Connect with us

Nossa Cidade

Representantes de Hortolândia participam da 2ª Conferência Regional do Meio Ambiente, promovida pelos Comitês PCJ

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Evento que debaterá a Política Nacional de Resíduos Sólidos será no dia 30 deste mês, em Piracicaba

Consimares realiza a 1ª Conferência do Meio Ambiente

Anuncio


Representantes de Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Hortolândia participam, no próximo dia 30 deste mês, em Piracicaba, da 2ª Conferência Regional do Meio Ambiente, promovida pelos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), colegiado do qual o município faz parte. O evento acontece cerca de 15 dias após conferência semelhante, promovida pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) para debater aspectos da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

O evento do Consimares, realizado em Nova Odessa no último dia 14 deste mês, reuniu cerca de 500 participantes. Na ocasião, foram definidas 20 propostas que serão encaminhadas à 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, marcada para os dias 20 a 23 de setembro, em São Paulo. Também foram eleitos os delegados escolhidos para representar a RMC na etapa estadual: oito da sociedade civil, seis do setor empresarial e quatro do setor público. Destes, quatro são representantes de Hortolândia: o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluizio Silva (pelo poder público) e Áurea Aparecida Bueno, Daniela Pedroso de Oliveira e Wilton César (pela sociedade civil).

Até 2014, todos os municípios brasileiros devem dar destinação final aos resíduos sólidos, prevê a PNRS. Encontrar uma solução única, coletiva, ecológica e economicamente sustentável para a destinação final do lixo doméstico produzido pelas oito cidades participantes do consórcio foi o objetivo do Consimares ao realizar o evento, ressaltou o superintendente do consórcio, Valdemir Aparecido Ravagnani. Compõem o Consimares os municípios de Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Advertisement

“Apresentamos práticas que possam contribuir para a construção de políticas públicas locais e regionais no que se refere à Política de Resíduos Sólidos”, complementou o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani. Dentre estas práticas estão: informar a população onde encaminhar os resíduos em seu município; estimular o consumo de produtos locais, incluindo a agricultura orgânica, familiar e urbana que reduzem impactos de transporte, emissão de poluentes e que valorizem os produtores da cidade e usinas regionais de compostagem; utilizar 20% do horário político para conscientização ambiental das pessoas; obrigar as indústrias a usar parte da sua propaganda com a divulgação da consciência ecológica e sobre a política reversa do seu produto; implantação do programa de coleta seletiva direta (A3p) nas escolas, condomínios, prédios públicos e na Administração direta e indireta; concentração e veiculação de informações contínuas específicas na área de resíduos sólidos (Coleta Seletiva, Pontos de Descarte, Destinação dos Resíduos, Consumo consciente), proporcionando de forma contínua orientação e conscientização ambiental aos munícipes, a ser realizado no sistema porta a porta, por meio de agentes ambientais sobre as formas de destinação de resíduos (confira abaixo a relação completa das propostas).

“É uma inovação e um avanço significativo fazer a conferência de forma regionalizada”, avaliou o secretário de Meio Ambiente de Hortolândia, Aldo Aluízio Silva. “Quando os temas ligados à destinação dos resíduos sólidos vão para a esfera do Consimares a discussão ganha força, porque são pensadas soluções conjuntas”, afirma.

Inscrições abertas para conferência do PCJ

Em Piracicaba, o encontro será realizado, das 8h às 16h, na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), da FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), localizada na Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, na Vila Areão. A conferência, que também terá como tema central a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, está com inscrições abertas. Os interessados devem acessar os sites www.agenciapcj.org.br ou www.comitespcj.org.br, de 15 a 28 deste mês, até às 17h. No dia do evento, as inscrições poderão ser realizadas das 8h às 9h.

Advertisement

Confira a relação completa dos delegados dos eleitos pela RMC:

Poder Público

Aldo Aluizio Silva (Hortolândia)
Valdemir Ap. Ravagnani (Consimares)
Julian Fernandes Bruzon (Monte Mor)
José Ceron (Sumaré)

Setor Empresarial

Advertisement

Sebastião Coelho Filho (Sumaré/Epp Serviços)
Daniela Helena Favaro (Nova Odessa/ Defesa Ambiental)
Rodrigo F. Mettesteiner (Sumaré/Romec)
Fernando Lopes (Americana/Mzz Comunicação)
Sidnei Alves De Almeida (Santa Barbara d’Oeste/Metagreen)
Sandro R. Lopes Ferrari (Nova Odessa/ Trecma Tecnologia Sustentavel)

Sociedade Civil

Bruno Henrique Ross Matheus (Monte Mor)
Aurea Aparecida Bueno (Hortolândia)
Maria de Fátima Gomes da Silvav (Nova Odessa)
Aparecida Pereira Barroso (Sumaré)
Jonas Santa Rosa (Americana)
Daniela Pedroso de Oliveira (Hortolândia)
Wilton Cesar (Hortolândia)
Cícero Ceara (Sumaré)

Veja também a relação das propostas que a RMC vai levar à etapa estadual da conferência:

Advertisement
Eixo I – Produção e consumo sustentáveis 
  • Desenvolver políticas públicas (redução de impostos para produtos elaborados a partir de produtos recicláveis, incentivos fiscais para empresas recicladoras, fiscais ambientais) e ações em grande escala que incentivem o consumo sustentável. Informar a população onde encaminhar os resíduos em seu município.
  • Estimular o consumo de produtos locais, incluindo a agricultura orgânica, familiar e urbana que reduzem impactos de transporte, emissão de poluentes e que valorizem os produtores da cidade; e usinas regionais de compostagem.
  • As empresas deverão possuir profissional habilitado em meio ambiente.
  • Reduzir o uso de materiais descartáveis (sacolas, copos). Multas para disposição inadequada de resíduos (incluindo os arremessados dos carros). Disponibilizar lixeiras nas ruas e locais públicos.
  • Desenvolver políticas públicas, em todas as esferas de governo, que incentivem a logística reversa (comércio local informando onde encaminhar o material (envolvimento de Cooperativas – Setor produtivo- Representações comerciais – Prefeitura) (taxa de importação que custeie a logística reversa de produtos que não possuem essa cadeia).
Eixo II – Redução de Impactos Ambientais
  • Utilizar 20% do horário político para conscientização ambiental das pessoas
  • Criar o Selo “Made in Brasil Ecológico”
  • Criação de fundo nacional para a implantação de micro usinas de processamento e beneficiamento nos municípios e obtenção de trituradores pelo município
  • Obrigar as indústrias, a usar parte da sua propaganda, com a divulgação da consciência ecológica e sobre a política reversa do seu produto.
  • Proibição do uso de embalagens que não são passiveis de serem recicladas, nos supermercados, em vários segmentos de alimentos (será feita uma nova composição da ideia).
Eixo III – Geração de emprego trabalho e renda
  • Criação do Fundo Municipal de Resíduos Sólidos, que será alimentado pela Prefeitura/Concessionária/outros, com a finalidade de garantir estrutura de trabalho (áreas, barracão, balança, esteira, equipamentos de segurança de trabalho), renda mínima, capacitação continuada e permanente dos cooperados e manutenção dos equipamentos/caminhão/Central de triagem;
  • Contratação pelas Prefeituras das Cooperativas e Associações de Catadores de materiais recicláveis para realização da coleta de resíduos recicláveis no município recebendo valores equivalentes aos pagos para empresas coletoras;
  • Implantação do programa de coleta seletiva direta (A3p) nas escolas, condomínios, prédios públicos e na Administração direta e indireta;
  • Criação de uma rede regional de cooperativas para melhorar as condições de preços dos materiais triados pelas mesmas.
  • Criação de um sistema de cooperação entre as empresas geradoras e as cooperativas para destinação de materiais e recursos financeiros gerando um programa de selo ambiental.
Eixo IV – Educação Ambiental
  • Garantir, no mínimo, um Núcleo de Educação Ambiental no município vinculado à secretaria ou órgão responsável pelo meio ambiente com equipe especifica e qualificada.
  • Proporcionar vivências e práticas sobre a não geração, redução, reutilização, formação, conhecimentos complementares e também, nas atividades ambientais curriculares transversais nas escolas, sobre as questões dos resíduos sólidos, abrangendo a comunidade como um todo (ONG, associações, comércios, entre outros). Estimular a Formação de Coletivo Educador Ambiental, sempre que possível.
  • Elaboração e distribuição de material didático e audiovisual para ser utilizado no Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como incentivar os Conselhos de Meio Ambiente a criar grupos de trabalho específicos na área de educação ambiental.
  • Concentração e veiculação de informações contínuas específicas na área de resíduos sólidos (Coleta Seletiva, Pontos de Descarte, Destinação dos Resíduos, Consumo consciente), proporcionando de forma contínua orientação e conscientização ambiental aos munícipes, a ser realizado no sistema porta a porta, por meio de agentes ambientais sobre as formas de destinação de resíduos.
  • Vincular, por meio de legislação municipal específica, que as escolas executem horas práticas no Núcleo de Educação Ambiental, efetivando ações de educação ambiental em parques, praças e APPs (Áreas de Preservação Permanentes) e outros espaços ambientalmente protegidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Parque socioambiental no Jardim São Bento

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.

Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.

Anuncio


O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Sala Cine-Teatro

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da Escola Augusto Boal, na rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda.

O Cine-Teatro ocupa o antigo auditório da Escola de Artes Augusto Boal, que passou por um processo de revitalização e reforma. O objetivo da intervenção foi torná-lo um espaço mais confortável para sessões de cinema e encenações teatrais. O local recebeu serviços de pintura interna e externa, além de melhorias na alvenaria.

Melhorias na Sala Cine-Teatro

Anuncio


Uma das mudanças significativas foi a construção de uma rampa de acessibilidade para cadeirantes, o que ampliou a capacidade do espaço para acomodar de 100 a 120 pessoas.

Além disso, o Cine-Teatro foi modernizado com a instalação de aparelhos de climatização, luminárias de LED e uma cabine de projeção. O ambiente também recebeu carpete e cortinas novas, proporcionando um ambiente mais agradável e aconchegante.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Cultura, o novo espaço será utilizado não apenas para sessões de cinema e peças teatrais, mas também para atividades relacionadas aos cursos livres e técnicos oferecidos pela Escola de Artes. A população terá acesso ao Cine-Teatro mediante solicitação, que deverá ser feita por meio de uma ficha disponível neste LINK. Após preenchimento, a solicitação será avaliada pela Secretaria de Cultura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data da prova já pode ser conferida. Com um total de 541 inscrições confirmadas, candidatos estão se preparando para concorrer às 108 vagas oferecidas pela instituição.

O pagamento da taxa de inscrição é um dos requisitos fundamentais para participar do processo seletivo, e os candidatos já estão se preparando para as provas, sendo que os locais de realização dos exames serão divulgados em breve neste LINK.

Anuncio


As vagas oferecidas pelo polo de Hortolândia abrangem três eixos principais: Computação, Licenciatura e Negócios e Produção. Entre os cursos disponíveis estão Engenharia de Computação, Pedagogia, Administração, e muitos outros.

Confira quando será a data da prova para o Vestibular

A prova do vestibular será presencial e está marcada para o dia 26 de maio, com abertura dos portões às 12h. Os locais de exame serão disponibilizados no site da FAT Vestibulares a partir das 15h do dia 21 de maio. O gabarito oficial será divulgado em 6 de junho, enquanto o resultado final sairá em 25 de junho.

Advertisement

Para mais informações sobre o processo seletivo da Univesp, os interessados podem entrar em contato com o Polo da Univesp Hortolândia pelos telefones (19) 3865-3038 ou pelo e-mail [email protected].

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial1 hora ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Parque socioambiental no Jardim São Bento Parque socioambiental no Jardim São Bento
Nossa Cidade2 horas ago

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem...

Sala Cine-Teatro Sala Cine-Teatro
Nossa Cidade2 horas ago

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da...

data da prova data da prova
Nossa Cidade3 horas ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos4 horas ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Dia dos Patinadores Dia dos Patinadores
Esportes4 horas ago

Agora Hortolândia tem o Dia dos Patinadores: projeto de lei tem aprovação unânime

Na noite de ontem (22), o legislativo municipal de Hortolândia aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui o...

Hortolândia Hortolândia
Policial7 horas ago

Homem é preso após agressões físicas e psicológicas contra a companheira em Hortolândia

Na noite de ontem (22), a polícia de Hortolândia se dirigiu até o bairro Vila São Pedro, após receberem relatos...

Advertisement
cinema

Populares