Nossa Cidade

SAP realiza Jornada de Cidadania e Empregabilidade na PI de Hortolândia 

Começa hoje, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia (CPPH). A ação é realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária, por meio das Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), o evento consiste em uma ação conjunta durante uma semana, prestando serviços sociais para a população carcerária. Após mais de dois anos sem realização devido à pandemia, as Jornadas estão sendo retomadas com força total em todo o estado. 

O objetivo do projeto é oferecer aos reeducandos do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade. Entre as atividades oferecidas aos apenados estão:  emissão de documentos (RG, CPF, Certidão de Nascimento) – até o momento a unidade conta com mais de 100 documentos emitidos, atendimentos de saúde – aferição pressão arterial, verificação de glicemia, oximetria, aferição de medidas (peso/altura), orientações e atendimentos jurídicos – Defensoria Pública; palestras com Psicóloga e Assistente Social. Além desses atendimentos, serão realizadas palestras sobre educação, saúde e serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (Caefs), da CRSC. 

Anuncio


Os serviços oferecidos na unidade prisional contam com profissionais e materiais necessários para o atendimento disponibilizados pelo órgão parceiro. O evento possibilita que em um único dia o reeducando consiga, por exemplo, regularizar seus documentos, receber informações processuais e ainda passar por oficinas, palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para sua reintegração social. 

A SAP estabelece que todas as unidades prisionais do estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos por meio das Jornadas. Mais de dois milhões e meio de atendimentos já foram realizados desde a criação das Jornadas de Cidadania e Empregabilidade. 

A Jornada é uma realização do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da CRSC, e do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), da CRC, e conta com importantes parceiros, como a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), a Secretaria da Segurança Pública, o Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” (IIRGD), Defensoria Pública, Igreja Universal.  

Serviço: 

Jornada de Cidadania e Empregabilidade 

Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo