Connect with us

Nossa Cidade

Saúde aciona medida provisória para vistoriar imóvel fechado

Publicado

em

Para vistoriar um imóvel com suspeita de criadouro do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, adotou, pela primeira vez, a recomendação nacional prevista na Medida Provisória 712, publicada no Diário Oficial da União, no dia 1º de fevereiro deste ano. A MP prevê o ingresso forçado em imóveis, em determinadas situações que caracterizam perigo à saúde pública. Entre estes casos, estão aqueles que incluem evidências de criadouros do mosquito transmissor de doenças como Dengue, Febre Chikungunya e Zika. Na quarta-feira (23/03), equipes da Vigilância Epidemiológica do município chamaram um chaveiro para abrir uma chácara, localizada no Jardim São Bento, após denúncias de que haviam criadouros no local.

Antes do ingresso forçado, a Prefeitura havia tentado, inúmeras vezes, notificar o proprietário do imóvel para que providenciasse a limpeza da chácara. “No entanto, não localizamos o proprietário em nenhum endereço informado. O imóvel possui um muro alto e não dava para observar se realmente existiam criadouros. Então, optamos por entrar neste local com ajuda de um chaveiro”, explicou a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan.

Um dos requisitos da MP é justamente que o ingresso forçado não seja cumprido aleatoriamente: o imóvel deve ter recebido notificações anteriores, o que significa que os agentes de saúde já foram no local, mas não havia ninguém. Outra possibilidade é que a casa seja alvo de denúncia de vizinhos e apresente características que indiquem a existência de criadouros do Aedes aegypti.

“Neste imóvel, encontramos uma piscina grande, diversas garrafas e latas, além de uma piscina menor, todos com larvas de mosquito. Fizemos o trabalho de eliminação destes criadouros, virando as latas e garrafas, assim como a piscina menor, que agora está protegida. Na piscina maior, aplicamos larvicida, um produto específico para eliminar as larvas e que tem efeito prolongado por alguns meses. Apesar desta ação, continuaremos a tentar contato com este proprietário, evitando que o caso se repita nos próximos meses”, destacou Cilene.

2016

Dengue: Notificações – 1.473 / Positivos: 21

Chikungunya: Notificações – 2 / Positivos: 2 (casos importados)

Zika: Notificações: 8 / Positivos: 0

Nossa Cidade

Hortolândia recebe carreta do Via Rápida que terá curso de soldagem

Publicado

em

São 60 vagas disponíveis; inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (27/05)

Se você quer recolocar-se no mercado de trabalho ou iniciar em uma nova profissão, fique atento a esta oportunidade! Hortolândia recebe a carreta do programa estadual Via Rápida. A unidade móvel ministrará um curso de soldagem. Os interessados devem fazer inscrição por meio deste link. São 60 vagas disponíveis, sendo 20 para o período matutino, 20 para o período vespertino e 20 para o período noturno. O curso tem carga horária de 100 horas/aula. O prazo de inscrição termina nesta sexta-feira (27/05). O curso ainda oferece bolsa-auxílio de R$ 210,00. A vinda da carreta é uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Hortolândia

O curso visa capacitar o aluno para a realização de processos de soldagem de peças em aço e ligas metálicas na indústria. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o curso está previsto para começar na próxima terça-feira (31/05). A carreta deve chegar à cidade nesta semana e ficará na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Curso gratuito de Solda Básica em Hortolândia

Publicado

em

solda

Mais oportunidade de qualificação profissional gratuita para os moradores de Hortolândia.

Estão abertas as inscrições para curso de Solda Básica, promovido pelo Via Rápida Emprego, órgão do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.

Além de promover qualificação para o mercado de trabalho, os cursos também contam com uma bolsa-auxílio de R$ 210,00.

As aulas começam no dia 31 de maio, na carreta móvel do programa, que ficará estacionada na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jd. Amanda.

Os interessados podem se inscrever, até sexta-feira (27/5), no site do programa: www.cursosviarapida.sp.gov.br/cursos/7105/soldagem

Continue Lendo

Nossa Cidade

Viveiro Municipal da Prefeitura recebe visita de grupo de desbravadores

Publicado

em

Cerca de 140 crianças e adolescentes aprenderam como é feita a produção de mudas de plantas pelo órgão

Conscientizar as novas gerações sobre a importância do desenvolvimento sustentável para garantir vida saudável à cidade. Foi com esse objetivo que o Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos, órgão da Prefeitura de Hortolândia, recebeu a visita de um grupo de desbravadores da Igreja Unasp, formado por 140 crianças e adolescentes, no domingo (22/05).  

Na visita monitorada, os desbravadores conheceram o espaço e aprenderam como é a produção de mudas de plantas feita pelo viveiro e que são distribuídas gratuitamente para a população. A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, ainda explicou para os visitantes os demais trabalhos realizados pelo órgão, como o reaproveitamento de restos de madeira recolhidos nos serviços de poda e corte de árvore feitos na cidade. Esse material é usado na confecção de bancos e mesas que são instalados em praças e espaços públicos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares