Nossa Cidade

Sebastião Salgado inspira mostra em Hortolândia

Alunos do ensino infantil fotografam cotidiano escolar em “A Infância Pelo Olhar De Uma Criança”

Mostra: Sebastião Salgado - EMEIEF Parque Orestes Ôngaro
Mostra está relacionada à proposta pedagógica da unidade

O mineiro Sebastião Salgado é um dos fotógrafos de maior renome da atualidade. Suas imagens, sempre em preto e branco, são conhecidas pelo mundo inteiro. Inspirados em sua obra, alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Parque Orestes Ôngaro, em Hortolândia, decidiram montar a exposição “A Infância Pelo Olhar De Uma Criança”. A mostra foi aberta na própria escola e pode ser vista até o dia 29 de novembro, de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 17h. A entrada é gratuita.

Anuncio


Sebastião Ribeiro Salgado nasceu em 8 de fevereiro de 1944, em Aimoré, Minas Gerais. Graduou-se em Economia, profissão na qual também tem mestrado e doutorado, e descobriu a fotografia na década de 70, como forma de retratar a realidade econômica de diversos países quando atuava na Organização Internacional do Café.

O profissional publicou mais de nove livros fotográficos ao longo de sua carreira, e atuou em diversas organizações humanitárias. Sua obra mais recente é o livro “Genesis” (Editora Taschen, 520 páginas, R$ 152,80), lançado neste ano com fotos de cinco partes do planeta, registradas entre 2004 e 2011. As 245 fotografias do trabalho estão expostas em mostra inédita no Sesc (Serviço Social do Comércio) Belenzinho, em São Paulo, até o dia 1º de dezembro.

O projeto na Emeief envolveu cerca de 60 alunos da série Jardim 2, da faixa etária dos cinco anos de idade. Eles captaram imagens sobre cenas do cotidiano da escola, desde a brincadeira no alto da árvore, a construção de castelos de areia do parque, até o uso do material escolar e a hora do lanche. As fotos foram ampliadas nos formatos de 10 centímetros por 15 centímetros, e 20 centímetros por 25 centímetros.

A proposta da mostra, que seguiu o conceito de “uma câmera na mão e várias ideias na cabeça”, surgiu a partir das professoras da turma, Angélica Galvani Mir e Graciela Luiza Batista da Silva. A ideia está relacionada à proposta pedagógica da unidade, que visa apresentar aos alunos o universo das artes plásticas. Crianças de duas salas de aula foram apresentadas ao trabalho de Salgado e estimuladas a visitar as dependências da escola com a câmera fotográfica. “A arte que está em várias coisas que a gente faz no dia a dia e para as quais nem sempre se dá este valor”, destaca a professora Angélica.

A coordenadora pedagógica da escola, Débora Augusto Guilherme Silva, ressalta que o trabalho também abordou a obra de outros artistas brasileiros, como Romero Britto, Aleijadinho e Portinari, já contemplados em exposições escolares. “São todos de épocas diferentes e áreas diversas, como pintura, escultura, fotografia. Os pais adoraram a ideia e também aprenderam junto com as crianças”, observa. “Como elas estão acostumadas a tirar foto em casa, a maior dificuldade foi fazer as crianças compreenderem que a foto pode ser vista como forma de representação artística. No começo, só faziam fotos de rosto e posadas, não conseguiam tirar fotos do cotidiano. Foram aprendendo a fazer isto aos poucos”, completa a professora Angélica.

ACONTECE: A exposição “A Infância Pelo Olhar de Uma Criança” pode ser vista de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, até o dia 29 de novembro. A entrada é gratuita. A Emeif Parque Orestes Ôngaro fica na Rua Domingos Batista de Souza, 455, Parque Orestes Ôngaro. Informações pelo telefone (19) 3819-5888 e 3897-0373.

Fonte: O Liberal



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo