Nossa Cidade

Região do Taquara Branca ganha unidade de saúde da família com ginecologista e pediatra

Modelo de atendimento é diferenciado das demais USF’s por causa da localização do bairro, afastado das outras regiões da cidade

Unidade de Saúde da Família (USF) Taquara Branca

Anuncio


A população da região do Taquara Branca ganhou, neste domingo (25/04), uma nova unidade de Saúde. A USF (Unidade de Saúde da Família) agora está em prédio próprio, com salas adequadas ao atendimento da equipe médica e realização dos trabalhos dos agentes de saúde. O evento de abertura do espaço contou com a presença do prefeito Antonio Meira e da deputada estadual Ana Perugini.

“Esta unidade de saúde entregue hoje simboliza nosso investimento não só no tratamento de doenças. Aqui é um espaço para a comunidade, onde além do atendimento médico, oferecemos aulas de capoeira, artesanato e outras oficinas que colaboram para a melhoria da qualidade de vida da população. Nossas ações são pautadas pelo programa de governo Viva Mais e Melhor, que tem como objetivo fazer com que as pessoas tenham uma vida mais saudável, precisando ir menos às unidades de saúde”, destacou Meira.

A nova USF, localizada na rua José Celani Junior, s/n, no bairro Chácara Planalto, têm sala de espera, sala de inalação, sala de vacina, dois consultórios médicos, consultório odontológico, sala de curativos, sala de procedimentos, despensa, sala para os agentes de saúde, sala de reuniões, sala para lavagem, copa, além de sanitários comuns e adaptados. Ao todo, são 272,32 metros quadrados de instalações, um investimento de R$ 763.132,94.

O atendimento no local é diferenciado, no entanto, das demais USF’s. De acordo com a coordenadora da unidade, Ana Célia Santos Ferreira, além da equipe convencional, composta por agentes de saúde, enfermeiros e médico generalista, a unidade de saúde tem também um pediatra e um ginecologista. “Temos este atendimento diferenciado devido à localização do bairro, afastado das demais regiões da cidade. Atendemos, diariamente, cerca de 20 pessoas”, afirmou Ana Célia. “Lembro da unidade de saúde mais antiga, que funcionava numa casinha. Depois, mudou aqui para o Centro Comunitário. Agora, temos este prédio novo. Está tudo muito bonito. Eu gostei”, afirmou a dona de casa Valdi Alves de Lima, 62 anos.

“Este é mais um momento feliz para Hortolândia, em especial para o Taquara Branca. A USF deste bairro é mais que um desafio, é uma inspiração. Testamos este novo modelo de Atenção Básica, que tem demonstrado resultados excelentes. Torço para que nosso desempenho seja cada vez melhor”, disse o secretário de Saúde – Atenção Básica e Especializada, Lourenço Daniel Zanardi.

A deputada Ana Perugini, que prestigiou o evento, citou o programa do governo federal Mais Médicos como um auxílio para o município oferecer saúde à mais pessoas. “Parabéns aos moradores do Taquara Branca que foram persistentes e lutaram para chegar até aqui. Mas dá para sonhar ainda mais. Uma unidade de saúde apenas não é suficiente para a garantia de atendimento. Torço para que o programa da Dilma traga mais profissionais para apoiar nossa cidade”, comentou a deputada.

USF Parque do Horto

Além do Taquara Branca, a população do Parque do Horto também terá um novo espaço para atendimento médico. A partir da terça-feira (27), a população que já era acompanhada pelos profissionais no antigo prédio deve buscar atendimento na Avenida José Augusto de Araújo, s/n, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. A proposta da Administração Municipal com a troca do prédio é possibilitar, no futuro, a ampliação de uma para três equipes atuantes. A Prefeitura investiu R$ 1,042 milhão na obra da nova unidade de atendimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo