Connect with us

Nossa Cidade

Regiões do Rosolen e Nova Europa terão vacinação antirrábica

Publicado

em

A Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), chega, neste final de semana, à mais duas regiões da cidade. Neste sábado e domingo (12 e 13/08), moradores de bairros próximos do Jd. Rosolen e do Jd. Nova Europa devem levar cães e gatos para serem vacinados. Para a ação, equipes de Zoonoses farão atendimento em 14 locais, das 8h às 17h (os endereços podem ser conferidos abaixo). Além disso, haverá vacinação volante, com ação casa a casa, no Jd. Terras de Santo Antônio (sábado e domingo), no Parque Peron (sábado) e no Pesqueiro Furlan (domingo). A vacinação acontece durante todo o mês, aos finais de semana, sempre por regiões. A UVZ estima vacinar, durante toda a campanha, 25 mil animais domésticos. A região da Vila Real já recebeu a ação, com a vacinação de 3.140 animais.

A UVZ orienta a população a levar o animal até o local de vacinação preso em coleira. Animais de grande porte ou ferozes devem estar, também, de focinheira, o que, inclusive, atende a recomendação prevista em legislação de posse consciente e evita acidentes com mordedura. Já os gatos, que são animais ariscos, podem ser levados em caixas específicas para transporte de animais. Na falta desta caixa, o bichano pode ir na divisória de baixo de um carrinho de feira, preso pela grade de separação da parte de cima. É preciso levar carteira de vacinação do animalzinho, para que a vacina seja anotada.

A Raiva é transmitida para cães, gatos e outros mamíferos pela mordida de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue de outros animais). Em Hortolândia não há registro desta espécie. No entanto, em março, foi identificado um morcego frugívoro (que se alimenta de frutas) com Raiva na cidade. A Campanha de Vacinação Antirrábica pretende proteger animais domésticos contra a doença, que é fatal.

Morcegos

De acordo com a UVZ, os morcegos são animais que vivem nas áreas urbanas e estão muito próximos das pessoas. À noite, quando estão mais ativos, eles se alimentam de frutas e podem ser observados voando perto das árvores. Uma das características destes animais é a boa orientação de vôo, mesmo em lugares escuros. Por isso, não é preciso temer a ocorrência de morcegos perto de casa.

No entanto, se estes animais forem encontrados caídos, voando desorientados, se batendo nas paredes ou morto, a UVZ deve ser acionada pelo telefone (19) 3897-3312. “O morcego não deve ser tocado nem mesmo para afastamento do local, porque o ato de pegar o animal pode causar contaminação, caso seja um morcego com Raiva”, alerta o gerente da UVZ, Ibraim Almeida.

 

Confira os locais de vacinação, neste final de semana (12 e 13/07):

 

Região do Jd. Rosolen

 

Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) João Calixto da Silva

R. Dr. Miguel Vieira Ferreira, 454 – Chácara Nova Boa Vista

Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva
Av. João Coelho, 10 – Jardim Nossa Senhora de Fátima
Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Adelaide
R. Júlio César do Nascimento, 355 – Jardim Adelaide
Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Nossa Senhora de Fátima
R. Antônio Viégas, 45 – Jardim Nossa Senhora de Fátima
Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Santa Emília
R. Domiciano Marcelino de Faria, 100 – Jardim Santa Emília
Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Sumarezinho
R. Vereador Antonio de Melo Costa, 160 – Jardim Sumarezinho
E.E. (Escola Estadual) Guido Rosolen
R. Guido Rosolen, 201 – Jardim Rosolen
Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Esmeralda
R. Hélio Marcelino, 60 – Jardim Santa Esmeralda
E.E. (Escola Estadual) Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo

R. Tiburtino Rodrigues do Nascimento, s/n – Chácaras Fazenda Coelho

E.E. (Escola Estadual) Yasuo Sasaki

R. Turmalina, 499 – Jardim Santa Esmeralda

Região do Jd. Nova Europa

Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Nova América
Av. Adail Alves Silva, 525 – Jardim Novo Ângulo
Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Nova Europa
Rua São Luiz, 276 – Jardim Nova Europa
Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Santiago
Rua Salvador, 500 – Jardim Santiago
E.E. (Escola Estadual) Profª Maria Antonieta G. La Forteza
Av. Osvaldo de Souza, 355 – Jardim Novo Ângulo

Vacinação volante:

Jd. Terras de Santo Antônio (sábado e domingo)

Parque Perón (sábado)

Pesqueiro Furlan (domingo)

Nossa Cidade

Sarjetas das calçadas de ruas ao redor do Campo do Rosolém recebem reforço na pintura

Publicado

em

Ação faz parte do mutirão de serviços de limpeza e zeladoria da Prefeitura de Hortolândia

Neste domingo (21/08), o Campo do Rosolém, um dos mais tradicionais da cidade, recebe diversas partidas de futebol por diferentes campeonatos organizados e apoiados pela Prefeitura de Hortolândia. O final de semana esportivo promete uma grande movimentação dos torcedores ao redor do espaço esportivo, principalmente com os primeiros jogos das decisões do Campeonato Amador de Futebol. Para receber bem os espectadores, as equipes da Administração Municipal intensificaram, no decorrer da semana, a limpeza nas arquibancadas e áreas interna e externa. Nesta sexta-feira (19/08), completando as ações de zeladoria na área, as sarjetas das calçadas das ruas ao redor receberam pintura.

“Com a grande movimentação dos torcedores no Campo do Rosolém, neste final de semana, além dos serviços que deixam o espaço esportivo limpo e agradável, também reforçamos a pintura das sarjetas. Esta ação tem como objetivo o embelezamento, mas, principalmente, reforçar a visão para os motoristas e pedestres que circularem pela área, aumentando a segurança viária. Esperamos que as famílias aproveitem o final de semana esportivo em Hortolândia”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Poda do mato e limpeza em diferentes regiões

O mutirão de limpeza e zeladoria também foi realizado pela Prefeitura em praças, áreas verdes e canteiros centrais de ruas e avenidas de Hortolândia. Receberam a ação a “Praça do Roxo”, espaço de lazer recém modernizado no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, áreas verdes do Jardim São Bento e da Vila São Pedro e vias do bairro Terras de Santa Maria. “As equipes de limpeza e zeladoria continua os serviços também aos finais de semana. Pedimos o apoio e colaboração da população contra qualquer tipo de descarte irregular”, comenta Panício.

Descarte irregular é crime ambiental sujeito à multa

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. Com o tempo seco, a ação contribui para o surgimento de focos de queimadas e incêndio. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola para a primeira rodada do campeonato de futebol das categorias Mirim e Infantil de Hortolândia

Publicado

em

Torneio começa neste sábado e é organizado pela Prefeitura

À partir deste sábado (20/08), é a vez da molecada correr atrás da bola. A Prefeitura de Hortolândia deu o pontapé inicial e o campeonato de futebol das categorias Infantil (nascidos em 2007 e 2008) e Mirim (nascidos em 2009 e 2010) começa com partidas acontecendo nos tradicionais campos da cidade. Pela categoria Mirim, as partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos cada, enquanto no Infantil os jogos durarão dois tempos de 30 minutos. De acordo com a Secretaria de Esporte, neste ano, o diferencial será a permissão para a inscrição de meninas nos times que disputarão o campeonato. A competição tem previsão de encerramento para o dia 24 de setembro.  

Confira a fórmula de disputa

O torneio será disputado por oito times que serão divididos em dois grupos com quatro equipes em cada um. Os times jogarão entre si, dentro do próprio grupo. Ao final da primeira fase, o líder de cada grupo já está classificado automaticamente para as semifinais. Já as equipes que terminarem em segundo e terceiro na classificação, respectivamente, disputam as outras duas vagas para a semifinal. “Veremos muitos talentos surgirem durante esta competição. A festa do futebol integrará jovens e pais em animadas manhãs nos nossos campos municipais”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Times estão divididos em dois grupos

GRUPO A: Bola de Ouro, Ases de Ouro, Projeto Revolução Esmeralda e Raça Sport

GRUPO B: Audax, Projeto Águia, Projeto Hortolândia e Canarinho

 

Jogos da primeira rodada

Sábado (20/08)

Campo do Rosolém

8h – Ases de Ouro x Raça

10h – Projeto Revolução Esmerada x Bola de Ouro

 

Campo do Adelaide

8h – Projeto Hortolândia x Projeto Águia

10h – Audax Hortolândia x Canarinho

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Vôlei de praia e futebol representam Hortolândia nos Jogos Regionais neste sábado (20/08)

Publicado

em

O final de semana será agitado para as equipes de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia. Neste sábado (20/08), os meninos do vôlei de praia e futebol representam a cidade em mais uma rodada de partidas pelos Jogos Regionais.

O vôlei de praia joga em Mogi-Guaçu. Às 10h30 enfrenta a equipe de Leme e, ao meio-dia, o adversário será Amparo. Em caso de vitória, os hortolandenses disputam a fase final no domingo (21/08).  Já o time de futebol tem compromisso importante em São José do Rio Pardo. Às 13h enfrentam Indaiatuba pelas oitavas-de-final. Em caso de vitória, Hortolândia joga no domingo às 11h em Bragança Paulista pelas quartas-de-final.

“O apoio ao nosso esporte é importante para obter resultados e, também, contribuir com o futuro dos nossos jovens, tanto os que continuarem na carreira esportiva como para a vida. O esporte continua sendo uma das principais e mais importantes ferramentas para a inclusão social. Sorte aos nossos meninos em mais uma rodada de partidas nos Jogos Regionais”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Hortolândia representada em diversas modalidades

O handebol concluiu a participação nos Jogos Regionais com a medalha de bronze. A equipe também treina nas estruturas do projeto da Administração Municipal. Além do handebol, futebol e do vôlei de praia, Hortolândia está representada no vôlei de quadra, atletismo livre masculino e feminino, capoeira livre feminino e masculino, futsal masculino, ginástica artística feminina até os 14 anos de idade e masculina até os 16 anos, ginástica rítmica, judô masculino e feminino, taekwondo masculino e feminino e karatê masculino e feminino.  

Vagas para os Jogos Abertos em outubro

Nos Jogos Regionais, as cidades de São Paulo são divididas por regiões esportivas e os municípios competem entre si. Ao término dos Jogos Regionais, as modalidades com melhores desempenhos de cada município garantem a classificação para a 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que neste ano, serão realizados no mês de outubro, em Sorocaba. 

Última edição dos Jogos Regionais foi em 2019

Na edição 63, disputada no mês de julho de 2019, em Americana, foram 36 medalhas conquistadas por Hortolândia. No geral, 13 medalhas de ouro, 13 de prata e 10 de bronze. Os meninos e meninas trouxeram para casa um sétimo lugar na classificação, mesmo resultado obtido em 2018. Em 2019, 50 cidades da região esportiva que Hortolândia pertence participaram da competição. Em 2018, foram 44 municípios que disputaram os Jogos Regionais na região que Hortolândia está inserida. 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares