Nossa Cidade

Representante do Ministério da Cultura afirma que Hortolândia é exemplo de implantação de políticas culturais

Valério Bemfica discursou durante a Conferência de Cultura, que definiu os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual

Conferência Extraordinária de Cultura (30/06/2013)

Anuncio


O chefe da representação regional de São Paulo no MinC (Ministério da Cultura), Valério da Costa Benfica, afirmou que Hortolândia é exemplo de implantação de políticas públicas na área da cultura, durante a Conferência Extraordinária de Cultura, domingo (30/06). O evento foi realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

Hortolândia tem uma gestão cultural democrática, participativa e que escuta a sociedade. O Conselho Municipal de Cultura participa muito dos debates e decisões na área da cultura. Portanto, considero que Hortolândia é um exemplo na implantação de políticas públicas para a cultura”, disse Benfica.

A Conferência, que teve como tema “Uma política de Estado para a Cultura – desafios do Sistema Municipal de Cultura”, contou com a participação, além de Bemfica, do secretário de Cultura de Hortolândia e presidente da Conferência, Tino Sampaio, do secretário substituto de Políticas Culturais do Minc, Américo Córdula e do consultor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) junto ao MinC, Heitor Gaudêncio Júnior.

Durante a Conferência foram definidos os delegados para a Conferência Estadual de Cultura, que será realizada nos dias 11 e 12 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Os delegados eleitos são compostos por representantes da sociedade civil e representantes do poder público (confira abaixo os delegados eleitos). Os eleitos têm como função representar e defender as propostas do município na etapa estadual, votar nas propostas da Conferência Estadual para a 3ª Conferência Nacional e se candidatar a delegado para a 3ª Conferência Nacional, que será realizada entre os dias 26 e 29 de novembro.

De acordo com o secretário de Cultura, Tino Sampaio, a cidade tem um diferencial, que é a participação dos fazedores culturais na formulação do Sistema Municipal de Cultura. “Durante as conferências, tivemos a presença maciça dos fazedores culturais. Isso ajuda a transformar a cultura na cidade. Na primeira conferência, conseguimos dar o primeiro passo para o Sistema Municipal. A segunda, realizada no ano passado, foi fundamental para definirmos algumas metas. É muito importante a participação da sociedade neste evento”, explica Tino.

O secretário substituto de Políticas Culturais do Minc, Américo Córdula, considera importante as ações na área da cultura que o município desenvolve. “O reconhecimento da cultura caipira, dos grupos de tradição e matrizes africanas que Hortolândia desenvolve é muito importante para criar uma identidade cultural do município”, afirma Córdula.

Já o consultor da Unesco junto ao MinC, Heitor Gaudêncio Júnior, afirmou que Hortolândia é referência nas atividades desenvolvidas para criar o Sistema Municipal. “Quando alguém me pergunta de uma cidade que desenvolve atividades importantes para a construção do Sistema Municipal de Cultura, eu logo afirmo, Hortolândia é a cidade exemplo. É notável as ações que a cidade tem com relação a editais”, declara Heitor.

Confira os delegados eleitos para a Conferência Estadual de Cultura

Delegados poder público

Titulares: Amarantino Jesus de Oliveira; Claudinei Prazeres de Barros; Anderson Zotesso Rodrigues
Suplentes: Patrícia Banhara; Alexsandre Ropero Markoff; José Roberto Demetrio Pinto

Delegados sociedade civil

Titulares: Rodrigo da Luz Pironelli; Lívia Gastardeli Tavares da Câmara; Leonardo Lopes Ferreira; Leandro Ferreira dos Santos; Regina Pereira Lima; Sebastião Rodrigues Manção
Suplentes: Bruno Henrique dos Santos Coelho; Juraci dos Santos Moreira; Eunice de Souza; Juracy Monteiro dos Santos; Eleonora Aparecida Alves S. Domingues; Isabel Cristina Alves

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo