarão acontecendo para evitar erosões e afundamentos. As ruas residenciais e com menor movimento também receberão a ação”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

MAIS ZELADORIA

A Administração Municipal também continuou o mutirão de zeladoria com poda do mato e limpeza nas unidades de saúde e em outros espaços públicos. Na manhã desta sexta-feira, o serviço foi concentrado na  UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Novo Ângulo. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação acontece para evitar o crescimento do mato é para manter o local limpo e em boas condições para receber a população.

Além disso, a ação também foi realizada nas áreas interna e externa do Centro de Convivência da Melhor Idade, no bairro Remanso Campineiro. O mutirão continuou também em áreas verdes localizadas próximas ao Parque Socioambiental Lago da Fé, em toda a extensão que margeia a avenida Joaquim Martarolli e na parte onde máquinas trabalham na construção de um novo viário, entre o Jardim Novo Cambuí e o Jd. São Sebastião. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Vem aí V Conferência Municipal da Igualdade Racial de Hortolândia

Publicado

em

A partir do dia 12 deste mês, quem tiver interesse no assunto e quiser contribuir com o processo de desenvolvimento de políticas públicas do município, pode acessar o site da Prefeitura hortolandia.sp.gov.br para enviar propostas e sugestões.


Para quem não tem acesso à internet, o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, que fica na Rua João Blumer, 289, no Remanso Campineiro, disponibiliza uma ficha para ser preenchida e entregue lá mesmo com as propostas.


A V Conferência tem como tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étinico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado é responsabilidade de todos nós” e será realizada no próximo dia 29, das 8h às 16h, na EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, o Remanso Campineiro.

Para participar da etapa preparatória acesse o link e de a sua contribuição. https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia recebe primeiro lote de vacina pediátrica da Pfizer neste fim de semana

Publicado

em

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que os imunizantes cheguem neste sábado (15/01) 

A Prefeitura de Hortolândia informa que está previsto o envio do primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer pelo governo estadual neste sábado (15/01). De acordo com a Secretaria de Saúde, o município deverá receber 1.150 doses para a vacinação contra a COVID de crianças de 5 a 11 anos.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que a vacinação no município será iniciada para crianças com comorbidade, conforme protocolo determinado pelo governo estadual. 

Em virtude da necessidade da organização logística, a Secretaria de Saúde salienta que não é possível iniciar a vacinação já na segunda-feira (17/01). Além disso, por se tratar de um imunizante diferente, é necessária a capacitação técnica das equipes de vacinação. Esta atividade será realizada na terça e quarta-feira (18 e 19/01). 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que a vacinação seja iniciada na quarta-feira (19/01), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini). Já na quinta-feira (20/01), a vacinação acontecerá na UBS Parque do Horto, e na sexta-feira (21/01) na UBS Campos Verdes. A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação será realizada mediante agendamento no site da Prefeitura. A expectativa inicial é que sejam aplicadas 250 doses por dia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares