Nossa Cidade

Secretaria de Educação instala mais 42 lousas digitais em escolas da cidade

Prefeitura capacita coordenadores pedagógicos para que recursos tecnológicos sejam eficazmente aproveitados em salas de aula

Educadores recebem treinamento para uso de equipamento que moderniza salas de aula

Anuncio


A fim de aprimorar ainda mais o processo de ensino aprendizagem nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu mais 42 lousas digitais. Ainda neste semestre, 30 destes equipamentos serão usados em Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), 10 em Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e dois no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.

Atualmente, existem à disposição dos professores da rede municipal de ensino 43 lousas digitais adquiridas em 2009. Destas, 38 são usadas nas atividades do Laboratório Viva Ciências e cinco em laboratórios de informática instalados em quatro comunidades (Jardim Amanda I e II, Boa Esperança e Jardim Santiago). O Laboratório é uma ação da Secretaria que oferece a alunos e professores da rede recursos pedagógicos para uma abordagem prática das ciências em quatro eixos: saúde e corpo humano, seres vivos, ambiente e meio ambiente, ciência e tecnologia.

A ideia é sistematizar o ensino de ciências, ir além da leitura e aula expositiva, fazendo com que o aluno experimente os conteúdos trabalhados ao longo do ano. O Laboratório funciona em todas as Emefs e Emeiefs do município, bem como no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola).

Para que os recursos tecnológicos sejam eficazmente utilizados em sala de aula, cerca de 60 coordenadores pedagógicos das escolas municipais, do Centro de Formação Paulo Freire e da Secretaria de Educação participam, de terça a quinta-feira (06 a 08/08), das 8 às 17 horas, de treinamento específico para utilização dos novos equipamentos.

O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais atividades práticas para planejamento de uma aula mais dinâmica. “Com todos esses recursos tecnológicos, os professores podem enriquecer as aulas e torná-las mais atrativas aos alunos”, disse a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

A coordenadora pedagógica Fabiana da Silva Santos Rodrigues, responsável pelas formações do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia na Educação), ressaltou que a lousa digital é uma ferramenta atual e dinâmica, que enriquecerá o trabalho do professor. “Precisamos explorar este novo recurso para fazer uso adequado e produtivo de suas ferramentas. Associada ao uso da internet possibilitará uma integração instantânea inclusive com os conhecimentos de mundo, explicou.

Serviço

O que é? Curso de Formação “Lousa Digital”
Quando? 06 a 08/08/2013
Horário:
8h às 12h – Coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental
12h às 17h – Coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Secretaria de Educação e Centro de Formação
Local: Centro de Formação Paulo Freire

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo