Nossa Cidade

Semana de Aleitamento Materno é sucesso entre mães e gestantes

Programação nas UBS’S teve palestras, oficinas, gincanas e confraternizações

Semana de aleitamento materno

Ao longo desta semana, centenas de mães e gestantes participaram da programação especial da Semana de Aleitamento Materno. As atividades, que tiveram como tema “Leite Materno: depois do seu amor, é o que seu filho mais precisa”, foram organizadas pelo Comitê Municipal de Aleitamento Materno. Palestras, gincanas, sorteio de prêmios e confraternizações marcaram o dia a dia das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e PSF’s (Programas de Saúde da Fampilia). Tudo com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.

Na UBS do Jardim Amanda, por exemplo, houve atividades diariamente, nos períodos da manhã e tarde. O coordenador da unidade, João Mendes, comemora o sucesso do evento com a expressiva participação das mães. “Fizemos o convite às pessoas que realizam o pré-natal ou acompanhamento com pediatria aqui na unidade. Deu trabalho organizar esta programação, mas o resultado foi muito positivo. Tivemos público em todas as atividades, e todos gostaram muito do que aprenderam aqui”, destacou Mendes.

A dona de casa Patrícia Caetano dos Santos, de 24 anos, foi uma das participantes do encerramento da programação, na tarde de quarta-feira (7). Durante a confraternização, Patrícia aproveitava para amamentar o filho Davi, de três meses. “Ele é uma criança muito saudável e isso graças ao leite materno. Ele fica menos resfriado do que as outras crianças e tem ganhado peso”, comenta a mãe.

Patrícia, que é mãe de primeira viagem, disse que foi difícil fazer Davi pegar o peito, mas que teve paciência e empenho para cumprir a missão de amamentar. “Nas primeiras semanas após o parto, o bico do meu seio rachou. Eu chorava na hora de amamentar, mas agüentei firme. Hoje, já não sinto mais dor. Só alegria”, afirma.

A programação da UBS, que teve palestras sobre ‘saúde bucal’, ‘câncer de mama’, ‘benefícios do aleitamento’ e ‘amamentação na adolescência’, fez sucesso também entre as gestantes. Muitas delas, grávidas do primeiro filho, vieram conhecer a experiência de quem já está amamentando e conferir as dicas do Comitê Municipal de Aleitamento Materno. É o caso de Elisângela Cardoso Leite, de 17 anos, grávida de oito meses de uma menina, que se chamará Lorena. “As dicas vão me ajudar, pois não tenho nenhuma experiência. Aprendi muita coisa e espero que minha bebê pegue bem o jeito de mamar”, comenta.

De acordo com o coordenador da UBS Amanda, cerca de 200 pessoas participaram da programação ao longa da semana. “A partir de agora, mesmo que estas pessoas tenham dúvidas ou dificuldades na amamentação, a própria equipe da UBS também pode ajudá-las”, enfatizou Mendes.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...