Nossa Cidade

Saída de médicos cubanos deixa quatro unidades de saúde sem atendimento

 

A Prefeitura de Hortolândia informa que, em virtude da saída de Cuba do Programa Mais Médicos, quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que contavam com profissionais cubanos estão sem médicos, desde esta quarta-feira (21/11): Jd. São Sebastião, Pq. Orestes Ôngaro, Jd. Adelaide e Jd. Nova Europa. As demais unidades de saúde estão com sua capacidade de atendimento significativamente reduzida, já que também perderam médicos. O município contava com 26 profissionais do Programa Mais Médicos, sendo que 18 são cubanos, que encerram o contrato de trabalho nesta semana.

Anuncio


De acordo com a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, a Prefeitura estuda alternativas para que seja assegurado o atendimento à população, priorizando as situações de maior gravidade. A população encontra esclarecimentos nas unidades de saúde, que estão funcionando com os demais profissionais, aptos a avaliar a melhor conduta possível a ser adotada em cada uma das situações.

“Estamos tomando as medidas possíveis para reduzir o impacto da saída destes médicos. Foi uma decisão repentina e trabalhamos para uma solução rápida. Contudo, também precisamos de um posicionamento do Ministério da Saúde sobre a reposição destes profissionais”, destaca a secretária de Saúde.

A Administração Municipal conseguiu estruturar e ampliar a rede de atenção básica na cidade com apoio do Programa Mais Médicos, já que a contratação de profissionais sempre foi um desafio para todos os municípios brasileiros. Hoje, Hortolândia conta com 17 unidades básicas de saúde.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo